Rio Tocantins

PROJETO VALE A PENA VERDE NOVO

2ª EDIÇÃO

Sumário Projeto Vale a Pena Verde Novo Ações em 2011 Lançamento Ações Rally Ecoaquático Passagem do Lageiro Incentivo a adubação orgânica Inclusão microcrédito ao pequeno produtor Apoio técnico agrônomo ao pequeno produto visando o desenvolvimento sustentável rural com foco na preservação ambiental Prefeitura Trabalhando Assistência social Saúde Infra estrutura Educação Esporte Apoio Eventos Dia Municipal da Juventude XIV Aniversário de Tupirama Festa da família Festa da Manga Ceia da Juventude Ações pra 2012 Formação: Equipe do Projeto Produtores rurais II trilha ecológica monitoramento Conscientização aos pequenos produtores Palestras .

os benefícios que o Projeto trará para a comunidade rural. parceiros . fauna e das matas . “A participação de todos é fundamental na execução das ações bem como na eficácia do mesmo. tendo como foco principal a educação ambiental.Projeto Vale a Pena Verde Novo ciliares. Estou confiante quanto aos resultados esperados e nos benefícios que em um futuro muito breve estaremos Todos desfrutando. A equipe responsável pelo Projeto Vele a Pena Vede Novo. o interesse de participação nas ações. para participarem do lançamento do mesmo na ocasião do aniversário da cidade no dia 26 de maio. na pessoa da Srª Francisca dos Santos Monteiro convidou Autoridades Municipais e Estaduais . Apontou as principais metas para 2011. assegurando o máximo de proteção a estes recursos essenciais para a vida. Órgãos de Proteção Ambiental e comunidade em geral. o apoio das iniciativas governamentais e privadas foram garantidas na ocasião e assinado termo simples de parceria por todos sintetizando assim. preservação de nascentes. O respaldo ao projeto. a conscientização e ação voltada para queimadas planejadas. desenvolvimento sustentável rural. desenvolvimento da agricultura com responsabilidade ambiental.

Ações do Projeto • Córrego Pulo Quero: A tempos a comunidade vê o córrego que lhes incutiu lembranças de infância. . quando se prontificavam a cuidar do quintal e não deixar o lixo descer para o leito do córrego . Sentimos nas conversas com os mesmos um interesse visível de recuperação do Córrego. Parceira do Projeto . A moradora Rosa no setor Pacífico Silva que nos recebeu muito bem em sua casa. Visitas ao córrego mostram sua condição atual mas. por falta de consciência quanto a não poluição e o não desmatamento . na pessoa do Júnior (fotos abaixo) Fizemos visitas aos ribeirinhos para conscientizar quanto a conservação e preservação no intuito de deixar a natureza com sua vasta e eterna sabedoria reorganizar suas margens e leito e fluxo. Através do Projeto Vale a Pena Verde com o apoio da ENGETEC . em outras edições da revista queremos com muito orgulho apresentar fotos com outras características . características estas com resultados positivos de recuperação. relatou lembranças cheias de sentimento pelo córrego e agradeceu pela iniciativa se colocando a disposição para o pouco que pudesse contribuir . histórias de lavadeiras supriu necessidades na enchente devastadora de 1980 e muitas diversões pouco a pouco deixar de existir .Engenharia Ambiental.

hoje a aparência muito melhor. Além da instalação dos tambores para lixo doados pela empresa. também fazemos trabalho de conscientização aos visitantes para a não poluição e uso dos depósitos de lixo.Passagem do Lageiro Com a parceria da Empresa Bunge Álcool e Açúcar de Pedro Afonso foi possível contribuir com limpeza do local muito visitado e que ora era cheio de lixo. pela equipe de limpeza urbana com o caminhão do lixo. e feita a coleta todas as segundas feiras. .

Apoio da Prefeitura Municipál . Realizamos o I Rally Ecoáquatico de Tupirama. CIPAMA.I Rally Ecoaquático Com Presença varia pessoas da comunidade . do Sr. com o propósito de promover Educação Ambiental. do Sec.Assessor Jurídico. da Agricultura Edmar Pereira Pinheiro. de Fazenda Lucidalva Breda Alves. do Depósito Brito na pessoa do proprietário Ormando Brito Alves. Para o ano de 2012 o tema é : SE TEM VERDE TEM VIDA. da Sec. Helisnatam Soares . . Levar educação Ambiental de uma forma divertida é muito prazeroso . de Planejamento José Martins de França. Turismo e Lazer na pessoa do Sr. A idéia é realizar a cada ano uma edição. do Senhor Pedro Iram – PIPES apoio fundamental e dos beneficiários do Projovem Adolescente que são de uma parceria inexplicável. NATURATINS. da Secretaria de Esportes. Grupo de jovens. Adolescentes do programa Projovem Adolescente foi realizado no dia 25 de outubro de 2011 o I Rally Ecoaquático de ações do Projeto Vale a Pena Verde Novo. do Sec. Edivaldo Pereira Pinheiro e funcionários. Turismo e Lazer para a comunidade.

Totos Rally 2011 .

como Trilha ecológica. visitas de conscientização nas escolas e domicílios entre outros relacionados ao meio ambiente.• Lançamento revista verde Na Oportunidade da Festa da Manga foi lançada a I Edição da Revista Verde onde foi feita a entrega grátis do exemplar para a comunidade que aproveitou o momento para folhear com muito entusiasmo as paginas da Revista. preservação e limpeza de córregos. Na edição estão divulgados os trabalhos realizados em 2010. .

Curso Negocio Certo Rural Agregando Ambientalmente correto em Andamento pessoas de 15 propriedades rurais deste município. O projeto visa formação e ação . . acreditando que é possível crescer juntos preservando o Meio Ambiente . estão recebendo o curso Negócio Certo Rural onde obtém conhecimentos administrativos nas várias áreas rural. graças a Parceria da prefeitura com o SEBRAE e o SENAR. focando também o manejo ambientalmente correto . leis ambientais e outros assuntos referentes.