You are on page 1of 10

Processamento de Pedidos

Grupo n10 Marrom Alunos: Daniel Ferreira; Dannilo Nascimento; Erick Gob e Gustavo Santana.

A importncia
Dentre as atividades individuais que refletem o nvel de servio oferecido pela empresa, a administrao criteriosa do ciclo de pedido uma das que melhor se presta para uma interveno rpida e com resultados, na maioria das vezes, muito satisfatrio. Atravs do acompanhamento de cada passo do ciclo de pedido, possvel melhorar o servio oferecido e detectar onde a empresa satisfaz ou no o seu consumidor. (Shapiro, Rangan e Sviokla, 1992).

A Evoluo no decorrer do Tempo


Seja qual for a situao, o tempo entre a formulao do pedido e a entrega do mesmo est diminuindo rapidamente. Seja um pedido de um consumidor individual, seja uma solicitao de compra de uma grande empresa, os consumidores esto demandando seus pedidos mais rapidamente, em termos e condies convenientes a eles, sem erros de entrega ou de fatura, sem itens faltantes e principalmente sem oscilaes de prazo (Insights, 1991).

Etapas
O processamento de pedidos, ou tambm chamado ciclo de pedidos, todo o trajeto que engloba suas 4 etapas: Preparao do Pedido: Que a identificao da necessidade de aquisio de produtos e servios; Transmisso do Pedido: Que so as tecnologias de informaes e de comunicao utilizadas para a transmisso do pedido; Atendimento do Pedido: Consiste na entrada do pedido no sistema de processamento. Verificaes possveis de serem realizadas aps a entrada do pedido no sistema so: disponibilidade de estoque, checagem de crdito e programao de produo, distribuio e compras; Entrega do Pedido: Abrange a separao, embalagem, expedio, documentao e contratao de transporte.

Objetivo Principal
No processamento de pedidos, so supridas mercadorias para satisfazer as necessidades das filiais, centros de distribuio e clientes. Essas necessidades so entradas manualmente pelo usurio ou determinadas automaticamente pelas funes de planejamento de necessidades, ordem de filial, promoo e ordem do cliente no sistema. As necessidades existem no sistema na forma de requisies de compra ou pedidos, para os quais o usurio deve entrar utilizando detalhes como o fornecedor ou a data de remessa.

As atividades do processamento de pedidos podem tomar mais de 50% do tempo do ciclo de pedido (que est diretamente ligado com o nvel de servio). O aprimoramento da forma com que a organizao gira o seu ciclo de pedidos pode fazer com que ela tenha uma vantagem em relao s suas concorrentes. Algumas das vantagens competitivas com essa reduo do tempo so: Permitir melhores previses, pois os eventos futuros mais prximos so fceis de serem previstos; Reduo de Custos com a diminuio das despesas indiretas e dos estoques; Confiabilidade com relao aos prazos de entrega e qualidade fornecida; Aumento da competitividade da empresa no seu mercado de atuao; Aumento da flexibilidade de suas operaes (tais como: compras, distribuio, vendas, etc.) Facilidade para descobrir possveis problemas dentro do ciclo, pois estes estaro mais expostos, j que os elos fracos de uma cadeia forte so mais facilmente reconhecidos. Maior integrao entre organizao, fornecedores e consumidores.

Limitaes
Podemos citar entre as limitaes dos sistemas de processamento de pedidos: 1. Percepes conflitantes entre clientes e fornecedores sobre o real desempenho do ciclo de pedido; 2. Ocorrncia de variabilidades significativas nos tempos de resposta do ciclo; 3. Flutuaes exageradas da demanda no tempo de resposta do ciclo.

Dentre as limitaes vale destacar as principais causas da variabilidade dos tempos de resposta do ciclo: Quatro delas esto relacionadas ao fluxo de informaes: atrasos na transmisso do pedido, demora na aprovao do crdito, demora na negociao de descontos e prioridades no atendimento. As outras quatro esto relacionadas ao fluxo de produtos: disponibilidade de estoque, espera para consolidao de carregamentos, atrasos diversos no transporte e dificuldades para entrega nos clientes.

Referncias
Alcntara, Rosane L. Chicarelli. Logstica, Nvel de Servio e Ciclo de Pedido: Compreender para otimizar. DEP / UFSCar, 1997. Insights. Reengineering a New World Order. Spring, 1991. Shapiro, B.P.; Rangan, V.K.; Sviokla, J.J. Staple yourself to an order. Harvard Business Review. JulyAugust, 1992.

You might also like