Prof.: Humberto R.

Fernandes

potencialmente. . a Saúde Ambiental compreende os aspectos da saúde humana (incluindo a qualidade de vida) que são determinados por fatores físicos.Introdução  O que é Saúde Ambiental? Segundo o Plano de Saúde Nacional. a redução e a prevenção dos fatores no ambiente que. podem afetar de forma adversa a saúde das gerações presentes e futuras. sociais e psicológicos do ambiente. químicos. Também inclui a avaliação. biológicos. a correção.

 Além disso.  A maioria das doenças é causada ou influenciada por fatores ambientais. a água. existimos em um ambiente social e espiritual. que é de grande importância para a nossa saúde física e mental. o clima ao redor de nossos corpos e o espaço disponível para os nossos movimentos.Por que estudar Saúde Ambiental??   O ambiente humano consiste de vários elementos básicos: o ar. o alimento. .

Bonita e Kjellströn. 2003) . O entendimento da maneira pela qual um agente ambiental específico pode interferir com a saúde é extremamente importante para os programas de prevenção. (Beaglehole.

Problemas!!!   O pensamento hegemônico de que a natureza é infinitamente pródiga de recursos materiais e energéticos. com capacidade reparadora ilimitada. . fez com que as sociedades humanas utilizassem e abandonassem o próprio habitat (echo).  Esse processo afetou profundamente a qualidade do ambiente e de vida de suas populações.

étnicas. comuns a toda a humanidade.  São problemas que afetam fortemente as relações entre os seres humanos (diferenças culturais. hoje.  O particular modo de apropriação e de dominação dos recursos naturais das sociedades industriais evidencia-se. econômicas. das sociedades entre si (países do Norte sobre os do Sul) e das sociedades com a natureza (exploração dos recursos naturais). nos conflitos ou problemas relacionais emergentes. . religiosas).

.  Contamina-se o ar como também o trabalhador da indústria contaminante. contamina-se o solo com agrotóxicos como também o trabalhador rural que os aplica.  Tanto se explora a natureza como também o homem que trabalha.

.

Ecologia  É a ciência de relações e não apenas centrada nos aspectos biológicos. A Ecologia atravessa diversos campos disciplinares e é fundamental para a ampliação e o fortalecimento do conceito de Saúde. . em detrimento dos socioculturais.

sem iniqüidades.Sustentabilidade  É um conceito novo e que serve para traduzir um tipo de desenvolvimento sob um real Estado de Direito. que não inviabiliza a sociedade mas promove a repartição justa dos benefícios alcançados. por estas razões. é capaz de manter-se no espaço e no tempo”. que não é movido apenas por interesses imediatistas mas sim baseado no planejamento de sua trajetória e que. . Seu conceito tem sido utilizado para caracterizar o tipo de desenvolvimento “que não esgota mas conserva e realimenta sua fonte de recursos naturais.

como. Sendo assim. políticos e econômicos envolvidos no processo de desenvolvimento. a Agenda 21. por exemplo. esse processo não se pode traduzir apenas em um conjunto de metas. implica modificações econômicas e sociais profundas. está marcado e é diferenciado em função dos interesses ambientais de diversos setores sociais. Na realidade. .Atenção!!!!  O discurso do Desenvolvimento Sustentável não é homogêneo.

.

capaz de inviabilizar a vida em sua superfície.Conferência da ONU 1972   A primeira conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o meio ambiente. passa a ser correspondido por preocupações e ações articuladas nos níveis dos Estados nacionais e internacionais. foi um marco na história das políticas ambientais. .  Foi merecedor de preocupação e intervenção dos Estados e de uma certa articulação internacional: O processo de tomada de consciência gradual – e global – do uso predatório do planeta e de seus recursos.

Ganham visibilidade  Questões relacionadas à pobreza. aos custos do uso racional dos recursos naturais e ao desenvolvimento de novas tecnologias não poluentes e poupadoras desses recursos. bem como as disparidades entre países centrais e periféricos. .

consolidou. nos princípios da “Declaração do Rio sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento”.RIO 92   A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento. . em 1992. realizada no Rio de Janeiro.

.O desenvolvimento sustentável almeja “garantir o direito a uma vida saudável e produtiva em harmonia com a natureza”.Pontos Relevantes  .É da sobrevivência do planeta que se trata. articulada ao ambiente e ao desenvolvimento.Os seres humanos ocupam o centro das preocupações – o que coloca a saúde humana em foco. para as gerações presentes e futuras. . de todos. guardado o respeito à eqüidade como princípio de justiça fundamental na distribuição dos ônus da mudança de rumo do desenvolvimento em direção à proteção ambiental. portanto. A responsabilidade de proteger o planeta para as gerações futuras é. . todos os países são atingidos indistintamente. Assim sendo.

a proteção do ambiente (nosso lar) e a preservação da saúde e promoção do bemestar humano de maneira sustentável. eles deverão responder.Continuando:   É assegurada a autonomia dos Estados (em termos de liberdade e responsabilidades) na promoção do desenvolvimento econômico. às necessidades de desenvolvimento humano e ambientais das gerações presentes e futuras. de forma inequívoca. ao longo de gerações. a associação entre o desenvolvimento. . eqüitativamente.  Introduz-se.

da saúde humana e da proteção do ambiente. documento que estabelece uma série de orientações para a integração de ações em nível mundial. no sentido do desenvolvimento sustentável. . foi aprovada a Agenda 21.Continuando:   Nela.

Rio + 20   ?????? .