You are on page 1of 34

Prof.

: Katia Maria Estudo Dirigido Aluna: Rebecca Diniz Odontologia-1 Perodo

O crneo formado por 8 ossos e tem como funo principal proteger o encfalo. Ossos: Osso Frontal Osso Occipital Osso Temporal (direito e esquerdo) Osso Parietal (direito e esquerdo) Osso Etmide Osso Esfenide

Forma os tetos das rbitas, a parte anterior do crnio e grande poro da parte anterior do assoalho do crnio.
Sutura Frontal: une o lado esquerdo e direito. Escama Frontal: placa de osso em forma de escama que forma a fronte. Margem Supraorbital: superior as rbitas.

Forame Supraorbital: dentro da margem supraorbital, no seu ponto medial. Incisura Supraorbital: forame supraorbital incompleto. Seios Paranasais: profundamente escama frontal.

Forma a parte posterior do crneo.


Forame Magno: parte inferior do osso, as artrias vertebral passam por ele. Cndilos Occipitais: ambos os lados do forame magno, se articula com o atlas para formar as articulaes atlantoccipitais. Canal do Nervo Hipoglosso: acima de cada cndilo occipital.
Protuberncia Occipital Externa: projeo mediana mais proeminente na face posterior do osso, acima do forame magno. Ligamento Nucal: da protuberncia occipital externa at a 7 vrtebra cervical. Estendendo-se lateralmente a partir da protuberncia , encontram-se duas linhas encurvadas , as Linhas Nucais Superiores e abaixo Linhas Nucais Inferiores.

Escama Temporal: parte plana fina, forma a parte anterior e superior da tmpora. Processo Zigomtico: poro inferior da escama temporal, se articula com o processo temporal zigomtico. Arco Zigomtico: formado pelos dois processos relatados acima. Fossa Mandibular: depresso, na face posteroinferior do processo zigomtico dos temporais. Tubrculo Articular: elevao arredondada, anteriormente a fossa mandibular. Articulao Temporomandibular(ATM): fossa mandibular e o tubrculo articular, articulados com a mandbula. Meato Acstico Externo: direciona as ondas sonoras para o interior da orelha. Processo Mastide: posterior e inferior ao meato acstico externo. Meato Acstico Interno: orifcio no qual passam nervos facial e vestibulococlear. Processo Estiloide: se projeta para baixo a partir da face inferior do temporal. Forame Estilomastideo: entre os processos estiloide e mastoide. Nervo facial e a artria estilomastoidea. Canal Cartico: por onde passa a artria cartida. Forame Jugular: anteriormente ao occipital, passa a veia jugular.

Formam as faces laterais inferiores e parte do assoalho do crnio.

Os dois parietais formam a maior parte dos lados e do teto da cavidade do crnio.
Face Externa: convexa, lisa e lateral. Face Interna: cncava e medial apresentando sulcos anteriores que correspondem aos ramos da artria menngea mdia.
Borda Superior, Sagital, Parietal Borda Anterior, Frontal, Coronal Borda Posterior, Occipital, Lambdidea Borda Inferior, Escamosa, Temporal ngulo Frontal ngulo Esfenoidal ngulo Mastideo ngulo Occipital

Situa-se anteriormente ao esfenoide e posteriormente aos ossos nasais. espongiforme.

Lmina Cribriforme: forma o teto da cavidade nasal. Anteriormente ao assoalho do crneo. Forames da Lmina Cribriforme: nervos olfatrios. Crista Etmoidal: processo triangular, ponto de fixao para as membranas que separam os dois lados do encfalo. Lmina Perpendicular: forma parte do septo nasal. Massas Laterais: compem a maior parte da parede entra a cavidade nasal e as rbitas. Contm de 3 a 18 espaos areos(clulas etmoidais). Seios Etmoidais: clulas etmoidais em conjunto. Concha Nasal Superior e Mdia: duas projees finas espiraladas, laterais ao septo nasal.

Localiza-se na parte mdia da base do crnio. Se articula com todos os outros ossos do crneo.

Corpo: poro medial cuboide oca entre o etmoide e o occipital. Seio Esfenoidal: espao no interior do corpo. Sela Turca: em forma de sela, na face superior do corpo do esfenoide. Tubrculo da Sela: em forma crista, forma o corno da sela. Fossa Hipofisial: depresso contm a hipfise. Dorso da Sela: crista que forma o dorso da sela turca. Asas Maiores: formam parte da parede lateral do crneo, anterior ao temporal. Asas Menores: forma uma crista de osso anterior e superior s asas maiores. Canal ptico: passam o nervo ptico e a artria oftlmica. Anterior sela turca. Fissura Orbital Superior: lateral ao corpo entre as asas maior e menor. Passam vasos e nervos. Processos Pterigoides: formam a regio posterolateral da cavidade nasal. Forame Oval: na base do processo pterigoide lateral, na asa maior. Forame Lacerado: limitado anteriormente pelo esfenoide. Forame Redondo: na juno da parte anterior e medial do esfenoide.

