DISCIPLINA: ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL

Docentes: Mª Auxiliadora Pereira e Eliane Cristina da C. Santos Belém-Pa 2009

ESTUDO DE CASO EM SAÚDE MENTAL COM USUÁRIO DE CAPS BELÉM-PARÁ JUL/2009 .

 Levantar dados para subsidiar a elaboração do estudo de caso.  Orientar o cliente sobre a importância do tratamento e a continuação do mesmo .OBJETIVOS DA VISITA:  Conhecer o ambiente familiar.

Coleta de lixo diária realizada pelo serviço municipal.C. sexo masculino. católico. beber e namorar. com 4 cômodos.N. quitado. com renda familiar de aproximadamente R$ 800. Teve as doenças da quadra infantil. Relatou que estudava pela manhã e brincava a tarde. Trabalhou nessa área até passar no concurso público dos Correios exercendo . residente do bairro da pedreira com seus 2 filhas. Em sua infância relatou ser o mais novo de uma prole de 3 filhos. concluindo o curso aos 18a.S. Reside em casa própria. Ainda nesta fase referiu que gostava de sair. relatou presença de ratos pela redondeza de seu domicílio e de pernilongos. tendo 2 irmãs com as quais brincava.HISTÓRICO DE ENFERMAGEM  B.00 do benefício do INSS. apresenta água encanada obtida pela COSANPA. Gostava de brincar de desmontar seus brinquedos e gostaria de ser aviador. branco. Sendo bom aluno (SIC). 37 a. tem iluminação e ventilação insatisfatórias. carteiro. gostava de desenhar e foi fazer o curso de edificações na ETFPA. técnico em edificação. casado. Na sua adolescência foi uma bom aluno.

tendo a 1ª filha aos 25 a e a 2ª aos 26a. pois a mesma tem problemas de saúde que ainda não foram identificados mesmo com a realização de exames. Relata ter um bom relacionamento com sua família. Pai. sendo que o mesmo escolheu esta última função.9). além disso sofreu vários ataques de cachorros bravos dentre outros eventos. mãe 3 tios e 1 tia portadores de HAS. AMP: Pneumonia. Foi convidado a trabalhar na tesouraria ou para realizar o papel de carteiro. AMF: primo deficiente mental. Pai e 2 tios diabéticos 3 tios e 2 tias tiveram C. alteração de enzimas cardíacas (SIC). com isto teve que assumir vários atividades domésticas além de trabalhar fora. HDA: Referiu que ao passar por uma ponte caiu e bateu a cabeça e o tórax e a partir daí começou a ter alucinações aditivas (Voz masculina – xingando) e visuais (vultos). Como carteiro passou por inúmeros assaltos com arma de fogo. Na fase adulta casou-se aos 25a. Ficou internado por aproximadamente 25 dias e após receber alta procurou um psiquia- . HAS.um cargo administrativo. de voltar a trabalhar e adoecer novamente e com sua mulher. depressão NE (F32. Passava o dia trabalhando e quando retornava suas filhas já estavam dormindo. Tem muita preocupação com dívidas.A. ou então corria para fugir dos mesmos. sendo obrigado a entregar o dinheiro que tinha para poder ser liberado pelos bandidos.

9) . sendo encaminhado para o CAPS. tra.D: Depressão Não especificada(F 32. Irrita-se fácil quando tem motivos (SIC) e sente medo de voltar a trabalhar como carteiro. I.

apesar de ter medo. apresentando alteração de afeto como labilidade. Vontade de voltar a trabalhar.EXAME MENTAL  Consciente e orientado auto e alopsiquicamente. conduta/impulsividade apresentanto irritabilidade. Julgamento e raciocínio lentificados porém sem alterações significativas. Linguagem sem alterações. Pensamento coerente e encadeado e de curso normal. Apresenta Hipoatividade. pois desconcentra-se com facilidade. Atenção alterada. Sensopercepção alterada com alucinações visuais e auditivas frequentes. Relata melhora no conciliar o sono dormindo 6-7h a noite. memória prejudicada. .

H. A. MMSS com força.EXAME FÍSICO  E. em regime nãointensivo. Evacuações diarreicas (5x). Mamas simétricas apresentando displasia mamaria E com extravasamento hormonal nas duas mamas. F. MMII com hidratação. Realiza tratamento há aproximadamente 2 semanas no CAPS Renascer. Clínica Médica a Dra Terezinha.P: MV +. a expressão. tendo como técnico de referência a Dra Enfa Eunice.F: + e espontâneas. eupneica (16 rpm). Realiza atividades individuais como consulta médica. Apresenta algia em região pariental D e Ee occipital. acuidade visual e auditiva preservadas.A diminuídos e aumento dos gases abdominais. farmacológica.F. Abdome flácido com R. turgor e força. normotensa (120x90mmHg). Na área genital referiu corrimento amarelado de odor fétido. Olhos simétricos. diurese de coloração amarelo escura tendendo pro laranja. PONDERA (antidepressivo).C: BCNF. Participa do GRT e iniciará outra atividade de grupo. . psicológico. hidratação e turgor preservados. a qual prescreveu ao cliente MIRTAZEPINA(antidepressivo). RIVOTRIL (um tranqüilizante do grupo dos benzodiazepínicos) e STRESSTABS (complexo vitamínico). normoesfigmica (82 bpm). A.G: afebril (36º C).

AVALIAÇÃO DA VISITA  Visita realizada com sucesso e duração de aproximadamente de 3h (9:00-12:00). controle da PA e relação interfamiliar. . Marilene Gonçalves Lopes. Foi utilizado um roteiro para subsidiar a coleta de dados. Jaqueline Cardoso Marcena. questões espirituais. as acadêmicas de Enfermagem Géssica Maiara Menezes Freire. prestando todas as informações necessárias interagindo com os interlocutores. Concluímos a visita considerando que os objetivos traçados foram alcançados. utilizando o espaço para troca de experiências e orientações por parte da equipe visitante. Pathy Inglid e Tamires Paula Bechara Araújo e a cliente e sua secretária. realização de atividades. estavam presentes a docente Dra Eliane Cristina da Cruz Santos. tendo a anfitriã participado ativamente da entrevista. quanto ao conhecimento do diagnóstico e tratamento.

TÉRMINO DA PRÁTICA DE ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL – A6 .

FIM .