ESTÉTIA CAPILAR

CABELO NA HUMANIDADE

HISTÓRIA

DA

Afrodite cobria sua nudez com a loira cabeleira e Sansão derrotou os filisteus quando recuperou seus fios preciosos.

Cabelos Femininos de 1870 .

Celtas e Etruscos .Cabelos Masculinos de Mesopotâmicos.

além de funcionarem como isolante térmico. Estão relacionados à necessidade do ser humano de se embelezar e se tornar mais atraente. funcionando como moldura para o rosto. Os cabelos têm também função estática de adorno. traumas e atritos.Os pêlos têm função de proteção contra radiações. .

com finalidade de tratar com produtos cosméticos problemas como: .A estética capilar é uma técnica de avaliação das alterações do couro cabeludo e da haste capilar.

 CASPA SEBORRÉIA  QUEDA CALVÍCIE .

Até hoje uma bela cabeleira denota força. . mas ainda marcam muitos pontos nos itens "Beleza & Sedução". na civilização atual os cabelos perderam muito da função remota protetora. situação social e poder.De qualquer forma.

Anatomicamente. o pêlo é composto por duas partes: RAIZ HASTE .

com altas quantidades de enxofre e lisina. Constituído por queratina. é responsável pela estrutura do pêlo. A cutícula é incolor. enxofre e cisteína. .Estrutura da Haste Capilar A haste capilar é composta por três partes:  Cutícula: formada por células de queratina. Tem função de proteger o córtex e controlar o conteúdo de água da fibra.  Medula: consiste em uma coluna formada por células grandes e anucleadas na parte central da haste capilar.  Córtex: formado por células alongadas e também muito unidas.

.

Cada folículo piloso apresenta ciclos de crescimento ativo e de repouso que constituem o ciclo de crescimento do pêlo.Ciclo de Crescimento do Pelo O pelo é uma estrutura em contínuo estado de troca. Pode-se dizer que o pêlo cresce até uma determinada fase. empurrado por um novo pêlo que se formou no folículo. O ciclo se divide em 3 fases: . fica um tempo em repouso e depois cai.

Essa fase dura em média de 2 a 6 anos. Fase Telógena: É a fase de queda do pêlo. cessa a melanogênese e o ciclo de crescimento entra em fase de repouso. .Fase Anágena: é a fase ativa de formação e crescimento do pêlo. dependendo da região do corpo. que dura em média de 3 a 4 meses. Essa fase dura em média três semanas. Fase Catágena: As células germinativas perdem a atividade miótica.

.

muito além desses percentuais. é diagnosticada como eflúvio telógeno e deve ser investigada pelo dermatologista. A queda excessiva de fios. .Há uma média de 80 a 100 mil fios de cabelo no couro cabeludo e considerando-se que cerca de 1% encontra-se na fase de repouso. uma queda diária de até cem fios de cabelo é considerada normal.

Fatores que Influenciam o Crescimento do Pêlo: Genéticos: existe influência genética quanto à distribuição. contribuindo para o crescimento dos pêlos. cor e espessura do pêlo em cada pessoa. Ambientais: . quantidade. as altas temperaturas estimulam o metabolismo.

. depressão e estresse podem ser responsáveis pela queda dos cabelos.Metabólicos: determinadas carências nutritivas podem promover a queda dos pêlos. Dietas hipocalóricas exageradas também contribuem para a queda dos cabelos. Emocionais: alterações emocionais como ansiedade.

Hipertricose Hirsutismo .Crescimento pêlos Excessivo dos Crescimento excessivo de pêlos (espessura e quantidade) e podem aparecer em qualquer parte do corpo.

Pode apresentar de forma generalizada. caracterizada pelo aumento na quantidade e na espessura excessivo de pêlos. .Hipertricose (Também conhecida como a síndrome do lobisomem) é uma doença extremamente rara. ou localizada em determinadas regiões. Só foram relatados 50 casos. a pele toda coberta de pêlos. exceto as palmas das mãos e dos pés.

tórax.Hirsutismo É o excessivo aumento na quantidade ou espessura dos pêlos em mulheres. Normalmente está relacionado a causas hormonais ou a uso de medicamentos. . abdome e dorso). em regiões do corpo onde normalmente apenas os homens têm pêlos (face.

O sintoma mais incômodo é o crescimento excessivo de pêlos no rosto. .

Embora bastante comum. O couro cabeludo tem aspecto “seco”. . É chamada de capa ou escamação do couro cabeludo. pode evoluir para uma dermatite seborréica co inflamações e lesões avermelhadas que causam muita coceira. se não tratada.Afecções do Couro Cabeludo Aptiríase É uma forma branda de dermatite seborréica no couro cabeludo.

e aparecimento de crostas. em estágios mais avançados. A seborréia afeta o couro cabeludo. provocando descamação. queda de cabelo. . e.Seborréia Aumento da secreção e da quantidade das glândulas sebáceas.

Alterações da Haste Capilar Com muitos processos químicos no cabelo há a queda capilar devido às agressões químicas Tricoptilose: Divisão longitudiana da haste do cabelo. .

Tricorrexe Nodosa: Desgaste do cabelo em resposta a uma lesão. .

Triconodose: Um nó na haste capilar . . induzido por um trauma.

Degradação da Haste Capilar É a quebra da haste capilar pelos atos do dia a dia. .

É o cabelo asiático.Tipos de Cabelo Mongolóide: da região Mongólia. .

por isso arma e aparenta ter muito volume.Negróide: de descendência africana. .um cabelo onde não tem peso .

um cabelo surgido a partir da mistura de raças.Caucasóide: Ondulados da região do Cáucaso. .

Cor do Cabelo A melanina é o pigmento que dá cor aos cabelos e existe dois tipo que são: Eumelanina Feomelanina .

Não se deve esfoliar o couro cabeludo se houver algum tipo de lesão. ativar a circulação com o eletrodo “pente” do aparelho de alta freqüência por 5 a 10 minutos. Com o couro cabeludo seco. com xampu esfoliante ou esfoliante facial. deve-se enxaguar bem e se necessário fazer desincruste com Lauril Sulfato de Sódio. . Após esse procedimento.Tratamento Cosmético para o Couro Cabeludo com Caspa e Seborréia O tratamento para o couro cabeludo com caspa e seborréia começa com uma suave esfoliação.

Ao término do tempo determinado. misturada com loção adstringente anti-séptica apenas no couro cabeludo. deve-se aplicar uma máscara de argila verde em pó. secar com o secador. devese lavar o cabelo com xampu para cabelos oleosos e aplicar hidratante ao longo dos fios. .Com um pincel de tintura. Após esse procedimento.. É importante massagear os fios e enxaguar. colocar uma touca plástica ou de alumínio deixando agir por 20 minutos. Se necessário.

Com o couro cabeludo seco. devese esfoliar suavemente o couro cabeludo com xampu esfoliante ou esfoliante facial suave. deve-se estimular a circulação com eletrodo “pente” com aparelho de alta freqüência por 5 a 10 minutos. .Procedimentos Cosméticos de Hidratação da Haste Capilar Para dar início ao tratamento. lavar duas vezes os cabelos com o xampu para limpeza profunda. Após.

aplicar hidrante capilar na extensão dos fios e massageá-los puxando suavemente com as duas mãos em movimentos alternados.Se necessário. deslizando as mãos no sentindo raiz as pontas. . aplicar condicionador nos fios. Para finalizar. Não se deve esfoliar o couro cabeludo se houver algum tipo de lesão.