Etnografia

“Let us never cease from thinking – what is this „civilization‟ in which we find ourselves? What are these ceremonies and why should we take part in them? What in short is it leading us, the procession of the sons of educated men?”
Virginia Woolf

A etnografia como uma abordagem de investigação científica
Etnografia Pesquisas qualitativas; Análise holística ou dialética da cultura entendida; Atores sociais com participação ativa, dinâmica e modificadora; Desenvolver a reflexão sobre o pesquisar.

Contribui para a significação do universo pesquisado.Etnografia Guiada preponderantemente pelo senso questionador do etnógrafo. Técnicas não seguem padrões rígidos. são criadas de acordo com a realidade do trabalho de campo. .

Objetivo: revelar o significado cotidiano no qual as pessoas agem e encontrar o significado das suas ações.Exige constante reflexão e reestruturação do processo de questionamento do pesquisador. pesquisa analítica. . observação participante. Também conhecida como: pesquisa social. pesquisa interpretativa. Estudo das formas costumeiras de viver de um grupo particular de pessoas associadas de alguma maneira.

O pesquisador deve entender e validar o significado das ações de forma que este seja o mais representativo possível do significado que as próprias pessoas pesquisadas dariam à mesma ação.Tanto a etnografia mais tradicional quanto a mais moderna envolvem longos períodos de observação. evento ou situação interpretada. .

Significado da etnografia aplicada à pesquisa social e educacional → distinção entre etnologia e etnografia. caracteriza-se por incorporar a REFLEXIVIDADE na análise da ação.Significado de etnografia A etnografia assume o seu significado a partir do interacionismo simbólico. . Interacionismo simbólico: uma das principais escolas de pensamento da sociologia.

.Pontos em comum: o interesse comparativo e a conexão histórica que possuem.

ETNOLOGIA Etnologia: termo originário do século XIX para designar estudos comparativos dos modos de vida dos seres humanos Início do século XIX: questão do desenvolvimento histórico Questão da diversidade + colonialismo. descoberta de novas sociedades .

.Desse contexto emerge o interesse por estudos comparativos. Etnologia – primeiramente em estudos antropológicos ingleses. 50-60 anos antes da etnografia.

introduzindo a etnografia . descrevendo sociedades exóticas Estudo de caso descrevendo os modos de vida desses “povos exóticos”.Etnografia Final do século XIX e início do século XX Tentativa de uma observação mais holística dos modos de vida das pessoas Encontrada primeiramente em livros de viagem.

latinos. termo para designar os outros povos que não eram gregos – persas. etnologia é o estudo sistemático ou científico sobre o outro.Etnologia Etno do gredo etnoe. egípcios. sob o aspecto cultural. A palavra grega elenoe designava o povo grego e etnoe todos os outros povos. O estudo comparativo sistemático da variedade de outros povos diferentes do nosso. Portanto. das populações primitivas . A parte log(o) da palavra significa saber sobre. Etnologia é o ramo da antropologia cultural que estuda a cultura dos povos naturais. é o estudo e o conhecimento. estudo científico sobre.

escrever sobre um tipo particular – um etno ou uma sociedade em particular. é a forma de descrição da cultura material de um determinado povo. Etnografia é a especialidade da antropologia que tem por fim o estudo e a descrição dos povos. A etnografia é parte integrante da etnologia. sua língua. . raça. eles escreviam todos os tipos de informações sobre os outros povos por eles desconhecidos. religião e manifestações materiais de suas atividades.Etnografia Grafia vem do grego graf(o) e significa escrever sobre. Antes de investigadores iniciarem estudos mais sistemáticos sobre uma determinada sociedade.

ações e contextos são produzidos. a mais completa possível. sobre o que um grupo particular de pessoas faz e o significado das perspectivas imediatas que eles têm do que eles fazem Objeto da etnografia: conjunto de significantes em termos dos quais os eventos. percebidos e interpretados Etnografia é a escrita do visível . fatos.Etnografia Preocupação da etnografia: obter uma descrição densa.

os fatos sociais que ocorrem nesse contexto . o etnógrafo tenta estudar o todo dessa sociedade.Depende das qualidades de observação. de sensibilidade ao outro. do conhecimento sobre o contexto estudado. do evento social e da interação grupal que nos propomos investigar Ao estudar uma sociedade. da inteligência e da imaginação científica do etnógrafo Tradicionalmente fazemos comparações entre a nossa própria cultura e a de outros povos O interesse comparativo na etnografia é aliado ao interesse na descrição holística da cena.

ao mesmo tempo em que se dá ênfase ao estudo das relações sociais em grupo como um todo holisticamente (Lutz.Microanálise etnográfica Estuda particularmente um evento ou parte dele. 1983) Preocupação com o interesse dos atores sociais na escolha de uma determinada forma de comportamento e qual o significado dessa escolha Enfatiza-se o significado da interação como um todo: a relação entre a cena imediata da interação social de um grupo + o significado do fato social ocorrido em grandes contextos. Exemplo: cultura da sala de aula → cultura da escola → cultura das escolas em geral .

1992) . especialmente a relação professor-aluno. podem contribuir para o entendimento sobre os processos de exclusão escolar nas séries iniciais do Ensino Fundamental. (Mattos. professore e diretores da escola. 3) políticos e administradores do sistema educacional. 2) pais.Exemplos de trabalhos etnográficos Após a realização de estudos macroanalíticos sobre as percepções em relação ao fracasso escolar entre três grupos: 1) jovens multirrepetentes e excluídos. a pesquisadora destacou um estudo microanalítico de uma sala de aula para ilustrar como as relações intraescolares.

Microanálise etnográfica: 1º) obsevação. culminando com um estudo de caso de uma delas. descrito através de uma microanálise. que represente o todo do processo estudado Observou-se durante dois anos duas comunidades. 1992) . 2º) particularização de um fato microanaliticamente relevante. onde detalhes da interação professora e alunos tornaram-se parte significativa do contexto da sala de aula e do tipo de interação existente. visitas sistemáticas foram realizadas em classes com dificuldades de aprendizagem. Duas classes foram selecionadas para um estudo mais detalhado. (Mattos.

olhando a comunidade como um todo até poder destacar uma particularidade generalizável desse contexto que possa ser estudada microanaliticamente .O pesquisador deve partir do contexto maior.

Conclusão A pesquisa etnográfica visa a compreensão da cultura de um grupo de pessoas com o objetivo de entender os motivos de determinado tipo de comportamento. ou seja. a observação e a entrevista como métodos e intrumentos de pesquisa. Envolve a imersão. retirados de contextos reais . de dados empíricos. a convivência. O papel do cientista / investigador na pesquisa etnográfica é de intérprete da realidade que ele está observando.

Entrevistas intensivas. Perspectiva teórica (enfoque). 3 dimensões: institucional/organizacional Envolve aspectos referentes ao contexto da prática escolar .O estudo cotidiano e as dimensões da prática educativa Observação participante.

Instrucional/ pedagógica Abrange todas as situações de ensino onde se dá o encontro professor-alunoconhecimento Histórica/ filosófica/ epistemológica Pressupostos subjacentes à prática educativa .

Exemplos de pesquisa Etnográfica: Conhecer o trabalho de professoras que estavam obtendo sucesso na alfabetização de crianças da Escola Pública. . apesar dos limites de suas condições de trabalho e formação. Verificar o tipo de prática pedagógica que interfere de forma positiva no desempenho escolar das crianças das camadas populares.

atentando mais para os movimentos de dominação-resistência que nele estão presentes. .Análise das relações sociais expressas no cotidiano escolar.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful