You are on page 1of 26

Conceitos Bsicos e Histria da Informtica

Classificao do Computadores
Existem vrias maneiras de se classificar os computadores: Segundo seu porte: Chamamos de porte de um computador a sua capacidade e velocidade de clculo, isso no est necessariamente ligado ao tamanho do computador, apesar de, na maioria das vezes, computadores de grande porte so realmente maiores que computadores de pequeno porte. Nesta classificao teramos em primeiro lugar os supercomputadores, como os de maior capacidade de processamento; raros, at mesmo nos dias de hoje. Outra categoria seriam os mainframes, computadores de grande porte, muito caro, de uso corporativo. Depois temos os minicomputadores, com poder de processamento menor, mas ainda restrito a uso corporativo. Esta categoria est quase extinta hoje. Finalmente temos os famosos microcomputadores, que tm o menor poder de processamento.

Conceitos Bsicos e Histria da Informtica


Classificao do Computadores
Segundo seu uso: Podemos dividir os computadores em corporativos (ou comerciais), industriais (na automatizao de fbricas) e os muito conhecidos computadores pessoais (personal computers ou, simplesmente PCs). Segundo sua finalidade: Cientficos e comerciais. Segundo seu funcionamento: Analgicos e digitais. Computadores analgicos utilizam-se de circuitos e chips analgicos, baseados em oscilaes contnuas da corrente eltrica. Hoje em dia no existem mais computadores analgicos. Os computadores digitais trabalham em circuitos onde possvel identificar-se apenas dois estados lgicos distintos.

Conceitos Bsicos e Histria da Informtica


Histria da Informtica
Sendo o computador uma mquina, ele foi "inventado", construdo, desenvolvido. Mas para justificar este esforo deve ter havido alguma necessidade bsica. O problema principal do homem estava em fazerem clculos, de maneira rpida e segura. Assim, podemos dizer que o computador nasceu do desenvolvimento das mquinas de calcular.

As mquinas de calcular tiveram uma lenta evoluo at a Revoluo Industrial. Nesta poca tivemos as primeiras Mquinas de Clculo, que eram mecnicas, com funcionamento baseado em engrenagens de 10 dentes (nmero de dgitos do sistema decimal). Vale destacar a participao histrica de Holeritt, que desenvolveu um tabulador de dados, baseado em carto perfurado, para agilizar as totalizaes do senso nos EUA. A idia foi muito bem aceita e, ento, Holeritt fundou a empresa "Tabulation Machine Company" que veio a ser, mais tarde, a IBM.

Conceitos Bsicos e Histria da Informtica


Histria da Informtica
Das calculadoras puramente mecnicas evoluiu-se para as eletromecnicas. Nasce, em 1939, o Mark I, da unio da Marinha dos EUA com pesquisadores de Harvard, para fins de clculo de tabelas de navegao. Caractersticas do Mark I: 17 metros de comprimento, 2,5 metros de altura, peso de 5 toneladas, 3000 engrenagens com 10 dentes, 1400 comutadores e 800 Km de fios. Esta mquina fazia muito barulho, era lenta, demorando em mdia 5 segundos para realizar um clculo. No entanto era totalmente automtica. Note que o Mark I, apesar de ser importante historicamente, no considerado um computador, e sim uma mquina de calcular...

Conceitos Bsicos e Histria da Informtica


Histria da Informtica
considerado como sendo o primeiro computador o ENIAC. Ele foi apresentado ao mundo em 1946 e nasceu da associao de vrios cientistas e o Exercito dos EUA para clculos balsticos. Caractersticas principais: totalmente eletrnico, ocupava 3 salas (72 metros quadrados), peso de 30 toneladas, era composto de 50.000 resistores, 1.500 rels, 10.000 condensadores, 6.000 comutadores. Funcionava a base de vlvulas (18.000) e, por isto mesmo, esquentava muito, gerando muitos problemas. No era raro ter que trocar alguma vlvula queimada. Alis, em mdia, o ENIAC apresentava uma avaria a cada 6 horas... Depois do ENIAC temos o primeiro computador comercial, o EDVAC. Este computador foi feito por uma empresa fundada por um grupo de cientista que trabalharam no desenvolvimento do ENIAC, e era muito parecido com ele. S venderam um EDVAC e, ento, a empresa faliu.

Conceitos Bsicos e Histria da Informtica


Histria da Informtica
O computador desenvolveu-se conforme eram descobertas novas tecnologias. A primeira gerao de computadores funcionava a vlvula. A base da segunda gerao foi o transistor. Na terceira gerao de computadores temos os circuitos integrados (chips). A quarta gerao foi caracterizada pela tecnologia VLSI (Very Large Small Integration), onde o chip ficou mais "condensado". Com o uso de novas tecnologias, como a ptica e a ptica-magntica, temos a quinta gerao de computadores.

