.Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD). e que apresenta muitas semelhanças em relação ao autismo. resultante de uma desordem genética.

. crianças com Asperger não apresentam grandes atrasos no desenvolvimento da fala e nem sofrem com comprometimento cognitivo grave.Ao contrário do que ocorre no autismo. que podem ser únicos por longos períodos de tempo . contudo. Esses alunos costumam escolher temas de interesse. por exemplo. falam repetidamente nesse assunto.quando gostam do tema "dinossauros".

por um Q. •Rituais ou comportamentos repetitivos. •Comportamento social e emocionalmente impróprio e problemas de interação interpessoal. •Peculiaridades na fala e na linguagem. •Transtornos motores. •Habilidade de desenhar para compensar a dificuldade de se expressar verbalmente. verbal significativamente mais elevado que o não-verbal. . movimentos desajeitados e descoordenados.•Interesses específicos e restritos ou preocupações com um tema em detrimento de outras atividades.I. •Frequentemente. •Padrões de pensamento lógico/técnico extensivo. •Problemas com comunicação.

não conseguem "ler" as intenções do outro. Ser considerado grosso.propensos a comportamento egocêntrico. quando olham.desinteresse em ter de fazer coisas novas. sarcasmo e metáforas. rude e ofensivo . ou passar por outras experiências .     Dificuldade em compreender as mensagens transmitidas por meio da linguagem corporal . começam a temer cometer novos erros no comportamento social. gírias.pessoas com SA geralmente não olham nos olhos e.indivíduos com SA têm dificuldade em identificar o uso de coloquialismos.à medida que os Aspergers amadurecem e se tornam cientes de sua "cegueira emocional". Aperceber-se de erros sociais . Desinteresse . Aspergers não captam indiretas e sinais de alertas de que seu comportamento é inadequado à situação social. ironia. Interpretar as palavras sempre em sentido denotativo . e a autocrítica em relação a isso pode crescer a ponto de se tornar fobia.

Dificuldades em relacionamentos . conseguir parceiros para uma relação.uma falta de empatia em geral leva a comportamentos ofensivos ou insensíveis não-intencionais.como carecem de intuição sobre os sentimentos alheios. ora como uma criança.ser incapaz de entender outros pontos de vista pode levar à inflexibilidade e a uma incapacidade de negociar soluções de conflitos.muitas vezes. Consolar os outros . Consciência de magoar os outros . demostrando desinteresse sexual e afetivo por outrem. um Asperger pode se comportar ora como uma pessoa adulta. por sua vez. . pessoas com SA têm problemas para distinguir a diferença entre atitudes deliberadas ou casuais dos outros.sente dificuldade em fazer amigos. o remorso pode não ser evidente. o que.por causa da "cegueira emocional". Lidar com conflitos . Uma vez que o conflito se resolva. Paranoia . Comportamento Variável . pode ser erroneamente interpretado pelos de fora como "paranoia". variando aleatoriamente. podendo passar anos sem se relacionar com ninguém ou até mesmo nunca. pessoas com Síndrome de Asperger têm pouca compreensão sobre como consolar alguém ou fazê-los se sentirem melhor.

Como resultado. como um professor ou um chefe. Por isto. sem se importar com a opinião alheia. geralmente fazem tudo da maneira que acham mais confortável. Compreensão de embaraço e passo em falso . levando a pausas ou demoras desproporcionais e incômodas . Isto é válido principalmente em relação à forma de se vestir e aos cuidados com a própria aparência.pessoas com Síndrome de Asperger tendem a ser menos afetadas pela pressão dos semelhantes do que outras. e não intuição. Amor e rancor recíproco . Aspergers tendem a processar informações de relacionamentos muito mais lentamente do que o normal.pessoas com Síndrome de Asperger sentem-se forçosamente compelidas a corrigir erros. mesmo quando são cometidos por pessoas em posição de autoridade.como respondem às interações sociais com a razão. são incapazes de aplicar estes conceitos no nível emocional.Vestimenta e higiene pessoal . Lidar com críticas .como Aspergers reagem mais pragmaticamente do que emocionalmente. Velocidade e qualidade do processamento das relações sociais . suas expressões de afeto e rancor podem ser curtas e fracas.apesar do fato de pessoas com Síndrome de Asperger terem compreensão intelectual de constrangimento e gafes. podem parecer imprudentemente ofensivos.

Algumas vezes. em outros casos. Em qualquer caso. um foco quase obsessivo e uma memória impressionantemente boa para dados factuais (ocasionalmente. são normalmente um ou dois interesses de cada vez. portadores de SA freqüentemente manifestam argumentação extremamente sofisticada. Ao perseguir estes interesses. até memória recente). vão mudando a intervalos imprevisíveis. Hans Asperger chamava seus jovens pacientes de "pequenos professores" por que ele achava que seus pacientes tinham como compreensão um entendimento de seus campos de interesse assim como os professores universitários . os interesses são vitalícios.