Universidade Estadual de Campinas Instituto de Computação

Redes Ópticas baseada em Rajadas
Autor: Helder May Nunes da Silva Oliveira
.

Roteiro
 Objetivo  Redes de Comutação de rajadas ópticas  Introdução  Redes Ópticas  Paradigmas de comutação em redes WDM
 comutação de circuitos ópticos  comutação de pacotes ópticos  comutação de rajadas ópticas Redes Ópticas Baseadas em Rajadas

2

Objetivo
Mostrar a atratividade da técnica de comutação em rajadas.

Redes Ópticas Baseadas em Rajadas

3

Redes Ópticas Baseadas em Rajadas 4 .  Desvantagens comutação de pacotes ópticos e da comutação de circuitos ópticos.  Comutação de rajadas é uma opção atrativa. maturidade tecnológica e eficiência.  Necessário o uso de um paradigma de transmissão flexível e capaz de se adequar às flutuações do tráfego da rede. dada a sua flexibilidade.Introdução  Demanda cada vez maior por largura de banda.  Implantação de uma Internet de nova geração.

Redes Ópticas Capacidade limitada por consumo energético e dissipação de calor .insustentáveis no longo termo Há solução? SIM: comunicações ópticas Redes Ópticas Baseadas em Rajadas 5 .

Comunicações ópticas Transmissão – 40Gbps por interface é realidade no mercado – 100Gbps por interface em padronização na IEEE – Sistemas comerciais com enlaces de até 1Tbps já existem – Demonstrações em lab de 640Gbps por comprimento de onda por milhares de km – Demonstrações em lab de 32Tbps por fibra óptica por milhares de km – Amplificadores totalmente ópticos são realidade no mercado Comutação – No mercado ainda predominantemente eletrônica – Comutação de circuitos ópticos já existe no mercado – Comutação de pacotes ópticos existe em laboratório Maior gargalo está na comutação Redes Ópticas Baseadas em Rajadas 6 .

Comunicações ópticas Tipos de Comutação Comutação de Circuitos Ópticos Comutação de Pacotes Ópticos Comutação de Rajadas Ópticas Redes Ópticas Baseadas em Rajadas 7 .

Redes Ópticas Baseadas em Rajadas 8 .Comutação de Circuitos Ópticos(OCS . é estabelecido da fonte de dados ao destino através da locação de comprimentos de onda da origem ao destino. Etapas da Alocação de Recursos estabelecimento do circuito transmissão dos dados  liberação do circuito.Optical Circuit Switching) Na comutação de circuitos ópticos. denominado circuito. um canal dedicado.

Comutação de Circuitos Ópticos Redes Ópticas Baseadas em Rajadas 9 .

Optical Packet Switching)  Equivalente óptico da comutação eletrônica de pacotes.  Considerado o paradigma ideal de transmissão em redes WDM.  Buffer para armazenar pacotes que chegam e encontram a saída do comutador ocupada. Redes Ópticas Baseadas em Rajadas 10 .Comutação de pacotes ópticos – (OPS .  As informações de controle são transmitidas juntamente com os dados para que as decisões de comutação possam ser tomadas.

qual pacote? Redes Ópticas Baseadas em Rajadas 11 .Comutação de Pacotes Óptico Informações inacessíveis IP Elétrico Elétrico Óptico Elétrico IP Óptico Óptico Como determinar para onde encaminhar um pacote? Alias.

Comutação de Pacotes Óptico Tempo de comutação do pacote Como determinar o que fazer com o pacote e configurar a chave em tempo hábil considerando que pacotes tem duração de poucos nanosegundos? Redes Ópticas Baseadas em Rajadas 12 .

Falta de RAM óptica 1 2 3 4 1 1 1 2 3 4 1 2 3 4 1 1 2 3 4 1 Como atrasar um pacote pelo tempo necessário? Redes Ópticas Baseadas em Rajadas 13 .

Redes Ópticas Baseadas em Rajadas 14 .Comutação de rajadas ópticas(OBS . denominada rajada. possui granularidade intermediária entre o circuito utilizado na comutação de circuitos e o pacote utilizado na comutação de pacotes.  Baseada no padrão do ITU-T para comutação de rajadas em redes ATM .  Unidade de transmissão.Optical Burst Switching)  Proposta como um novo paradigma de comutação para redes puramente ópticas.

Redes de Comutação de rajadas ópticas  Os pacotes IP são agregados nos nós de ingresso da rede em unidades de transmissão denominadas rajadas e transmitidos através da rede. Redes Ópticas Baseadas em Rajadas 15 .

Redes de Comutação de rajadas ópticas Montagem das rajadas em redes OBS (Fonte: ) Redes Ópticas Baseadas em Rajadas 16 .

(Fonte: ) Redes Ópticas Baseadas em Rajadas 17 .Redes de Comutação de rajadas ópticas Desmontagem das rajadas em redes OBS.

Redes de Comutação de rajadas ópticas Canais separados de dados e controle. (Fonte: ) Redes Ópticas Baseadas em Rajadas 18 .

Redes de Comutação de rajadas ópticas Arquitetura de uma rede OBS Redes Ópticas Baseadas em Rajadas 19 .

Redes de Comutação de rajadas ópticas  Várias abordagens para redes OBS foram propostas na literatura.  os sinais de controle e de dados são transmitidos e manipulados em canais separados. Redes Ópticas Baseadas em Rajadas 20 . fazendo com que a conversão O/E/O seja efetuada apenas num reduzido número de canais.  Pontos comuns:  O processo de montagem/desmontagem das rajadas ocorre nos comutadores de borda da rede OBS.

Redes de Comutação de rajadas ópticas  Principais variações de comutação em rajada: TAG (Tell and Go) IBT (In Band Terminator) RFD (Reserve a Fixed Duration) .específica para redes WDM Redes Ópticas Baseadas em Rajadas 21 .

Redes de Comutação de rajadas ópticas  TAG (Tell and Go) Redes Ópticas Baseadas em Rajadas 22 .

Redes de Comutação de rajadas ópticas  IBT (In Band Terminator) Redes Ópticas Baseadas em Rajadas 23 .

Redes de Comutação de rajadas ópticas  RFD (Reserve a Fixed Duration) Redes Ópticas Baseadas em Rajadas 24 .

Redes de Comutação de rajadas ópticas  O protocolo de reserva de recursos Just Enough Time (JET) Redes Ópticas Baseadas em Rajadas 25 .

Comutação de rajadas ópticas Redes Ópticas Baseadas em Rajadas 26 .

Comutação de rajadas ópticas Redes Ópticas Baseadas em Rajadas 27 .

Comutação de rajadas ópticas Redes Ópticas Baseadas em Rajadas 28 .

Comutação de rajadas ópticas Redes Ópticas Baseadas em Rajadas 29 .

Comutação de rajadas ópticas Redes Ópticas Baseadas em Rajadas 30 .

Comutação de rajadas ópticas Redes Ópticas Baseadas em Rajadas 31 .

Comutação de rajadas ópticas Redes Ópticas Baseadas em Rajadas 32 .

Comutação de rajadas ópticas Redes Ópticas Baseadas em Rajadas 33 .

Comutação de rajadas ópticas Redes Ópticas Baseadas em Rajadas 34 .

Comutação de rajadas ópticas Redes Ópticas Baseadas em Rajadas 35 .

Comutação de rajadas ópticas Redes Ópticas Baseadas em Rajadas 36 .

Referencias Redes Ópticas Baseadas em Rajadas 37 .

Universidade Estadual de Campinas Dúvidas? Contato: Helder May Nunes da Silva Oliveira helder@lrc.ic.br .unicamp.