Conceitos Bsicos e Histria da Informtica


Histria da Informtica

Parte do Eniac Vlvulas Eletrnicas

Conceitos Bsicos e Histria da Informtica


Histria da Informtica
E quanto aos microcomputadores? Eles nasceram da necessidade de processamento pessoal e no empresarial. No comeo, os microcomputadores eram vistos com descaso pelas empresas gigantes da computao, como a IBM. No entanto estas mquinas conquistaram grande nicho de vendas e alteraram, rapidamente, todo o panorama mundial. De computador pessoal, o microcomputador invadiu as empresas, comeando pelas pequenas e mdias, que no podiam comprar um mainframe. Mesmo as grandes empresas comearam a fazer uso de microcomputadores dentro de seus setores, isoladamente. Mas os microcomputadores conquistaram s foram conquistar de vez o setor corporativo depois do desenvolvimento da tecnologia de redes de microcomputadores. Houve mesmo uma tendncia, passageira verdade, chamada de "downsizing", que consistia em trocar um grande e dispendioso mainframe por muitos e muitos micros interligados em redes.

Conceitos Bsicos e Histria da Informtica


Histria da Informtica
Resumidamente, vejamos algumas fases do desenvolvimento dos microcomputadores: 1975 Altair 8800. No pode ser chamado realmente de Computador Pessoal, pois no produzia trabalho... fugindo muito de nossa definio de computador. Mas era uma mquina que trabalhava no mesmo padro binrio dos computadores de grande porte. Fez muito sucesso entre o pessoal especializado e incentivou o aparecimento de outras mquinas. 1976 Apple I. Este j pode ser considerado como sendo o primeiro microcomputador. Desenvolvido por Steve Jobs, fundador da Apple, na garagem de sua casa. Junto com o Apple II foi um grande sucesso de vendas, chegando mesmo a incomodar a IBM. A Apple resiste at hoje no mercado, produzindo os computadores Macintosh (Power Mac G3 e mais recentemente o iMac).

Conceitos Bsicos e Histria da Informtica


Histria da Informtica
1981 IBM-PC. A IBM viu que estava perdendo uma oportunidade de bons negcios negligenciando o microcomputador. Assim ela lana seu IBM-PC, com arquitetura aberta e estabelecendo um padro no mercado. Hoje, a grande e imensa maioria de microcomputadores so da plataforma IBM-PC, tornando-se at sinnimo de microcomputador para muitos usurios... esta mquina que precisamos conhecer para efeito de concurso pblico.

Conceitos Bsicos e Histria da Informtica


Histria da Informtica
Tabela de Geraes dos Computadores.
1 Gerao 1951/1958 2 Gerao 1958/1964 3 Gerao 1964/1974 4 Gerao 1974/1985 5 Gerao aps 1985 O componente bsico era a vlvula eletrnica, o que permitiu a reduo de dimenses e o aumento de velocidade. O componente bsico era o transistor, que permitiu reduzir em muito o tamanho dos computadores, assim como o nmero de avarias. O transistor miniaturizou-se e deu origem ao Circuito Integrado, o que permitiu aumentar notoriamente a velocidade, confiabilidade e as dimenses dos equipamentos. Atingiu-se um elevado grau de miniaturizao de Circuitos Integrados, melhorando todas as caractersticas dos computadores Passou a utilizar de novas tecnologias como os raios laser e outras tcnicas em feixes eletromagnticos

Conceitos Bsicos e Histria da Informtica


Fundamentos da Lgica de Funcionamento
A base do funcionamento de um computador PC est na chamada eletrnica e lgica digital. O computador trabalha com o mnimo possvel de nveis de energia para a codificao de todas as informaes. Este mnimo so os dois estados fsicos de energia distintos que os chips trabalham (0 e 5V), a chamada eletrnica digital ou binria. Associados a estes estados fsicos distintos temos dois estados lgicos distintos, que convencionamos chamar de 0 e 1. Em computadores fazemos uso da chamada aritmtica digital ou binria e da lgica digital, binria ou Booleana.

Conceitos Bsicos e Histria da Informtica


Fundamentos da Lgica de Funcionamento
Trabalhando ento com esta caracterstica de 0 e 1 temos alguns conceitos: BIT a menor unidade de informao que pode ser representada pelo computador. Ou seja, um bit s pode assumir um dos dois estados lgicos j citados (0 ou 1). Dizemos por conveno, que um bit 0 est desligado e um bit 1 est ligado. BYTE um conjunto de 8 bits, tambm chamado de palavra. atravs do byte que o computador se comunica, trabalha, processa, armazena, calcula etc.

