You are on page 1of 13

CLONAGEM EM ORGANISMOS MULTICELULARES

CLONAGEM

Clonagem é a produção de indivíduos geneticamente iguais. É um processo de reprodução assexuada que resulta na obtenção de cópias geneticamente idênticas de um mesmo ser vivo.

Existem três técnicas desenvolvidas para se obter um clone: • Reprodução em laboratório • A partir de células somáticas • A partir de células embrionárias

REPRODUÇÃO EM LABORATÓRIO
Reproduz-se em laboratório um acontecimento natural, que é a reprodução vegetativa (mais comum em plantas), ou, no caso de animais como mamíferos, estimula-se em laboratório o surgimento de gêmeos monozigóticos.

A PARTIR DE CÉLULAS SOMÁTICAS
A transferência de uma célula somática está envolvida neste processo. Esta célula somática é introduzida, em uma célula retirada de um animal (ou humano), logo depois da ovulação. Após ter introduzido a célula somática, as duas células fundem. Ocasionalmente, a célula fundida começará a tornar-se como um embrião normal, produzindo a prole, colocandose no útero de uma "mãe de aluguel" para um desenvolvimento mais propício.

A OVELHA POLLY
Polly contém um gene humano, responsável pela produção de uma proteína humana em seu leite. Os cientistas retiraram um óvulo de uma ovelha e esvaziaram seu núcleo, a parte que contém o material genético. O DNA retirado de uma célula de outra ovelha adulta foi acrescido de um gene humano e implantado no óvulo. O embrião foi gerado a partir desse material. Implantado em uma outra ovelha, o embrião desenvolveu-se normalmente.

A PARTIR DE CÉLULAS EMBRIONÁRIAS
É a transferência do núcleo de uma célula de embrião de cinco dias, para um ovócito enucleado. Depois, o embrião em inicio de desenvolvimento foi implantado em uma “mãe de aluguel”.

• A possibilidade da clonagem, inclusive a humana, tem levado intensas discussões éticas.
• É importante frisar que não se clonam indivíduos, e sim genomas.

• Apesar de genotipicamente os indivídos sejam idênticos, os clones não terão exatamente os mesmos fenóticos por causa da ação do meio.

QUESTÃO A SER ANALISADA
O DNA mitocondrial, que pode conter alguns genes responsáveis por doenças. Se a clonagem for feita apenas com a transferência de núcleo do individuo a ser clonado para o ovócito desprovido de DNA nuclear, o DNA mitocondrial será o do ovócito e o clone não será completo por causa do material genético das mitocôndrias.

REFLEXÃO
• “Precisamos nos assegurar de que a dignidade humana não seja minada na busca do progresso humano. Proibir a clonagem humana ajudará a dirigir os empreendimentos comerciais médicos para pesquisas que beneficiarão os seres humanos, sem produzir, explorar e destruir nosso semelhante para ganhar esses benefícios. Criar uma vida humana com o único objetivo de se utilizar partes de seu corpo e destruí-la é a utilização mais injusta da clonagem humana”.