UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ

DESENVOLVIMENTO ECONOMICO REGIONAL – UMA REVISÃO HISTÓRICA E TEÓRICA

Mestranda: Valéria Faria Oliveira Disciplina – Teorias do Desenvolvimento Regional

Professor – Prof. Dr. Edson Aparecida de Araujo Querido Oliveira
Autores – Edson Trajano Vieira/Moacir José dos Santos

..................... Desenvolvimento Econômico e a Questão Regional Conclusão.................................... Conceito de Desenvolvimento Econômico...........................SUMÁRIO:      O Objetivo........ 3 4 5 7 8 2 ... A Teoria Econômica e o Desenvolvimento...........................................

para  Diferenças entre conceitos de crescimento e desenvolvimento econômico.  O conceito geográfico (espacial) 3 .Objetivo  Relevância de fatores não econômicos Desenvolvimento Econômico Regional.

  4 .Conceito de Desenvolvimento Econômico  Crescimento econômico – aumento da capacidade produtiva da economia Desenvolvimento econômico-melhor distribuição dos recursos gerando bem-estar das pessoas Quantificar o desenvolvimento.

A Corrente liberal atribui o desenvolvimento econômico a produtividade econômica.A Teoria Econômica e o Desenvolvimento  David Ricardo e Lewis destaca a importância do bem-estar social preocupado com o crescimento e não apenas o desenvolvimento produtivo. envolvendo a participação do Estado  5 .

6 .Na conjuntura contemporânea vê como desafio a complexidade de relacionar a necessidade humana e a produção.Desenvolvimento Econômico e a Questão Regional Perroux . decorrentes de novas necessidades conectadas a globalização do consumo e das mercadorias a atender um mercado global.

Parte-se ainda do Desenvolvimento como função da Inovação e de sua Difusão.Desenvolvimento Econômico e a Questão Regional O desenvolvimento é um processo pactuado. Enfatiza-se a organização do sistema produtivo local: o entorno condiciona a produtividade e a competitividade. 7 .

8   .Conclusão  Enquanto o Desenvolvimento representa a melhoria das condições socioeconômicas dos indivíduos o Crescimento Econômico demonstra uma variação na taxa de crescimento do PIB. Ruptura de barreiras para desenvolvimento econômico porém solucionar fatores determinantes de medir esse desenvolvimento. Favorecer as políticas endógenas.