Olhando para os conceitos de bit e byte algumas

Conceitos Bsicos e Histria da Informtica


Fundamentos da Lgica de Funcionamento
Olhando para os conceitos de BIT e BYTE algumas perguntas vem a cabea: Quantos bytes diferentes existem? Quantos conjuntos diferentes posso fazer com 8 bits? A resposta para estas duas perguntas simples, eu posso representar 256 (28) caracteres diferentes, o que suficiente para representar os 10 algarismos, todas as letras do alfabeto, diferenciando-as em maisculas e minsculas, e ainda alguns caracteres especiais. Para podermos associar cada caractere ao seu cdigo binrio necessrio utilizar uma tabela de associao onde pode ser chamada tambm de cdigo.

Conceitos Bsicos e Histria da Informtica


Fundamentos da Lgica de Funcionamento
Existem dois tipos de cdigo: EBCDIC (Extend Binary Coded Decimal Interchange Code) - um esquema de codificao desenvolvido pela IBM para ser usado em seus computadores como um mtodo de padronizao de associao de valores binrios e caracteres alfabticos, numricos, de pontuao e de controle de transmisso. anlogo ao ASCII, e utiliza os 8 bits para a definio de 256 caracteres. Embora o EBCDIC no seja freqente na microinformtica, ele bastante conhecido e utilizado em todo o mundo como o padro da IBM para computadores de grande porte e minicomputadores. ASCII (American Standart Code for Information Interchange) - o conjunto de caracteres do cdigo padro americano para o intercmbio de informao, que consiste dos caracteres disponveis num teclado padro de 128 caracteres e incluindo cdigos de controle no imprimveis como retorno da cabea de impresso e quebras de pgina. So 256 cdigos divididos em dois conjuntos: o standard (bsico) e o estendido, com 128 cdigos cada.

Conceitos Bsicos e Histria da Informtica


Ligando o Computador Primeiras Instrues
O computador, como toda e qualquer mquina, burro; ou seja no tm inteligncia ou mesmo conscincia de sua existncia. Cada vez que ligamos o computador como se ele estivesse "nascendo" novamente. Temos que ensinar tudo a esta mquina... Como fazer para aceitar uma letra, como comunicar-se com o monitor, como "conversar" com o Hard Disk etc. O nico modo de "ensinar" o computador a fazer qualquer coisa atravs de programas (software). Assim existe um conjunto de software bsico que tem de entrar em ao at mesmo antes do carregamento do sistema operacional. Sem este "software" o computador no pode ser inicializado. Estes programas vm gravados em um chip especial que faz parte da mquina. Ou seja, o computador vem com o firmware de fbrica.

Conceitos Bsicos e Histria da Informtica


Ligando o Computador Primeiras Instrues
Para garantir que este programa no ser alterado ou apagado, o usurio no tem acesso a ele. a chamada ROM do computador (Read Only Memory, tambm conhecida como Memria No Voltil). A ROM baseada em chips semicondutores que contm instrues e dados cujo contedo pode ser lido mas no modificado. Temos hoje outros tipos de chips ROM, como a PROM (Programmable Read Only Memory, ou memria de leitura programvel). O chip de PROM vem "em branco" e pode ser gravado por um dispositivo chamado de programador de PROM. Depois que um chip PROM programado seu contedo no pode mais ser modificado.

Conceitos Bsicos e Histria da Informtica


Ligando o Computador Primeiras Instrues
Outro chip a EPROM (Eraseble Programmable Read Only Memory, ou memria de leitura apagvel e programvel). Este chip possibilita ser apagado pela sua exposio luz, e gravado num programador de PROM. Diferente do EEPROM (Eletrically Eraseble Programmable Read Only Memory, ou memria de leitura eletricamente apagvel e programvel) que pode ser apagada atravs da aplicao de um sinal eltrico. Assim, ao ligarmos a mquina, ela passa por uma srie de estgios pertencentes fase de boot. Estes estgios so regidos por programas gravados na ROM e no podem ser alterados pelo usurio. O primeiro estgio de boot faz um teste geral na mquina, para saber o que este computador tem de perifricos e se os principais esto funcionando. Depois ele compara o resultado a uma tabela interna, a CMOS, para ver se tudo confere.

Conceitos Bsicos e Histria da Informtica


Ligando o Computador Primeiras Instrues
Da CMOS o computador retira tambm a data e a hora (esta tabela mantida por uma bateria). Feito isto, na prxima fase carregado o BIOS (Basic Input Output System) que "ensina" o computador os procedimentos de comunicao com o mundo exterior e manipulao de arquivos. Por fim, o computador procura e carrega o sistema operacional e est pronto para operar, terminando seu boot.

Se qualquer problema ocorrer durante esta fase (como falta de teclado, pane no Hard Disk, memria com falhas ou mesmo falta de sistema operacional) o boot interrompido e a mquina no pode ser inicializada.

