You are on page 1of 30

Fatores que originam as diferentes formas do litoral
 A natureza das rochas;  O movimento das águas oceânicas;  A ação dos rios;  As características dos fundos marinhos;  A ação do homem.

Fatores que originam as diferentes formas do litoral
 A natureza das rocha é dos fatores mais

importantes.

ROCHA Dura
(granito, xisto, calcário) Predomina a costa alta

Branda
(areia ou argila) Predomina a costa baixa

.Movimentos de águas oceânicas  Correntes marítimas.resultam da ação dos ventos e do movimento de rotação.

.são as alterações do nível das águas do mar (maré cheia ou maré baixa) causadas pela interferência gravitacional da Lua e do Sol.Movimentos de águas marítimas  Marés.

movimentos ondulatórios .São os principais agentes modeladores do litoral.Provocam a abrasão marinha . .Movimentos de águas marítimas  Ondas.

geralmente arenosa. de acordo com o relevo litoral e as rochas que o compõem:  Costa alta e rochosa. com arribas escarpadas.  Costa baixa.A linha de costa portuguesa apresenta aspeto diferente de lugar para lugar. .

Costa Alta A costa alta e rochosa. as arribas recuam e deixam atrás de si uma superfície de abrasão marinha. Com a ação erosiva. A construção sobre as arribas são perigosas devido ao seu abatimento. com arribas escarpadas. .

.As ondas escavam a base da arriba. Esta torna-se instável devido à perda de base de sustentação. A . C .Essa instabilidade origina a fragmentação e queda de blocos. uma plataforma de abrasão.Assim. desenvolvendo-se na sua base (entre o mar e a arriba). a arriba vai recuando. B .EVOLUÇÃO DE UMA ARRIBA Quando o mar contacta com o litoral em zona de costa de arriba dão-se fenómenos de recuo da arriba.

. a ação erosiva do mar tem vindo a destruir muitas áreas de praia .Costa Baixa -É geralmente arenosa -É pouco estável.

FORMAS QUE RESULTAM DA Acumulação Erosão -Praias -Dunas -Restingas ou cordões -Deltas -Tômbolos -Plataformas de abrasão -Arribas -Cabos -Baias ou enseadas .AS FORMAS DE RELEVO COSTEIRO As formas de relevo litorais resultam da predominância da erosão marinha e outras da acumulação de sedimentos.

.

GOLFO E PENÍNSULA Golfo é uma porção de água que avança em terra firme. desenha no litoral uma curva muito ampla. O golfo é uma baía de grandes dimensões. . Península é uma extensão de terra rodeada de mar por todos os lados menos por um.

OS CABOS E AS DUNAS Cabos (A) – Formações rochosas mais resistentes que se projectam no mar. . salientando-se em relação à costa. em forma de montes. As dunas não são mais do que cordões de areia. São elevações móveis. normalmente paralelos à costa. Dunas (B) – Formam-se devido à areia transportada pelo vento para a parte superior da praia.

É uma reentrância da costa bem aberta em direcção ao mar. Formam-se quando existem formações rochosas menos duras que permitem a penetração do mar. .BAíA OU ENSEADA É uma porção de mar ou oceano rodeada por terra.

EXEMPLO DE UMA BAÍA .

O Estuário mais importante de Portugal é o do rio Tejo. Os rios transportam uma quantidade importante de sedimentos. um Estuário. Forma-se assim.ESTUÁRIOS Forma de relevo que resulta de uma ação conjunta entre os rios e o oceano. invandem a parte inferior do vale do rio e vão progressivamente arrastando os aluviões para o mar. mas se as marés forem suficientemente fortes. .

ESTUÁRIO DO RIO TEJO .

de maior dureza. .ARCOS E FARILHÕES Arcos (A) – Forma-se quando se unem grutas de ambos os lados de um cabo ou promontório. Farilhão (B) – Quando a ponte de um arco cai. deixa do mar uma rocha isolada.

. Em Portugal existe este tipo de acidente litoral: o tômbolo de Peniche. Esses sedimentos são transportados pelas correntes marítimas que depositam-se em resultado da perda de velocidade das correntes marítimas. entre o continente e a antiga ilha. Os sedimentos depositados formam um cordão .TÔMBOLO Um tômbolo resulta da acumulação de sedimentos arenosos.istmo.

O TÔMBOLO ISTMO .

. Quando duas restingas se juntam forma-se uma barreira (ilha) de areia. Essa deposição de sedimentos faz-se junto da linha de costa em estreitas faixas arenosas que penetram pelo mar dentro. a “ria formosa” de Faro é o exemplo de cordões que acabam por formar ilhas barreira arenosas. Em Portugal.RESTINGAS OU CORDÕES Os cordões de areia forma-se em resultado da deposição de materiais transportados pelas correntes marítimas.

A “RIA FORMOSA” .FARO CORDÕES DE AREIA .

. . dando origem aos deltas.DELTAS Quando as marés não têm força suficiente para transportar os sedimentos ou aluviões estes vãose acumulando na desembocadura dos rios. os Deltas têm forma de leque. O delta mais conhecido é o Delta do Nilo. obrigando-os a dividir-se em vários ramos. Em geral.

os quais foram formando um cordão litoral paralelo à linha de costa. resultou da acumulação de sedimentos de origem marinha e fluvial (rio Vouga). uma laguna separada do mar por varios cordões arenosos restinga.O HAFF-DELTA DE AVEIRO A “ria de Aveiro (haff-delta). impedindo o contacto do rio com o mar. O haff-delta de Aveiro é pois. .

PROBLEMAS DO ESPAÇO LITORAL .

preservando o ambiente e os recursos naturais. sendo necessário espaço para novas infraestruturas SOLUÇÕES ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO Deve-se estudar o espaço e aplicar planos com políticas de desenvolvimento económico-social e ambiental. .SUPERPOVOAMENTO Mais e melhor emprego atrai muita população.PROBLEMAS DO ESPAÇO LITORAL PROBLEMAS . Assim. o crescimento poderá fazer-se de forma harmoniosa.

é uma boa resposta à poluição.PROBLEMAS DO ESPAÇO LITORAL PROBLEMAS – POLUIÇÃO SOLUÇÕES – LUTA ANTIPOLUIÇÃO Implementar o tratamento das águas residuais nas cidades. não desperdiçar. . de uma maneira geral. agricultura e indústria. promover a reutilização e a reciclagem de materiais e.

o excesso de construção junto à linha de costa. A colocação de redes e plantas nas áreas dunares. com a destruição de dunas e outros relevos litorais. acelera a erosão marinha. SOLUÇÕES – OBRAS DE PROTECÇÃO Proteger as praias com esporões de rocha ou de betão permite diminuir a erosão nas praias.PROBLEMAS DO ESPAÇO LITORAL PROBLEMAS – EROSÃO Apesar da erosão costeira ser um fenómeno natural. assim como o controlo da circulação e da construção. . ajudam a fixar as dunas.

SOLUÇÕES – ÁREA PROTEGIDA (PARQUES NATUARAIS) As áreas protegidas e. . cada vez maior.PROBLEMAS DO ESPAÇO LITORAL PROBLEMAS – DESTRUIÇÃO DE HABITATS MARINHOS A procura. de espaços para o turismo balnear e o lazer originou muita destruição nos ambientes húmidos marinhos. Essa agressão põe em risco a biodiversidade. impõem regras que evitam a degradação dos ecossistemas e a extinção de muitas espécies. em particular. os parques e reservas naturais.