You are on page 1of 12

1

Australopithecus SLIDE:3 Homo Erectus SLIDE:6 Homo Habilis SLIDE:5 Homo sapiens neanderthalensis SLIDE:7 SLIDE:9 SLIDE:10 Homo Sapiens Sapiens SLIDE:8 2 .

a teoria de Adão e Eva sendo criado por Deus à sua imagem e semelhança foi substituída por um grupo selvagem de homens-macacos lutando pela sobrevivência. Era o início da viagem a um distante passado.Foi um rebuliço só! De um momento para outro. Vamos conhecê-la? 3 . A teoria da evolução da espécie humana proposta por Charles Darwin teve por base semelhanças anatômicas entre homens e macacos e foi confirmada em 1856. em busca de uma história da qual até hoje sabemos apenas alguns fragmentos. com a descoberta do primeiro esqueleto de um homem pré-histórico – mais parecido com um macaco do que os defensores da criação gostariam de admitir.

com cerca de três melhores e meio de anos. Alguns especialistas atribuem as diferenças de partes à hipótese de serem fosses de macho à fêmea e outros incluem a ramo mais frágil no gênero homo. do Austrapithecus Africanus. Sem duvidas o Australophitecus e mais antigo gênero conhecido de hominidios.tinha uma capacidade craniana de 500cm³ que na idade adulta poderia ter chegado a 600cm³ ou 700cm³ e uma dentadura com apenas dois caracteres goriloides.na África do Sul.Em 1924. ao ser dinamitada uma pedreira em Tawng. que vivia em terreno aberto e relativamente seco. assim como pedras telhadas esferoidais que indicam a fabrição de alguns instrumentos.e descoberta em 1974. com pelve de característica 95% humanas. As varias espécies de Australophitecus de que já se encontra fosseis persuasivos inclui.encontrou-se por acaso um pequeno crânio com algumas traços do chimpanzé embora prevalecessem outros características que apontavam uma clara linha de hominização. Esse crânio.além do AFRICANUS. bípede.em virtude dos estudos que lhe dedicou o paleontólogo inglês Raymond Arthur Dart. Pouco depois Dart encontrou outros restos adultos semelhantes.RABUSTUS. ereto e onívoro.nenhuma parecida com o do chimpanzé e vinte comuns com o do homem. Acho nas imediações restos de fogo. que se manteve nas florestas. Descobertas posteriores permitiram estabelecer duas ramificações um mais robusto.conhecido como Baby Dart. pequeno e atarracado.esta a mais remota já estuda. vegetariano. a que deu o nome de Australopithecus Prometheus.O crânio tinha a viseira frontal própria dos macacos antropóides. Dados do Mamífero: Nome: Australopithecus Nome Científico: Australopithecus africanus Época: Plioceno Local onde viveu: África Peso: Cerca de 30 à 40 quilos Tamanho: 1 metro de altura Alimentação: Onívora 4 .BOISEI e AFARENSIS. e outros mais frágeis.

Muitos estudiosos o consideram apenas um Australopithecus moderno sendo ainda a mesma espécie. Dados do Mamífero: Nome: Homo habilis Época: Plioceno Local onde viveu: África Peso: Cerca de 30 à 40 quilos Tamanho: 1 metro de altura Alimentação: Onívora 5 . obtida talvez caçando e carne de animais mortos. começando talvez por uma simples pedra. alimentando-se de carne. além de frutos e outros vegetais. surgiu há aproximadamente 2 milhões de anos.O Homo habilis cujo o nome significa " homem habilidoso ". confeccionava e utilizava ferramentas. o Homo habilis levava uma vida nômade nas savanas do leste da África. a qual acredita-se que deu origem ao Homo erectus. De cérebro grande ( pouco menos da metade do nosso ) e mãos habilidosas.

com uma dimensão cerebral variando entre 750 e 1225 mm. a face do erectus tinha proeminentes maxilares com grandes molares. E com tudo isso já era possível manter uma estrutura social complexa e viver agrupados em comunidades. Europa. Assim como também criou utensílios de pedras mais sofisticados que os habilispraticava a tradição de caça em grupo de animais de grande porte. descobriram-se fósseis desde a África (local onde acredita-se que apareceu primeiro) até a Indonésia na Oceania. enquanto nos mais recentes rondaria os 1100 mm. e um crânio longo e baixo. Ásia e Oceania. já os que se mantiveram na África tiveram que enfrentar muitas Eras Glaciais (grandes esfriamentos que causavam períodos de seca ou de chuvas) e tiveram que se adaptar a elas.O Homo erectuscujo o nome significa “homem hereto”. Dados do Mamífero: Nome:Homo erectus Época: Pleistoceno Local onde viveu: África. Os primeiros erectus apresentavam uma média de aproximadamente 900 mm. Essa espécie foi tão bem sucedida que só foi extinta provavelmente pelo Homo sapiens ou o humano atual mais ou menos 50 mil anos atrás. Ásia e Europa. surgiu há aproximadamente 1. Os Homo erectus que migraram para a Europa passaram por adaptações ao frio e acredita-se deram origem ao Homo neanderthalensis.7 metro de altura Alimentação: Onívora 6 . Peso: Cerca de 60 quilos Tamanho:1. o Homo erectus era bem inteligente e dominava o uso de uma das mais importantes ferramentas que o homem já teve. acredita-se que assim se deu a origem do Homo sapiens. com uma zona relativamente demarcada sobre os olhos. Como no habilis .8 milhões de anos atrás. ossos carbonizados de animais foram encontrados em sítios arqueológicos em muitos lugares. Com a altura de um homem moderno e um cérebro do tamanho da metade do nosso. o fogo. O uso do fogo distinguiu o Homo erectus de todas as espécies que haviam surgido antes. sem queixo.