A face constituda por 14 ossos, sendo 6 deles pares. Ossos: Osso Lacrimal (direito e esquerdo) Osso Zigomtico (direito e esquerdo) Osso Vmer Osso Nasal (direito e esquerdo) Osso Palatino (direito e esquerdo) Concha nasal inferior (direito e esquerdo) Osso Maxilar (direito e esquerdo) Osso Mandbula

So os menores ossos da face. Posteriores e laterais aos ossos nasais e formam uma parede medial com cada rbita. O osso lacrimal articulase com quatro ossos: frontal, etmide, maxila e concha nasal inferior.
Fossa da Glndula Lacrimal: um tnel vertical formado com a maxila, que aloja o saco lacrimal, que acumula as lgrimas e repassa-as para a cavidade nasal.

Formam as proeminncias da bochecha e parte da parede lateral e do assoalho da rbita. Irregular. Apresenta as seguintes estruturas: faces malar; orbital, temporal; processos frontal, temporal e maxilar e quatro bordas.
Processo Temporal: projeta-se posteriormente e se articula com o processo zigomtico para formar o Arco Zigomtico. Forame Zigomtico Orbital. Processo Frontal. Forame Zigomtico Facial.

um osso triangular, no assoalho da cavidade nasal. Se articula com a lmina perpendicular do etmoide e inferiormente tanto com as maxilas quanto com os palatinos. Forma as pores posteriores e inferiores do septo nasal.

Pareados se encontram na linha mediana e formam o dorso do nariz. O resto do tecido de sustentao consiste em cartilagem.

Forma a parte posterior do palato duro, uma parte do assoalho e da parede lateral da cavidade nasal e uma pequena e uma pequena parte dos assoalhos das rbitas.
Lminas Horizontais: parte posterior do palato duro.

Situam-se abaixo das conchas nasais mdias do etmoide, so ossos separados e no parte do etmoide. Esses osso espiralados formam uma parte da parede lateral inferior da cavidade nasal e projetamse para dentro da cavidade nasal. Os trs pares de conchas nasais aumentam rea de superfcie da cavidade nasal.

Pareadas unem-se para formar o maxilar e articulam-se com cada osso da face, menos a mandbula. Formam parte dos assoalhos das rbitas, das paredes laterais e o assoalho da cavidade nasal e grande parte do palato duro.
Seio Maxilar: desemboca da cavidade nasal. Processo Alveolar: arco que contm alvolos para os dentes maxilares. Processo Palatino: projeo horizontal da maxila que forma parte do palato duro. Forame Infraorbital: inferior rbita. Passa o nervo infraorbital, vasos etc. Forame Incisivo: posterior aos dentes incisivos, d passagem aos vasos palatinos maiores e ao nervo nasopalatino. Fissura Orbital Inferior: entre a asas maior do esfenoide e a maxila.

o maior e mais forte osso da face. nico osso mvel do crneo(com exceo dos ossculos da audio).
Corpo: parte horizontal curvada. Ramos: duas partes perpendiculares. ngulo: onde os ramos se encontram com o corpo. Em cada ramo: Processo Condilar: posterior, se articula com a fossa mandibular e com o tubrculo articular do temporal para formar a ATM. Processo Coronoide: anterior, onde o msculo temporal se fixa. Incisura da Mandbula: depresso entre os dois processos. Processo Alveolar: arco com alvolos para os dentes mandibulares. Forame Mentual: abaixo do 2 pr-molar. Forame da Mandbula: face medial dos ramos. Canal da Mandbula: corre obliquamente no ramo e anteriormente no corpo da mandbula.

So caractersticas estruturais adaptadas a funes especficas nas superfcies dos ossos. Surgem em qualquer lugar onde haja insero de tendes, ligamentos e fscias ou onde haja artrias adjacentes ou penetrando nos ossos. A maioria no est presente no nascimento, mas desenvolve-se mais tarde. H dois tipos principais de acidentes sseos: Depresses e aberturas, permitem a passagem de tecido mole (vasos sanguneos e nervos); Processos, projees ou excrescncias, que ajudam a formar as articulaes ou servem como pontos de fixao para o tecido conjuntivo (ligamentos e tendes).

Fissura: Fenda estreita entre as partes adjacentes dos ossos, atravs da qual passam nervos e vasos sanguneos. Forame: Orifcio atravs do qual passam vasos sanguneos, nervos ou ligamentos. Fossa: Depresso Superficial. Sulco: Sulco ao longo de uma superfcie ssea que acomoda um vaso sanguneo, nervo ou um tendo. Meato: Orifcio tubular.

