You are on page 1of 14

Projeto: Geração de Energia pelas ondas marítimas

Adriano de Oliveira Barbara João Marcos Coutinho de Paiva Leandro Ésney de Morais Renan Henrique Neves de Souza Serafim
Orientador: Prof. Mestre Elias Alves da Cunha

.Introdução O oceano cobre 70% da superfície terrestre sendo assim o maior dos recursos naturais. carentes desse tipo de energia limpa e ilimitada. Essa fonte de energia tem um potencial enorme e pode contribuir de forma significativa para as necessidades globais.

Introdução Os diferentes tipos de energia contida nos oceanos podem ser utilizadas de várias formas. . Destacamos o uso das ondas.

Tipos de Usinas: .

portanto necessitamos de novos meios de geração. .Objetivos 1 – Criar alternativas para geração de energia sustentável que não cause impacto no meio ambiente. 2 – Com o fim dos combustíveis fosseis. . o mundo ficará dependente da energia elétrica.

Objetivos ...Nova Alternativa: Carro Elétrico Gerador à Diesel Importância da energia abundante .

Artigo Energia Maremotriz Fonte: ISTO É .23 de setembro de 1998. .

. As turbinas da central funcionam quando enche e quando esvazia o estuário do rio Rance.Em Portugal há uma central na ilha do Pico nos Açores. Está em funcionamento desde 1966 e produz cerca de 550 GWh anualmente.Na Europa foi construída uma central de produção de energia das marés em La Rance (França). com uma turbina Wells de eixo horizontal que aciona um gerador elétrico de velocidade variável. com a potência de 400 kW. A central é do tipo de coluna de água oscilante.Artigo Curiosidades: . Neste local a amplitude da maré é de 13 metros. a 10 km da desembocadura do rio Rance no Canal da Mancha. .

e é dividida internamente em três compartimentos. O balanço das ondas faz com que o nível da água no interior das câmaras suba e desça sem parar. Para tanto. fazendo-as funcionar como pistões gigantes.Artigo Curiosidades: . movendo suas pás e gerando 110 kW de eletricidade. . Trata-se de um sistema engenhoso que converte a energia das ondas em energia pneumática. É uma balsa que foi ancorada na entrada de uma baía com sua frente apontada para a direção das ondas. mede 50 metros de comprimento por 30 de largura e 12 de profundidade. começou a testar em julho um gerador flutuante que atende pelo estranho nome de Baleia Poderosa. a água comprime o ar que é afunilado na direção de uma turbina.O Centro de Ciência e Tecnologia da Marinha do Japão estuda formas de obter energia das ondas do mar. todos cheios de ar. Quando o nível do mar sobe.

Grande Potencial Energético 4 – Diversidade de Utilização .Fontes Renováveis 3 .Energia Limpa e Abundante 2 .Vantagens 1 .

Ambiente Agressivo = Estruturas Robustas e Manutenção Frequente 3.Menor Geração de energia em comparação as outras usinas 4.Desvantagens 1 – Frequência não constante = Ondas Variáveis 2.Dificuldade de Implantação .

pois já vemos exemplos de grandes países como Portugal. O oceano apresenta grande potencial e por isso sua utilização é de suma importância global. por isso a necessidade de grandes usinas geradoras de energia.Conclusão No mundo atual existe a necessidade de novos meios de geração de energia limpa. . França e Japão que já fazem uso do Gigante Azul. pois todos sabemos a importância de se cuidar do meio ambiente. Com o fim dos combustíveis fosseis a energia elétrica será o substituto imediato.

ambientebrasil.html .br/energia/maremotriz/energia_ mareomotriz.Referências Bibliograficas http://ambientes.html http://ambientes.br/energia/artigos_energia/energi a_das_ondas_do_mar.com.ambientebrasil.com.

OBRIGADO! Grupo 4: • • • • Adriano de Oliveira Barbara João Marcos Coutinho de Paiva Leandro Ésney de Morais Renan Henrique Neves de Souza Serafim .