Expressão Escrita: Jornalismo – Notícias Factuais

Tipos de Jornalismo

Escrita
◦ Notícias Factuais (hard news) ◦ Notícias Mais Leves ou Produzidas (soft news)

Oral
◦ Rádio ◦ Televisão

Notícias Factuais: O Que É?

11 fatores (Galtung & Ruge)
◦ Freqüência – relação entre a ocorrência do evento e a freqüência da publicação ◦ Ampluitude – o acontecimento deve ter determinada dimensão (a morte de duas pessoas em un acidente teria menos destaque que a morte de 12) ◦ Clareza – deve ser fácil entender o que aconteceu ◦ Significância – o fato deve estar relacionado com a cultura da sociedade na qual é veiculado ◦ Consonância – surpreendentemente, se a notícia for previsível e até mesmo esperada, talvez haja mais chance de ser incluída na mídia jornalística

Notícias Factuais: O Que É?
◦ Imprevisível – e rara ◦ Continuidade – uma vez notícia, sempre notícia ◦ Composição – as notícias são equilibradas para que jaha uma série de reportagens que interessem ao consumidor, dependendo do perfil do público e, em especial, das demandas dos anunciantes ◦ Concentração – em nações e pessoas de elite (por exemplo, o presidente dos Estados Unidos, que se encaixa em ambas as categorias) ◦ Personalização – às vezes denominada interesse humano ◦ Negatividade – má notícia é “melhor” que boa notícia

Notícias Factuais: Pirâmide Invertida
Introdução (lead): resumo dos principais pontos da matéria (30-40 palavras)  Explanação(kicker): continuação do resumo, fornecendo informações mais detalhadas sobre os participantes, descrição das circunstâncias, o ângulo local, etc. (30-40 palavras)  Amplificação: elaboração de cada um dos pontos fornecidos nas duas primeiras partes, cominformações mais abrangentes, citações, relators de testmunhas, etc.

Notícias Factuais: O “Lead”
resumo dos principais pontos da matéria (3040 palavras); responde quem? o que? onde? quando?  Inclue informação mais importante e mais recente  Deve-se:

◦ manter a extensao de 30 a 40 palavras; dividir a introducao em dois prtiodos a fim de propiciar clareza e causar impacto ◦ utilizar linguagem vigorosa e direta a fim de enfatizar a urgência e pretender o interesse do leitor ◦ fornecer um resumo claro e preciso dos pontos mais importantes (independente?)

Notícias Factuais: O “Lead”

Não se deve:
◦ começar com uma citação ◦ iniciar com um algarismo ou numeral (escrever o numero por extenso) ◦ Utilizar verbos comuns como “há/havia” ou “existem/existiam”

Notícias Factuais: O “Lead”
“Dois professores e cinco crianças ficaram gravamente feridos em um incêndio na Escola Primaria de Tambara pela manhã.”  “Um padeiro socorreu um bêbado desordeiro que causou destruição em uma balsa ontem.”  “O cineasta Tony Scott, autor de sucessos como Top Gun, morreu em Los Angeles, nos Estados Unidos, neste domingo.”

Notícias Factuais: O “Lead”

Pratica: Cria um “lead” com as detalhas seguintes
◦ Foi em dos episodios mais violentos desde o fim do regime do apartheid ◦ 34 mineiros mortos pela policia ◦ Greve dos mineiros começou há três semanas ◦ Johannesburgo, África do Sul ◦ Quinta-feira passada ◦ Tensões vinham crescendo nas ultimas semanas ◦ President Jacob Zuma prometeu uma investigacao ◦ “O pais esta em choque e dor,” disse o Presidente Jacob Zuma ◦ Os mineiros estão protestando com fações e paus

Notícias Factuais: O “Kicker”

continuação do resumo, fornecendo informações mais detalhadas sobre os participantes, descrição das circunstâncias, o ângulo local, etc. (30-40 palavras)
◦ Lead: “O cineasta Tony Scott, autor de sucessos como Top Gun, morreu em Los Angeles, nos Estados Unidos, neste domingo.” ◦ Kicker: “De acordo com vários testemunhos, o cineasta teria sido visto parando o sue carro na ponte Vincent Thomas, que liga San Pedro à Ilha Terminal, em Los Angeles, às 12h30 do domingo. Em seguida, ele teria escalado uma ponte de cerca de 2,5 metros e 3 metros, e se atirado ao mar, sem qualquer hesitação.”

Notícias Factuais: Amplificação
Elaboração de cada um dos pontos fornecidos nas duas primeiras partes, cominformações mais abrangentes, citações, relators de testmunhas, etc.  Deve-se colocar o citação na amplificação, inmediamente a seguir o “kicker”

Notícias Factuais: O Corpo

Deve-se:

◦ Manter o texto o mais conciso possível ◦ Escrever com clareza e evitar ambigüidade ◦ Elaborar parágrafos curtos (45-50 palavras) ◦ Verificar o ortografia e a forma correta das palavras
 “comprimento” ou “cumprimento”; “princípio” ou “principal”; “alusão” ou “ilusão”; “descrição” ou “discrição”  “atrasou,” não “passou do horário”; “muitos,” não a “grande quantidade de” etc.

◦ A segunda vez que refere a uma pessoa, só usa o apelido

Notícias Factuais: O Corpo

Nao se deve:
◦ Escrever frases longos e densos (os leitores perderão o interesse se houver muitas orações subordinada em um periodo) ◦ Utilizar jargões ou terminologia especializada de profissões específicas ◦ Usar clichês ◦ Empregar adjetivos desnecessários ou usados em excesso, como “brutal,” “trágico,” “inacreditável”

Citações
Use citações para reforçar fatos e ilustrar o texto  Mostre emoções, reacções, etc.  DEVEM SER EXATOS  Sempre comeca novo paragrafo com citacoes diretas  Formato:

◦ “quote,” disse João Alberto, presidente do mundo.

Citações

Citação direta:
◦ “Estou encantado, o projeto foi aprovado e estamos seguindo adiante para dar-lhe continuidade,” disse Gavin Maber, coordenador do projeto da Fairview.

Citação indireta:
◦ O conselheiro do trabalho da cidade, Mark Smith, disse que esperava que o design do profeto fosse melhor, incluindo um consultório médico e mais moradias sociais.

Formato

Depende do estilo e das práticas de trabalho da empresa; normalmente:
◦ ◦ ◦ ◦ apenas um lado de uma folha A4 espacamento duplo margem de 3,5 a 4,5cm 1a página: identifique autor, nome e data da publicação e um catchline (uma ou duas palavras que identifique a matéria) ◦ “continua” na parte inferior de cada página; “fim” na ultima página

PÚBLICO: Livro de Estilo

Bibliografia
http://static.publico.pt/nos/livro_estilo/1 3-rigor-e.html  Rudin, Richard and Ibbotson, Trevor. “Introdução ao Jornalismo,” São Paulo: Editora Roca, 2008.  BBC Brasil

TPC

Cria um artigo de 75-100 palavras usando os dados e citações fornecidos.