Condomínios Fechados: A Nova Moda que Segrega

Segregação Sócio-Espacial   Segregação Sócio-espacial é denominada pelas diferenças espaciais entre os ricos e pobres. efeitos na educação. desigualdade dentro do mercado de trabalho e vários outros. o que só mostra o quanto isso vem se agravando ao longo de décadas. pois. Mas não é de hoje que a segregação tem sua tradição na sociedade. Aumenta visivelmente essa diferença no cotidiano e tem diversas conseqüências como empobrecimento dos laços sócias. Cidades antigas e suas primeiras formações já possuíam divisões definidas socialmente. . desde a antiguidade a população já conhecia diversas formar de segregação sócio-espacial.

onde os ricos constroem suas fortalezas e os pobres são lançados à margem da sociedade.  A classe alta só mostra que controla e produz o espaço urbano de acordo com seus interesses. Isso nos deixa claro em como a segregação não é somente um fator de divisão de classes. . mas também. deixando os proletários sem alternativas. um instrumento de controle do espaço. Os condomínios fechados de alto padrão surgiram como o eldorado que garantia uma vida segura. isolando da violência os economicamente abastados.

possam vir a ser agressores em potencial. buscam se manter afastadas daqueles que.______________________________________________________________________ ¹teoria do Labelling Approach” (teoria da rotução ou do etiquetamento)  O medo da violência acirrou distanciamentos. As pessoas que se julgam alvos em potencial¹ da criminalidade. em seu imaginário. .

por isso deve ser protegido. portanto.Há. deve ser extirpado. formando uma grande massa de excluídos. . enfim. o retirante. na sociedade. o negro.  O pobre. uma classificação bem clara de quem é bom. e de quem é mau. os grupos social e economicamentes débeis são segregados.

por isso deve ficar do lado de fora. em sua concepção.Os condomínios fechados e os espaços urbanos:    Para garantirem a satisfação do desejo de segurança dos socialmente incluídos. haveria duas espécies de desigualdade: . verdadeiras fortalezas. eis que surgem os condomínios fechados. asseverou que. em seu Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens. Os muros dos condomínios tornaram-se um dos grandes símbolos de separação entre quem é bom o bastante para estar do lado de dentro e quem é temido. Rousseau.

mais honrados.  Natura ou física – diferença de idade. saúde. Consiste esta nos diferentes privilégios de que gozam alguns com prejuízo dos outros. ou mesmo fazerem-se obedecer por eles. mais poderosos do que os outros. qualidades do espírito ou da alma. . força. Desigualdade moral ou política – é estabelecida ou autorizada pelo consentimento dos homens. como ser mais ricos.

Mais do que barreiras físicas. eles se tornam barreiras morais.Os muros criam dois mundos diversos e praticamente impenetráveis. Então. .Condomínio Jardins Madri Azul – Setor Garavelo e Imediações. cada mundo criado é homogêneo enquanto segregador.     LEGENDA: Vermelho .  A ideia central que se desenha é a de que deve-se viver entre iguais.

porém. moradias precárias. a cidade se desenvolve por meio de círculos concêntricos. comercio. banco) 2ª zona – zona de transição. barulho e mau cheiro das indústrias. 3ª zona trabalhadores pobres que conseguirem sair da 2ª zona.O Prisma da Escola de Chicago  Segundo a teoria ecológica. . se interessam por permanecer próximos ao local de trabalho. 1ª zona – centro nervoso da economia da cidade ( industrias. ou seja. zonas que se desenvolvem a partir da área central da cidade. com péssima qualidade de vida dada a agitação.

insatisfeitas com a qualidade de vida extra-muros e acuadas pela violência. a cidade se fragmenta. com organização interna própria . abrigando pessoas com grande poderio econômico. passando a se constituir de várias ilhas de pequenas comunidades homogêneas e segregadas. Desta forma.4ª zona – classe média. 5ª zona – pertence à população abastada e com alto padrão de vida. uma família por residência e um bom padrão de vida.  Então. os condomínios fechados constituem a 5ª zona das grandes capitais.

Contingente Habitacional: Aprox 14 .

Condomínios Fechados – Bairros Ideais? .

é encadeado pela magnificência da alta burguesia e condói-se com as desgraças do povo”. quer dizer. o pequeno burguês faz-se socialista por um lado. economista por outro. Karl Marx . “ Numa sociedade avançada e por imperativo de sua condição social.