You are on page 1of 25

Sistema ZrO2 - CaO

Seminário de Físico-Química II

Conhecendo os componentes
• ZrO2 – chamada de zircônia ou dióxido de zircônio O Zr metálico:  metal duro  estrutura cristalina hexagonal  resistente à corrosão  principalmente utilizado no revestimento de reatores nucleares
Estrutura hexagonal

Brilhante de zircônia cúbica . no mineral baddeleyíta. e ainda não foi encontrada na natureza.  a gema cúbica é produzida em laboratório como imitação do diamante.Conhecendo os componentes O ZrO2 (dióxido de zircônio):  é encontrado na natureza cristalizado no sistema monoclínico.

Conhecendo os componentes  O ZrO2 impuro é utilizado: • em utensílios de laboratório resistentes a mudanças bruscas de temperatura. Material bélico . • importante na indústria bélica. • material refratário em cerâmicas e vidros. • revestimentos de fornos.

Conhecendo os componentes • CaO – chamada de cálcia ou óxido de cálcio O Ca metálico:  metal mole  estrutura cristalina cúbica de face centrada  metal mais abundante no corpo humano (1200g em adultos) Cálcio em atmosfera de argônio Estrutura cúbica .

Conhecendo os componentes O CaO (óxido de cálcio):  sólido branco  higroscópico  ponto de ebulição: 2850°C  ponto de fusão: 2572°C  densidade: 3.5 g/cm3 Estrutura cúbica Cálcia em pó .

siderúrgica (obtenção do ferro). • na agricultura em produção de hidróxido de cálcio no controle da acidez dos solos. Pintura com CaO no combate à erosão . • indústria farmacêutica como agente branqueador e desodorizador.Conhecendo os componentes  A CaO é utilizada: • na indústria de construção civil em argamassas e pintura. • indústria cerâmica.

Estruturas cristalinas monoclínica tetragonal cúbica hexagonal .

líquida e gás. pontos de transição e pontos triplos.Regra das fases  Um diagrama de fase mostra de um relance as propriedades da substância: ponto de fusão. ponto de ebulição.  As linhas que aparecem no diagrama de fase dividem-no em três regiões denominadas sólida. .

a temperatura ou a pressão. para a descrição do estado do sistema. . p)  Devido a esta relação. necessitamos de apenas uma das variáveis intensivas. p) = (T.Regra das fases  A coexistência de duas fases em equilíbrio implica que: (T.

.Regra das fases  Regra das fases de J. Willard Gibbs : F=C–P+2 Onde C é o número de componentes e P é o número de fases.

Diagrama de fases ZrO2 CaO MgO Principais aditivos estabilizadores Y2O3 .

Diagrama de fases ZrO2 .CaO Zircônia pura (ZrO2) monoclínica (1170°C) Cúbica (2370°C – 2680°C) tetragonal (1170°C – 2370°C) .

Diagrama de fases ZrO2 . . geralmente fase cúbica. que pode conter duas ou três fases polimórficas.  zircônia totalmente estabilizada (FSZ).  zircônia parcialmente estabilizada (PSZ).CaO Tipos de cerâmicas de zircônia:  zircônia tetragonal policristalina (TZP).

CaO .Diagrama de equilíbrio ZrO2 .

sendo termodinamicamente estável entre ~ 1200 ºC e ~ 2300 ºC. a temperaturas superiores a 1140 ºC. para temperaturas superiores a 1140 ºC.  Terceira: compreende a fase cúbica termodinamicamente estável em composições acima de 12.5% mol CaO).5% mol CaO).CaO Regiões de interesse:  Primeira: uma solução sólida com estrutura tetragonal (até ~ 5.  Segunda: campo de fases misto cúbico + tetragonal (se estende ~ 6 a ~ 12.Diagrama de fases ZrO2 .5% mol de CaO. .

.Diagrama de fases ZrO2 .CaO Aspectos importantes  extensos campos de estabilidade das fases tetragonal + cúbica. e cúbica.  o extenso campo de fase tetragonal permite a preparação de cerâmicas de zircônia tetragonal policristalina (TZP) dopada com cálcia.  cerâmicas parcialmente ou totalmente estabilizadas podem ser obtidas em amplas faixas de composição.

CaO Variando o teor de CaO e as condições de processamento e dos tratamentos térmicos é possível obter a zircônia:  parcialmente estabilizada (Ca-PSZ).  ou a tetragonal policristalina contendo cálcia (Ca-TZP) .  ou totalmente estabilizada na fase cúbica (Ca-FSZ). .Diagrama de fases ZrO2 .

Diagrama de fases ZrO2 . Isto está relacionado com a dificuldade de sua obtenção.CaO  A zircônia totalmente estabilizada com cálcia (Ca-FSZ) tem sido muito estudada porque é a que apresenta maior condutividade iônica para este tipo de estabilizante. .  A zircônia tetragonal policristalina com cálcia (Ca-TZP) foi muito pouco estudada.

Cerâmicas sinterizadas de zircônia contendo 4% mol cálcia. depende do tipo e do teor do dopante. denominado tamanho crítico.CaO Influência das dimensões das partículas na estabilização das estruturas  o tamanho mínimo de grãos necessário para reter a estrutura tetragonal na zircônia. o tamanho crítico é 150 nm. .Diagrama de fases ZrO2 .

metalúrgica e mecânica.Aplicações  Cerâmicas de zircônia (ZrO2) apresentam elevada resistência química e refratariedade e podem apresentar elevadas propriedades mecânicas e condutividade iônica. Cerâmicas de zircônia . Indústrias: química. petroquímica.

Aplicações como elementos estruturais  componentes de bombas. Componentes variados  cutelaria.  válvulas mecânicas.  próteses ortopédicas e dentárias (biomaterial).  matrizes de conformação de metais.  refratários  eletrólitos sólidos em sensores de oxigênio.  baterias e  células a combustível. Próteses dentárias .

 bocais para escoamento de metais fundidos. .Aplicações tecnológicas A zircônia dopada com cálcia é o material preferido para a confecção de tubos que são amplamente utilizados em:  células eletroquímicas.

sinterização e espectroscopia de impedância da zircônia parcialmente estabilizada com cálcia.Referências bibliográficas Preparação. http://www.pdf  Zircônia parcialmente estabilizada de baixo custo produzida por meio de mistura de pós com aditivos do sistema MgO-Y2O3-CaO.scielo.scielo. http://www.pdf .br/pdf/ce/v53n326/03.br/pdf/ce/v52n323/32091.

Seminário apresentado por:  Fabiano dos Santos Silva  Jean César Rodrigues  Letícia Janegitz Pereira  Mariana Saad Sansão .