Começam a utilizar roupa colorindo o corpo todo e a construção de família. raspadores e pontas de lança. o Homem Neanderthal já possuía uma linguagem falada. O homem Neanderthal Época: Pleistoceno Local onde vive: Europa e Oriente apresentava certas características dos seres humanos atuais. Desenvolveu uma série de instrumento de pedra. Segundo alguns pesquisadores. incluindo partes da neanderthalensis Europa. Oriente próximo e Ásia.Ele viveu cerca de 135 mil até 34 mil anos atrás. Dados do Mamífero: Nome: Homem de Neanderthal Nome Científico: Homo sapiens 7 . com um cérebro grande (cerca de MédioCerca de 80 quilos Peso: 1400cm³) e também algumas do Homo Erectus. A construção desses instrumentos exigia um perfeito controle das mãos e um conceito do trabalho a ser realizado. como facas. Habitou várias regiões do mundo. cuidava dos velhos e doentes e colocava flores e pedras nas sepulturas quando enterrava seus mortos. Eles eram mais musculosos e mais fortes do que a maioria das pessoas de hoje. como Tamanho: 1.67m.6 metros de altura paredes grossas da caixa craniana e tinha uma altura Alimentação: Onívora média de 1.

O Homo sapiens ( nossa espécie ) surgiu há aproximadamente 150 mil anos atrás. Desde então o Homo sapiens vem evoluindo e aumentando seu número cada vez mais. possivelmente na África. há 28 mil anos atrás a população de Homens Neandertais diminui drasticamente e há 27 mil anos atrás os Homens Neandertais são extintos.etc. na qual torna difícil a vida na África e há cerca de 70 mil anos atrás o Homo sapiens chegou no Oriente Médio. o Mastodonte. entra em contato com novas espécies e o mesmo ocorre com elas ( entram em processo de extinção ). A " Invasão Humana " tem inicio há 100 mil anos atrás. com uma grande erupção de um vulcão que afetou todo o planeta. extinguindo todas as espécies que se opunham a ele. há 35 mil anos atrás entra em contato com o Homem de Neandertal. há 13 mil anos atrás o Homo sapiens chega a América do Sul e ocorre a extinção de diversas espécies animais americanas e entre elas está o Mamute. Há 20 mil anos atrás tem-se inicio uma nova Era Glacial e forma-se uma ponte de terra entre a Rússia e o Alasca e há 15 mil anos atrás o Homo sapiens chega a América do Norte. Os Homo sapiens que ficaram no Oriente Médio nessa época começavam a praticar a agricultura e posteriormente tem-se inicio as construções e os grandes impérios enfim a " História começa " e essa é uma outra " Estória ". somente cerca 10 mil Homo sapiens sobrevivem e junto com isso tem -se inicio a uma nova era glacial.7 metros de altura Alimentação: Onívora 8 . há 40 mil anos atrás o Homo sapiens chega na Europa e lá fica conhecido como Homem de Cro-Magnon. o Tigre-dentes-de-sabre. Dados do Mamífero: Nome: Homem Nome Científico: Homo sapiens sapiens Época: Holoceno Local onde vive: Todo o Planeta Terra e fora dele também Peso: Cerca de 70 quilos Tamanho: 1. se tornando o " animal " dominante do planeta. O Homo sapiens continua sua dominação do planeta extinguindo diversas espécies e infestando o planeta. tem-se inicio uma série de conflitos os quais quase sempre o Homo sapiens vence. como resultado de adaptações de Homo erectus ao meio em que eles viviam. há 50 mil anos atrás na Ásia e tem-se inicio o processo de extinção do Homo erectus.

Cada ser vivo existente no planeta é o mais evoluído do seu ramo. E com certeza temos muito o que aprender com eles ainda. Cada um é o mais evoluído do seu ramo. Veja estamos todos no mesmo nível. 9 . literalmente. Não somos mais especiais do que eles. Se olharmos nossa árvore filogenética primata veremos cada macaco no seu galho.

Guia do Estudante.Sônia.pt Imagens: www. Sites: http://www.br http://www.São Paulo.google.Livros: Lopes. Atualidades.2011.Volume único.2005.Biologia.editora Saraiva.com.editora Abril.infopedia.com.br 10 .avph.

Arnaldo Beatriz Erica Palhoma Solange 02 03 15 29 11 .

12 .