You are on page 1of 16

Consequncias do uso das DROGAS:

Herona e cocana: como provocam alteraes profundas no sistema nervoso central, podem levar morte por depresso respiratria (herona) e por ataque cardaco (cocana), Causam ainda convulso, crises de hipertenso, hemorragia cerebral, etc.;

Crack: seu quadro um agravamento da cocana, pois derivado;


lcool: geralmente o coma alcolico provoca morte se o indivduo no for atendido, e mais freqente quando se misturam lcool e calmantes, principalmente barbitricos. pelo vmito, porm, o alcoolizado pode eliminar o excesso de lcool de seu organismo e acabar dormindo antes de chegar dose letal;

Barbitricos: provocando uma depresso (diminuio) da atividade cerebral, de maneira generalizada, induz a uma sedao inicial; o aumento da dose leva ao coma e depois morte; Codena: est presente em xaropes infantis, como o Belacodid, Setux, etc. Podem ocorrer intoxicaes acidentais principalmente em crianas, apresentando torpor, sonolncia, miose (pupila contrada), reflexos diminudos, pele fria, depresso respiratria, coma e morte. Crianas de dois e trs anos no tm ainda formados os mecanismos da barreira protetora do crebro, por isso so mais vulnerveis aos psicotrpicos que os adultos; Morfina: apresenta um quadro semelhante ao da codena, porm muito mais intenso e grave. A morte previsvel pelo uso abusivo. Os morfinmanos sabem desse risco, que alis, muito diferente das intoxicaes codenicas infantis.

No use drogas se no ...

Mtodos usadas para a cura do

viciado:

Existe tratamento para a cura do viciado, o caso do tratamento para os dependentes de herona, feito em regime hospitalar. Para que o usurio no sofra a sndrome de abstinncia, os mdicos administram-lhe a metadona, que se encaixa bioquimicamente no organismo, como se fosse herona, "enganando-o". A metadona tem a grande vantagem de no produzir dependncia fsica nem psicolgica. Mas esse um caso particular. Normalmente, no existem remdio especficos contra o mecanismo do vcio.

Cada droga requer um tratamento especial:

A psicoterapia mais indicada que qualquer medicao, pois so importantes em todas as etapas do envolvimento com a droga, pois atuam nos valores pessoais, na filosofia de vida de cada um, resolvem os conflitos e modificam a postura do indivduo perante a droga. Tudo isso favorece o entendimento do vcio, de modo que o drogado tenha foras para enfrenta e solucionar a questo. Mesmo quando o tratamento biolgico (internao para desintoxicao), a ajuda das terapias psicolgicas importantssima para que a pessoa compreenda tudo o que est acontecendo com ela.

os viciados ajude eles precisam mais que voc:

Drogas que viciam :


As drogas que viciam rapidamente so: morfina, herona, crack, cocana, barbitricos, etc. O lcool pode tambm viciar rapidamente uma pessoa, porm suas conseqncia levam muito tempo para se manifestar. Muitas drogas podem provocar a overdose.

Tipos de Drogas :Drogas


estimulantes
As drogas estimulantes mais conhecidas so as anfetaminas, a cocana e seus derivados. As anfetaminas podem ser ingeridas, injetadas ou inaladas. Sua ao dura cerca de quatro horas e os principais efeitos so a sensao de grande fora e iniciativa, excitao, euforia e insnia. Em pouco tempo, o organismo passa a ser tolerante substncia, exigindo doses cada vez maiores. A mdio prazo, a droga pode produzir tremores, inquietude, desidratao da mucosa (boca e nariz principalmente), taquicardia, efeitos psicticos e dependncia psicolgica.

A cocana :
A cocana tambm pode ser inalada, ingerida ou injetada. A durao dos efeitos varia, as a chamada euforia breve persiste por 15 a 30 minutos, em mdia. Nos primeiros minutos, o usurio tem alucinaes agradveis, euforia, sensao de fora muscular e mental. Os batimentos cardacos ficam acelerados, a respirao torna-se irregular e surge um quadro de grande excitao. Depois, ele pode ser nuseas e insnia. Segundo os especialistas, em pessoas que tm problemas psiquitricos, o uso de cocana pode desencadear surtos paranides, crises psicticas e condutas perigosas a ele prprio ou a terceiros. Fisicamente, a inalao deixa leses graves no nariz e a injeo deixa marcas de picada e o risco de contaminao por outras doenas (DST/AIDS). Em todas as suas formas, causa sria dependncia, sendo o crack o principal vilo.

