You are on page 1of 23

ESTÉTICA NEGRA:CABELOS E

IDENTIDADE ÉTNICACULTURAL

Diáspora Africana no Brasil
• • • • • • • • • Retirada compulsivamente do continente africano; Diferentes etnias (língua, território, culturas diferentes); Composição genética diferente; Espalhada por diferentes regiões do Brasil; Nivelados pela cor da pele; Hábitos e costumes vão sendo transformados e incorporados no cotidiano; Produz novas identidades étnicas; Desconsidera a diversidade genética africana (formato do crânio, nariz, boca, tom de pele); São percebidos como um conjunto único denominado negro;

beleza física (Silveira Bueno). Almeida . familiares e cotidianas. Resgatar pela estética memórias ancestrais. especialmente o crespo. F. . tribalismo ou ameaça (Maria C. Estética Negra: Pensar no corpo negro diferentemente de desejo. na natureza e na arte. ciência que trata do belo.ESTÉTICA: filosofia grega das belas artes.Estética negra). Estética Negra a partir do e para o cabelo negro.

ORI – CONTINUIDADE DA TRADIÇÃO .

TRADIÇÃO SANKOFA: SÍMBOLO ADINKRA QUE REPRESENTA A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM DO E COM O PASSADO .

REVERÊNCIA .

nos diversos povos. + LUGAR DO CONHECIMENTO E DA INSTRUÇÃO. + LUGAR DA INDEPENDÊNCIA E LIBERDADE. + LUGAR DA PAZ E DA HARMONIA. + LUGAR DA MEMÓRIA ANCESTRAL. + LUGAR DA MUDANÇA.• ORI . + LUGAR MAIS IMPORTANTE DO SER. + LUGAR DA FORÇA E RESISTÊNCIA. + LUGAR DE PROTEÇÃO E CUIDADO. + LUGAR ONDE SE ASSENTA O AXÉ. . + LUGAR DO SAGRADO E TAMBÉM DO PROFANO.

“A cabeça e tudo o que ela representa.Penteado Afro:Cultura. Fagundes . relaciona pessoas com os mitos criadores e identifica e distingue os povos e sociedades”(Rafaela M. . (Raul Lody-Cabelos de Axé-identidade e resistência). ancestral e contemporâneo. une o mundo contemporâneo à ancestralidade. Define a identidade e traduz o sentimento de pertencer a um grupo”.“A cabeça é território livre. dinâmico e tradicional. identidade e profissão).

CONTINUIDADE A RELIGIOSIDADE NEGRA MANTÉM VIVA A TRADIÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA E O RESPEITO AO ORI. .

idade. Saber lidar ou não com ele também determina como é aceito na sociedade. -origem.Pela tradição africana o cabelo faz parte de um complexo sistema de linguagem.identidade étnica.riqueza. Significado social do cabelo Assumir o cabelo negro é assumir seu papel na sociedade! O conceito de estética bela para os cabelos crespos é construído a partir de interações sociais ( Tanimara Elias santosMulheres e Cabelos Trançados: figuras de resistência).etc.ritual religioso. -religião. Indica: -Posição social.Penteado Afro:Cultura. . Fagundes . . . identidade e profissão). . . -Estado civil. (Rafaela M.

. comércio e cabelos crespos: Cortes para DOMAR cabelos cacheados..00. Cabelo crespo tem solução! . Infinitos nomes e variedades surgiram com o intuito de alisar cabelos mais REBELDES do que préalolescentes com acne. O melhor sistema é o americano que custa cerca de 250.Mídia. A raiz deve ser retocada a cada 60 dias”. Cabelos crespos e bonitos não é tarefa fácil. “ O alisamento é a preferência entre as afro-brasileiras.

deixa Deixa. deixa a madeixa balançar” ( Chico César). branco Se eu quero pixaim. deixa se eu quero cobrir. deixa se eu quero assanhar. deixa se eu quero enrolar. .“ Respeitem meus cabelos.

..Cabelos afros..