Saneamento Ambiental

Prof. Thales Francisco S. S. Alves-dosSantos

linear e objetivo sobre a questão ambiental. não-lineares. irreversíveis e com estados de desequilíbrio constante) Ineficácia do enfoque determinista.A Questão Ambiental  Sistemas ambientais são evolutivos (Não-deterministas.  .

A Questão Ambiental  Visão teológico-cultural ◦ Padrões de sustentabilidade ocidentais X orientais  Visão Econômica ◦ Meio ambiente como fornecedor de matéria prima e receptor de resíduos ◦ Retirada predatória de recursos ◦ Poluição como externalidade .

A Questão Ambiental  Economia Ecológica ◦ Sistemas econômicos devem obedecer às leis naturais ou estarão fadados ao desaparecimento pela própria ineficiência.  Visão Ambiental .

750 a.C.. Saúde e Meio Ambiente  Primeiros registros históricos de saneamento foram as galerias de esgotos na Índia 3.  Na idade média as relações entre saneamento e doenças eram totalmente intuitivas .Saneamento do Meio.

rios e outras águas . Ela proibia o lançamento de excrementos. Saúde e Meio Ambiente  Em 1388 foi promulgada a lei britânica mais antiga sobre poluição das águas e do ar. lixo e detritos em fossas.Saneamento do Meio.

Saneamento do Meio. Saúde e Meio Ambiente  Em 1830 a pandemia de cólera (Ásia) fez com que se criassem serviços de higiene e saúde pública (Europa e Américas) 1854 relacionou-se cólera com água . No Brasil a saúde pública não foi considerada em diversas Constituições de 1824 a 1964   .

sobre sua saúde.Saneamento do Meio. meio esse que pode exercer um efeito deletério sobre seu bem-estar físico. ou seja. . mental e social. Saúde e Meio Ambiente  Saneamento pode ser entendido como o controle dos fatores do meio físico do homem.

Saúde e Meio Ambiente Abastecimento de água  Esgotamento sanitário  Drenagem Urbana  Coleta e destinação de resíduos sólidos  Controle de vetores e reservatórios de doenças  Controle de Poluição Ambiental  Educação em saúde pública e Ambiental  .Saneamento do Meio.

Modificações Ambientais e Doenças  As modificações ambientais com influência humana tem escala menor e mais curta que as modificações naturais no ambiente. e suas relações de causa e efeito ainda não são totalmente compreendidas .

Modificações Ambientais e Doenças  Podemos separar as modificações em duas escalas ◦ Global ◦ Regional .

Modificações Ambientais e Doenças  Escala Global (todas com efeito na saúde humana) ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ Efeito estufa Diminuição do ozônio Perda de Biodiversidade Desertificação Poluentes químicos .

Modificações Ambientais e Doenças  Escala Regional ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ Falta de acesso à água potável Saneamento inadequado Contaminação de Alimentos Destino inadequado de resíduos sólidos Acidentes ocupacionais da agricultura e indústria .

mulheres e crianças. especialmente entre grupos vulneráveis como populações carentes. mortes e lesões.Modificações Ambientais e Doenças  A saúde ambiental envolve também as atividades humanas e os fatores que têm impacto nas condições socioeconômicas e ambientais. . com potencial para aumentar doenças.