Tratamento de dados

8.º Ano

muito antigas.Um pouco de história…  Desde sempre o Homem sentiu necessidade de obter dados numéricos sobre o meio que o envolve. têm sido encontrados vestígios de contagens. A História confirma que as primeiras estatísticas foram realizadas para os governantes das grandes civilizações antigas tomarem conhecimento dos bens que o estado possuía e como estavam distribuídos pela população. na China. Por isso. na Grécia ou mesmo no Egipto. .

Em Portugal no ano de 1935. A palavra estatística vem de statu (estado. Todos os anos. . em Portugal. em latim).Um pouco de história…  Apesar de se saber hoje que três séculos antes do nascimento de Cristo já se faziam estatísticas. fundou-se o Instituto Nacional de Estatística (INE) que hoje centraliza toda a actividade estatística oficial. a palavra estatística apareceu pela primeira vez no século XVIII. o INE publica numerosos trabalhos estatísticos.

apresentar e interpretar determinados conjuntos de dados. classificar.O que é a Estatística?  A Estatística é um ramo da Matemática que dispõe de processos apropriados para recolher. Ao longo dos tempos. tem ajudado a fazer previsões e tomar decisões. A Estatística é um instrumento essencial à compreensão do mundo que nos rodeia. organizar. .

nenhuma decisão importante é tomada sem efectuar um estudo estatístico completo que minimize os riscos de uma má decisão. EXEMPLOS: As empresas – fazem perguntas aos seus clientes sobre grau de satisfação Os governos – realizam estudos demográficos para conhecer melhor a sua população Os partidos políticos – tentam descobrir se vão ganhar ou perder as eleições.O que é a Estatística? Actualmente. .

objectos ou acontecimentos com uma característica comum em que incide um estudo estatístico. . Amostra – é uma parte significativa da população em que incide a observação.Noções básicas População – é um conjunto de pessoas.

de natureza quantitativa. observando todos os seus elementos. instituições ou objectos físicos com o propósito de adquirir conhecimentos. acerca de características importantes do universo em estudo.Noções básicas Um estudo estatístico pode ser um censo (ou recenseamento) ou uma sondagem. com o objectivo de estudar atitudes e preferências dessa população relativamente a acontecimentos. e tirar conclusões. Um CENSO (ou RECENSEAMENTO) é um estudo estatístico sobre pessoas. circunstâncias e assuntos de interesse comum. Uma SONDAGEM é um estudo estatístico em que se estuda uma amostra da população. .

por vezes. . pressupõe gastos muito elevados. uma vez que implica o envolvimento de toda a população em estudo.Noções básicas A maior parte dos estudos estatísticos são sondagens. porque um censo é difícil de implementar e.