Estudo de Mercado

o estudo de mercado pode ser definido como a medida que um conjunto de pessoas e/ou empresas apresentam em relação ao bem cuja produção se deve estudar

Procura encontrar a relação estabelecida entre a oferta e a procura de bens e/ou serviços e/ou capitais.
Neste sentido o estudo de mercado deve responder as seguintes perguntas  Quem comprará?  Quanto se comprará?  Aa que preços se comprará o produto estudado?
Observe que os objetivos anteriormente mencionados, não serão validos sem programas que determinem um desenvolvimento social e ecológico. Estes programas devem ter a função de um novo repensar; (mu-dança de hábitos na produção) onde variáveis como: reduzir, reutilizar e separar para reciclar sejam variáveis de decisão neste complicado problema.

Objetivo: • O estudo de mercado para um anteprojeto específico. . para abastecer uma faixa do mercado. objetiva determinar a quantidade de produto a fabricar num determinado período de tempo em função da quantidade de matériaprima e materiais. (com seus respectivos preços).

Custo de Oportunidade C1 R=0 R>0 C0 • • • • C0 Capital Inicial C1 Capital R =0 R >0 C1  C0  r C0 C1  C0 C1 C0  1 r 1  r  .

.Demanda: Proprietários de Recursos Empresários Consumidores Os proprietários de recursos fornecem os insumos utilizados na produção. Os empresários organizam a produção e determinam a oferta Os consumidores decidem sobre a demanda Pode-se dizer que a demanda faz referência a procura ou necessidade dos bens e serviços que se pretende produzir.

• Ferguson (1980 p 57)A curva da demanda para uma mercadoria especifica relaciona as quantidades de equilíbrio de uma mercadoria. comprada ao preço de mercado. • A quantidade demandada varia inversamente proporcional com o preço permanecendo constantes a renda monetária nominal e os preços nominais das demais categorias Preço P2 P1 q2 q1 Quantidade . mantendo-se constantes a renda monetária nominal e os preços nominais das demais categorias.

. envolvendo também os sistemas de crédito ao consumidor.Oferta • Está relacionada com as formas atuais e previsíveis. em que. Preços: • Tem que ver com as diferentes modalidades que toma a receita de esses bens ou serviços. a demanda ou necessidades está ou serão atendidas pela oferta atual ou futura. Comercialização: • Deve-se assinalar a forma específica para que o produto chegue a os consumidores.

ELEMENTOS BÁSICOS DO ESTUDO DE MERCADO Produção Nacional. Importação e Exportação Consumo Aparente e efetivo Preços Produto População .

ELEMENTOS BÁSICOS DO ESTUDO DE MERCADO Características técnicas Exigências normativas e legais Requisitos de comercio externo Atitudes dos consumidores .

ELEMENTOS BÁSICOS DO ESTUDO DE MERCADO Bens de consumo final (duráveis e não duráveis) Bens intermediários Bens de capital e serviços diversos(privado) Serviços públicos .

etc. sexo. .ELEMENTOS BÁSICOS DO ESTUDO DE MERCADO Área geográfica Faixa etária.

ELEMENTOS BÁSICOS DO ESTUDO DE MERCADO Competição de mercado Impostos E Subsídios Capacidade instalada Características de produção formação de preços e margens de lucro .

ELEMENTOS BÁSICOS DO ESTUDO DE MERCADO Tarefas Impostos E Subsídios Quotas De Importação Disponibilidade De Credito Para A Atividade Incentivos Fiscais .

Extrapolação da Tendência Histórica Analise da Correlação Consumo Renda .