Conceitos Bsicos e Histria da Informtica


CPU - Unidade Central de Processamento
A CPU dividida em duas partes: a ULA (unidade lgica e aritmtica) e a UC (unidade de controle). A UC controla, direta ou indiretamente, toda a mquina, at mesmo a ULA. A UC cuida do endereamento de memria, colocando e retirando dados, manda os dados para a ULA, juntamente com as operaes que ela deve realizar, e ainda confere os resultados devolvidos pela ULA.

Mas, apesar da grande importncia da CPU, sozinha, ela no faz nada. A CPU precisa de no mnimo alguns perifricos bsicos para seu funcionamento. A seguir temos um esquema do funcionamento do computador, com destaque para a CPU e seu perifrico inseparvel, sem o qual a CPU no nada, a memria.

Conceitos Bsicos e Histria da Informtica


CPU - Unidade Central de Processamento

Conceitos Bsicos e Histria da Informtica


CPU - Unidade Central de Processamento
Quase tudo, antes de ir para o processador, tem de passar pela Memria Principal. Assim, a CPU est constantemente acessando a memria. Os dados entram no computador por algum perifrico, como um teclado, e a CPU os coloca na memria. Quando da execuo de um programa, antes, ele "sobe" para a memria. S ento a CPU comea a executar o programa, linha por linha, como se fosse uma receita de bolo. A CPU tem um registrador interno sinalizando qual linha do programa est em execuo. As linhas de programas solicitam dados, que a CPU vai buscar tambm na memria e, muito provavelmente gera resultados. Os dados resultantes de um processamento podem at sair diretamente da CPU para um perifrico de sada, mas muito provavelmente, antes, estes resultados tambm sero alocados na memria.

Conceitos Bsicos e Histria da Informtica


CPU - Unidade Central de Processamento
Quase tudo, antes de ir para o processador, tem de passar pela Memria Principal. Assim, a CPU est constantemente acessando a memria. Os dados entram no computador por algum perifrico, como um teclado, e a CPU os coloca na memria. Quando da execuo de um programa, antes, ele "sobe" para a memria. S ento a CPU comea a executar o programa, linha por linha, como se fosse uma receita de bolo. A CPU tem um registrador interno sinalizando qual linha do programa est em execuo. As linhas de programas solicitam dados, que a CPU vai buscar tambm na memria e, muito provavelmente gera resultados. Os dados resultantes de um processamento podem at sair diretamente da CPU para um perifrico de sada, mas muito provavelmente, antes, estes resultados tambm sero alocados na memria.

Conceitos Bsicos e Histria da Informtica


CPU - Unidade Central de Processamento
A memria RAM utiliza chips chamados popularmente de "pentes" do tipo SIMM (Single In-line Memory Module, ou mdulo de memria em linha simples) ou DIMM (dual In-line Memory module, ou mdulo de memria em linha duplo). Mas, mesmo estas memrias atuais mais velozes, ainda representam um gargalo na velocidade de processamento. Isto porque o processador muito mais rpido que a memria. Assim, a CPU fica muito tempo ociosa esperando por um dado ou comando alocado na memria. Existem chips de memria que proporcionam uma resposta mais rpida, mas so muito caros. A soluo foi munir o computador com um pouco desta memria rpida, chamada de Memria Instantnea ou Memria Cache (L1, L2 e L3).

Conceitos Bsicos e Histria da Informtica


CPU - Unidade Central de Processamento
D para imaginar que os dados tm que caminhar dentro da mquina, ou seja, os dados precisam ser levados dos perifricos de entrada para a CPU, da CPU para a memria, da memria para a CPU ou para os perifricos de sada. Existem para isso uma imensa rede de "caminhos e estrada" para o trnsito dos bits, chamado de barramento. Dentro do computador existem vrios tipos de barramento como o ISA, VESA, PCI, AGP, etc. A diferena reside na velocidade alcanada em cada um deles. Mas, mesmo o mais veloz dos barramentos, muito lento em comparao CPU, representando tambm outro gargalo na velocidade de processamento.

Conceitos Bsicos e Histria da Informtica


CPU - Unidade Central de Processamento
Cada perifrico, bem como cada barramento, memria e CPU tem a sua prpria velocidade. E no entanto, cada um destes componentes de hardware precisa se comunicar com os outros. lgico portanto que precisamos ter "algum" que coloque ordem nesta baguna, fazendo o papel de um "guarda de trnsito". Para tanto foi inventado o clock, cujo papel sincronizar a comunicao entre todas as partes de um computador. O clock gera pulsos (pulsos de clock), sinais eltricos, em determinada freqncia, que se propaga por toda a mquina. A comunicao entre os perifricos e CPU se d sempre num pulso de clock, nunca "no meio" do pulso. Assim, existe um sincronismo na comunicao, sem que isto afete a velocidade particular de cada parte do hardware. A freqncia de clock dos computadores medida em MHz (megahertz).

You might also like