You are on page 1of 6

Registos de Língua

AA

Cada emissor utiliza o registo de língua segundo:
► a situação em que se encontra;

► o recetor da sua mensagem;
► a sua cultura;

► a sua idade.

Registo Literário

Registo cuidado

- desvios semânticos e sintáticos intencionados; - figuras de estilo; - conotação; - polissemia; - a representação pela imagem; - o aproveitamento significativo do ritmo e das sonoridades; - a modalização. - vocabulário rebuscado, concreto e abstrato; - sintaxe de complexidade elaborada; - frases sentenciosas; - citações eruditas...; (..) - vocabulário reduzido; - sintaxe simplificada; - expressões pitorescas; - uso frequente de interjeições; - dicção usual.

(registo corrente, linguagem padrão)

Registo familiar

- vocabulário corrente, afetivo e pouco abstrato; - sintaxe simplificada, direta; - frases curtas, inacabadas; - interjeições, apartes frequentes, vocativos...; - frases de tipo exclamativo e/ou interrogativo; - expressões sugestivas; - explicitação da intimidade; (…) - vocabulário muito escasso e concreto; - sintaxe descuidada; - frases inacabadas; (...)

Registo popular

Gíria

A gíria é uma variedade linguística própria de certos grupos socioprofissionais. É uma forma exagerada do uso familiar confinado a certos meios sociais.

Calão

Pode considerar-se um caso particular de gíria. Apresenta-se como reflexo de uma situação particular e marginalizada, com utilização de palavras mais ou menos grosseiras. Nos dicionários, designam-se como regionalismos os vocábulos e expressões que se confinam a variantes regionais. Alguns exemplos de regionalismos portugueses: morcão = indivíduo bisonho; aigue = águia-real; abondar = ser suficiente; adua = rebanho de animais de vários donos, pastagem comum, quinhão de águas de rega.

Regionalismos

Linguagens socioprofissionais

É utilizada por aqueles que estão ligados a uma atividade profissional ou cultural (médicos, marinheiros, operários especializados, advogados, etc.). É uma linguagem caracterizada por uma terminologia própria, precisa e exata.

Identifica os registos de língua predominantes nos excertos apresentados, fazendo o levantamento das respetivas marcas.
"Apontou o armário e pediu que o abríssemos. Bem para além do espanto, se revelavam os vestidos envelhecidos que meu pai lhe ofertara. Bastou, porém, a brisa da porta se abrindo para que os vestidos se desfizessem em pó e, como cinzas, se enevoassem pelo chão. Apenas os cabides balançavam, esqueletos sem corpo.” Mia Couto, "Inundação" in Pública, n°. 331 "Na quarta-feira passada, o correspondente da Focus em Los Angeles, Nuno Guerreiro, telefonou-me para ler um curto telegrama da agência de notícias UPI: um filme mexicano, com estreia prevista para dias depois, estava a causar um grande escândalo no México, com a Igreja Católica ameaçando boicote. (...) 'Sabes como se chama o filme? El Crimen dei Padre Amaro.” In Focus, n° 149 "Era uma vez um rapaz que foi embarcar não sei agora para onde; chegou a uma estalagem; perguntou se havia que comer; a dona da estalagem disse-lhe que não tinha senão ovos cozidos e ele respondeu-lhe: «Pois ponha cá um vintém deles». Comeu os ovos; deu-lhe um pinto para trocar; ela disse-lhe que não tinha troco: «Quando você por aqui passar me pagará». In Contos Populares Portugueses

Fim