You are on page 1of 10

Dados

Alunas : Dborah Raquel Marques n 13 Geicy Rayangle Alves de Sousa n 17 Thatiana Oliveira da Silva n 39 Escola Municipal Virgilio Medeiros Prof Uyraneide Diretor : Gilmar Rodrigues Srie : 8 C Turno: vespertino

Numero de rea
O Paraguai tinha, em julho 2007, aproximadamente 6.669.086 habitantes, com uma densidade demogrfica de 15 hab/km (uma das mais baixas da Amrica do Sul). 65% da populao so mestios (descendentes de espanhis e de ndios), 31% so brancos, 3% so amerndios e 1% o nmero de asiticos (oriundos da China, Japo e Taiwan). Alm de espanhis, tambm h descendentes de alemes (na maioria dos casos menonitas) e italianos.

Bandeira e significado

Nome oficial:

Repblica do Paraguai (portugus) Repblica del Paraguay (espanhol) Tet Paragui (guarani

Capital: Assuno Localizao: Amrica do Sul Data de adoo: 25 de novenbro de 1842 Dia da bandeira: 14 de agosto

Segundo relatos da poca de criao, as cores da bandeira do Paraguai eram semelhantes s cores dos uniformes dos soldados paraguaios que ajudaram na defesa do Rio da Prata contra as invases inglesas em 1806. Livros paraguaios apontam a origem oficial em um ramo de flores com o qual Juana Mara de Lara, colaboradora dos revolucionrios, teria presenteado os heris da independncia do Paraguai. O simbolismo das cores muito rico. A escolha teve influncia da bandeira tricolor francesa. O vermelho representa patriotismo, coragem, herosmo, igualdade e justia; o branco pureza, firmeza, unio e paz; e o azul tranquilidade, amor, conhecimento, verdade e liberdade. A Estrela de Maio uma lembrana data de independncia do pas 14 de maio de 1811 ligada Revoluo de Maio que marcou incio do processo de independncia da Espanha de diversos pases da Amrica do Sul.

Mapa

Historia O territrio que atualmente corresponde ao Paraguai foi habitado primeiramente por ndios
guaranis, gaycurus e payagus. Ecomo a base da colnia no sculo XVI. A populao nativa foi escravizada durante o sculo XVII, esse fato impulsionou a realizao de misses jesutas com o intuito de proteger os ndios. No entanto, essas misses foram reprimidas com violncia por parte dos colonizadores portugueses e espanhis, que massacraram as comunidades indgenas.

O Paraguai obteve sua independncia no dia 15 de maio de 1811, e iniciou um processo de isolamento das demais naes sul-americanas. Em setembro de 1840, com a morte do ditador Jos Gaspar Rodrguez Francia, no poder desde 1814, o pas passou a ser governado por Carlos Antonio Lpez, promovendo um intenso processo de industrializao e investimentos em infraestrutura, um exemplo foi a construo da primeira ferrovia na Amrica do Sul. Em 1862, Francisco Solano Lpez, filho de Carlos Antonio Lpez, assumiu a presidncia do Paraguai. A nao conseguiu um alto grau de desenvolvimento econmico, atingindo status de potncia regional no continente. Visando expandir seu comrcio, o pas entrou em guerra contra o Brasil, Argentina e Uruguai, na busca de obteno de territrios que possussem sada para o mar. Esse conflito ficou conhecido como Guerra do Paraguai, e se estendeu durante os anos de 1865 a 1870. No entanto, as consequncias desse conflito para os paraguaios foram extremamente negativas, pois o pas foi derrotado, tendo aproximadamente 50% da sua populao morta, destruio da infraestrutura, alm de perdas territoriais, fatos que prejudicaram e ainda prejudicam o desenvolvimento econmico do pas.
Outro conflito envolvendo o Paraguai foi a Guerra do Chaco (1932 1935), que foi travada contra a Bolvia por disputa territorial da regio do Chaco Boreal, pois foi descoberto petrleo nessa rea. Nessa ocasio, o Paraguai saiu vencedor e conquistou cerca de 75% da regio disputada


Em 1936, oficiais liderados por Rafael Franco iniciaram a Revoluo Febrerista, que realizou a reforma agrria e nacionalizou parte da economia, promovendo uma poltica populista. Porm, em 1937, Franco foi deposto pelos liberais.

Em seguida, o Paraguai passou por vrios golpes polticos, sendo interrompidos em 1954 com a queda do presidente Frederico Chvez e a posse do general Alfredo Stroessner. Com o apoio do Partido Colorado, instalou-se uma ditadura no Paraguai, com represso a manifestaes. Somente em fevereiro de 1989, um golpe militar tirou do poder Stroessner, que se refugiou no Brasil. O lder do golpe, Andrs Rodrguez, elegeu-se presidente.
O ex-bispo Fernando Lugo, em abril de 2008, tornou-se presidente do Paraguai com 42,2% dos votos. Atravs da coalizo partidria Aliana Patritica para a Mudana (APC), que rene partidos de extrema esquerda e de centro-direita, findou-se a hegemonia do Partido Colorado, que governou o pas durante 61 anos. Em abril de 2009, o envolvimento de Lugo num escndalo de paternidade gerou uma grande crise poltica no pas.

Curiosidades A bandeira do Paraguai a nica em todo mundo em que os emblemas dos dois lados so diferentes. No anverso, consta uma estrela amarela de cinco pontas disposta no interior de uma grinalda verde encimada pelas palavras Republica de Paraguai. A estrela de Maio representa a data da independncia, 15 de Maio de 1811. Na parte de trs da bandeira desenhase o Selo do Tesouro do Paraguai: um leo com o barrete vermelho da liberdade no topo de uma vara. O Selo do Tesouro o smbolo da defesa da liberdade nacional, que representada pelo leo guardando o barrete frgio.
O estilo de msica tpico do Paraguai a guaraa. A cano Paraguaia mais famosa de todos os tempos Recuerdos de Ypacara, criada pelo compositor Paraguaio Demtrio Ortiz, com versos da poetisa argentina Zulema de Mirkin, em 1953. A cano j foi regravada por muitos artistas, entre eles Caetano Veloso, no seu lbum Fina Estampa. Esta cano teve um sucesso to grande que considerada um smbolo nacional. A Guerra do Paraguai ou Guerra da Trplice Aliana ocorreu de 1864 a 1870, e confrontou o Paraguai contra os exrcitos unidos do Brasil, Argentina e Uruguai. Foi uma das guerras mais violentas de toda a histria da humanidade, um verdadeiro massacre que praticamente destruiu o pas. Antes da guerra, o Paraguai era uma nao inovadora que liderava o continente com sua industrilizao e com inovaes como ferrovias e uso de energia eltrica, at ento desconhecidas nos pases vizinhos. Aps o final do conflito, em que mais de 90% da populao masculina foi dizimada, o Paraguai encontrava-se em uma situao desesperadorada, da qual at hoje ainda no se recuperou totalmente

A comida tpica do Paraguay baseada em ingredientes abundantes no pas, como o milho e a


mandioca. Um dos pratos mais conhecidos a Sopa Paraguaya, que no uma sopa, e sim uma torta feita com milho, fub, manteiga, cebola e queijo ralado grosso. A Chipa o lanche preferido dos Paraguayos, um pastel assado feito de milho e recheado com carne, queijo ou cebola. A bebida tpica do pas o Terer, que nada mais do que o mate consumido com gua morna ou fria, e que tambm apreciado no Brasil, em regies prximas fronteira.

Danas :

Musica da Inezita Barroso - Perla - " India " " Galopeira "

You might also like