Processos que formam articulaes: Cndilo: Protuberncia arredondada e extensa na extremidade de um osso. Face articular: Face articular plana e lisa. Cabea: Projeo articular arredondada apoiada no colo de um osso. Processos que formam pontos de fixao para o tecido conjuntivo: Crista: Crista proeminente ou projeo alongada. Epicndilo: Projeo acima de um cndilo. Linha: Crista ou margem estreita e longa. Processo espinhoso: Projeo delgada e pontiaguda. Trocanter: Projeo muito grande. Tubrculo: Projeo arredondada e pequena. Tuberosidade: Projeo grande, arredondada e geralmente enrugada.

Uma sutura uma articulao imvel que mantm unidos a maioria dos ossos do crnio,. As suturas no crneo dos recm-nascidos crianas so mveis. As quatro mais importantes so: Sutura Coronal: une o frontal e os dois parietais. Sutura Sagital: Une os dois parietais na linha mediana superior do crneo. Sutura Lambdidea: une os dois parietais ao occipital. Suturas Escamosas: unem o parietal e o temporal nas suas faces laterais do crneo.

O esqueleto de um recm-nascido composto por cartilagem ou mesnquima disposto em camadas laminadas que se assemelham a membranas com o formato de ossos futuros. Ao nascimento, os espaos preenchidos com mesnquima, denominados fontculos, e tambm chamados de moleira, esto presentes entre os ossos do crnio. Os Fontculos so reas de mesnquima no ossificado. Os Fontculos so substitudos por osso pelo processo de ossificao intramembrancea, transformando-se em suturas.

Embora um recm-nascido possa ter muitos fontculos ao nascimento, a forma e localizao de seis so constantes: Fontculo Anterior: Localiza-se na linha mediana entre os dois parietais e o frontal. Fontculo Posterior: Se localiza na linha mediana entre os dois parietais e o occipital. Fontculos Anterolaterais: So localizados, lateralmente, entre o frontal, o parietal, o temporal e o esfenoide. Fontculos Posterolaterais: So localizados, lateralmente, entre o parietal, o occipital e o temporal.

So cavidades no interior de alguns ossos do crnio e face, prximas cavidade nasal. Os seios paranasais so revestidos com tnicas mucosas, contnuas com o revestimento da cavidade nasal. Os osso do crneo que contm os seios paranasais so o frontal, o esfenoide, o etmoide e a maxila. No esto presentes no nascimento e s se desenvolvem do incio at o meio da adolescncia. Eles aliviam a massa do crnio e aumentam a rea de superfcie da tnica mucosa do nariz, aumentando ento, a produo de muco, ajudando a umedecer e purificar o ar inalado. evidente a influncia dos seios na voz quando temos um resfriado, as vias pelas quais o som entra e sai dos seios tornam-se bloqueadas pelo excesso de produo de muco, mudando a qualidade da voz.

Sete ossos do crnio se unem para formar cada rbita que contm o bulbo do olho e as estruturas associadas. Os trs osso cranianos da rbita so o frontal, o esfenoide e o etmoide. Os quatro da face so o palatino, o zigomtico, o lacrimal e a maxila.

Cada rbita possui quatro regies que convergem posteriormente: Teto partes do frontal e do etmoide. Parede Lateral partes do zigomtico e do esfenoide. Assoalho partes da maxila, do zigomtico e do palatino. Parede Medial partes da maxila, do lacrimal, do etmoide e do esfenoide. Cinco aberturas esto associadas a cada rbita: Canal ptico juno do teto com a parede medial Fissura Orbital Superior no ngulo lateral superior do pice. Fissura Orbital Inferior na juno da parede lateral com o assoalho. Forame Supraorbital lado media da margem supraorbital do frontal. Fossa do Saco Lacrimal no lacrimal.

A parte interna do nariz, chamada de cavidade nasal, dividida em lados direito e esquerdo por uma partio vertical, o Septo Nasal que consiste em ossos e cartilagem. Seus trs componentes so o vmer, a cartilagem do septo e a lmina perpendicular do etmoide.

O osso hioide est localizado entre a mandbula e a laringe. um componente especial do esqueleto axial, pois no se articula com nenhum outro osso. Sustenta a lngua e fornece fixao para os msculos do pescoo e da faringe. Ele frequentemente fraturado durante o estrangulamento. O Hioide consiste em um corpo horizontal e em um par de projees chamadas de cornos menores e cornos maiores.

TORTORA, G.J.; Grabowski, S.R.. Princpios de Anatomia e Fisiologia. 12 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010. SOBOTTA, J. Sobotta. .Atlas de Anatomia Humana. 22. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. MOORE, L. K.; Dalley II, A. F.. Anatomia orientada para clnica. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001. http://www.anatomiaonline.com/anatomia-materiaisde-anatomia-humana/osteologia/cranio.html http://sanbiomedica.blogspot.com/2010/10/osteologia.h tml

http://pt.scribd.com/doc/11127156/Apostila-AnatomiaSistema-Esqueletico

You might also like