You are on page 1of 13

Fichamento: técnica de estudo

Você já leu algo muito importante em algum lugar ( ????) e nunca mais encontrou para ler novamente? .

Definição O fichamento é uma forma de investigar que se caracteriza pelo ato de fichar (registrar) todo o material necessário à compreensão de um texto ou tema.1. permitindo um fácil acesso aos dados fundamentais para a conclusão do trabalho. . É uma parte importante na organização da pesquisa.

que terá ao seu alcance as informações coletadas nas bibliotecas públicas ou privadas. na Internet. . por não conseguir memorizar todos os dados aos quais teve acesso.O fichamento facilitará a procura do pesquisador. evitando que consulte mais de uma vez a respeito de um determinado tema. ou mesmo em seu acervo particular.

Tipos de Fichamento a) Ficha bibliográfica por autor b) Ficha bibliográfica por assunto c) Ficha de transcrição (ou de citação d) Ficha de resumo ou comentário .

o título da obra. editora. . edição. local de publicação.a) Ficha bibliográfica por autor Anota-se: o nome do autor (na chamada). número do volume se houver mais de um e número de páginas. ano da publicação.

M. Local: Biblioteca Fortium .M. Metodologia do trabalho científico. E. ed.A. 4. LACKATOS.Exemplo: Referência: MARCONI. 1995. 214 p. São Paulo: Atlas.

.92). sendo que desta vez o assunto deve estar encabeçando a ficha (na chamada)” (MOTA apud CRUZ. As instruções indicadas no item anterior repetem-se aqui. p. 2004. RIBEIRO.b) Ficha bibliográfica por assunto “Esse tipo de fichamento é mais fácil de trabalhar.

M.A. 1995. 214 p. Local: Biblioteca Fortium .M.Exemplo Conhecimento científico Referência: MARCONI. LACKATOS. ed. São Paulo: Atlas. E. 4. Metodologia do trabalho científico.

.c) Ficha de transcrição (ou de citação Este tipo de fichamento serve para que o pesquisador selecione as passagens que achar mais interessantes no decorrer da obra. É necessário que seja reproduzido fielmente o texto do autor (cópia literal).

p. Uma das diferenças é quanto à condição ou possibilidade de se comprovar o conhecimento que se adquire no trato direto com as coisas e o ser humano”. ed. mas o que os diferencia é a forma. E. “O conhecimento popular e o científico possui objetivo comum. Metodologia do trabalho científico.A. Local: Biblioteca Fortium . (1995. M. 4.10). LACKATOS. 1995.Exemplo Título: Metodologia Científica Título do texto: Ciência e conhecimento Científico Referência: MARCONI. São Paulo: Atlas. o modo e os instrumentos do „conhecer‟.M.

A ficha de resumo deve ser breve e redigida com as próprias palavras. não precisando obedecer a estrutura da obra . .d) Ficha de resumo ou comentário Você pode utilizar esse tipo de ficha para expor. as principais idéias do autor ou também para sintetizar as idéias principais de um texto ou de uma aula. abreviadamente.

tabela. 4. M.M.A.Exemplo Título: Metodologia Científica Título do texto: Ciência e conhecimento Científico Subtítulo: Conhecimento científico Referência: MARCONI. 1995. que são importantes e que compõem a obra. gráfico. LACKATOS. Observação: falar de algum apêndice. ed. São Paulo: Atlas.. O conhecimento científico se caracteriza pela possibilidade de se comprovar os dados obtidos nas investigações acerca dos objetos. Local: Biblioteca Fortium . (p. Ideação: Após a leitura da obra em referência chega-se ao posicionamento.. E. 10). Metodologia do trabalho científico.