Drogas depressoras:
No conjunto das drogas depressoras, as mais conhecidas so o lcool, os sonferos a cola de sapateiro, os remdios ansiolticos e antidepressivos (barbitricos) e seus derivados. Seu principal efeito retardar o funcionamento do organismo, tornando todas as funes metablicas mais lentas.

antidepressivos, sonferos e ansiolticos :


Outra preocupao constante dos mdicos o uso abusivo dos antidepressivos, sonferos e ansiolticos (barbitricos). Para pessoas que tm doenas psiquitricas, como as depresses e os distrbios de ansiedade, estas drogas so extremamente importantes, pois o tratamento adequado atenua o mal-estar e permite que o indivduo leve uma vida normal. No entanto, s um mdico capaz de identificar quem deve usar e em que dosagem. Como o prprio nome indica, os antidepressivos aliviam a ansiedade e a tenso mental, mas causam danos memria, diminuio dos reflexos e da funo cardiorrespiratria, sonolncia e alteraes na capacidade de juzo e raciocnio. A conduta do usurio muito parecida com a do dependente alcolico. Em pouco tempo, estas drogas causam dependncia, confuso, irritabilidade e srias perturbaes mentais.

Drogas perturbadoras
Alucingenos :
As drogas alucingenas mais comuns so a maconha, o haxixe, o LSD, os cogumelos e o ecstasy. Com o nome de drogas alucingenas denomina-se um conjunto de substncias naturais ou sintticas capazes de atuar sobre o sistema nervoso de uma forma ainda no muito bem conhecida. A classificao mais consensualmente aceita para tal classe de substncias psicoativas foi proposta por Jean Delay que as classifica como Dislpticas (modificadoras) em oposio aos compostos moleculares ou molculas cujo efeito pode ser considerado como Lpticos (estimulantes) e Analpticos (depressores).

maconha e o haxixe:
A maconha e o haxixe so usadas em forma de cigarro (tambm pode ser cheirada ou ingerida). Seu efeito dura entre uma e seis horas. Inicialmente, o usurio tem a sensao de maior conscincia e desinibio. Ele comea a falar demais, rir sem motivo e ter acessos de euforia. Porm, ele pode perder a noo de espao (os ambientes parecem maiores ou menores) e a memria recente, alm de apresentar um aumento considervel do apetite (larica). A maconha costuma afetar consideravelmente os olhos, que ficam vermelhos e injetados. Com o tempo, pode causar conjuntivite, bronquite e dependncia. Em excesso, pode produzir efeitos paranicos e pode ativar episdios esquizofrnicos em pacientes psicticos.

O LSD :
O LSD encontrado em tabletes, cpsulas ou lquido e ingerido. Sua ao dura entre 10 e 12 horas. Inicialmente, a droga intensifica as percepes sensoriais, principalmente a viso, e produz alucinaes. Com o tempo, pode causar danos cromossmicos srios, alm de intensificar as tendncias psictica, ansiedade, ao pnico e ao suicdio, pois gera um medo enlouquecedor. O usurio costuma dizer que ouve, toca ou enxerga cores e sons estranhos; fala coisas desconexas e tem um considervel aumento da pupila.

o cogumelo:
J o cogumelo, geralmente, ingerido em forma de ch. Seu efeito dura cerca de seis a oito horas, propiciando relaxamento muscular, nuseas e dores de cabea, seguidos de alucinaes visuais e auditivas. A mdio prazo, no se conhecem seus efeitos sobre o organismo. Seus sintomas so muito parecidos com os do LSD.

o Ecstasy :
Mais recentemente, surgiu no mercado das drogas o Ecstasy, um comprimido que vem sendo comercializado cada vez mais em todo o mundo. Seus efeitos tambm so alucingenos, como no caso do LSD e a dependncia inevitvel. Para curar a maioria das doenas das drogas usa-se um mtodo que favorece o entendimento do vcio, de modo que o drogado tenha foras para enfrenta e solucionar a questo. Mesmo quando o tratamento biolgico (internao para desintoxicao), a ajuda das terapias psicolgicas importantssima para que a pessoa compreenda tudo o que est acontecendo com ela.

FIM

You might also like