You are on page 1of 156

E O ADORADOR

E me faro um santurio, para que eu habite no meio deles. Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernculo, e para modelo de todos os seus mveis, assim mesmo o fareis. ( Ex. 25: 8 - 9 )

os quais servem quilo que figura e sombra das coisas celestiais, como Moiss foi divinamente avisado, quando estava para construir o tabernculo; porque lhe foi dito: Olha, faze conforme o modelo que no monte se te mostrou. ( Hb. 8: 5 )

E esta a oferta alada que tomareis deles: ouro, prata, bronze, estofo azul, prpura, carmesim, linho fino, plos de cabras, peles de carneiros tintas de vermelho, peles de golfinhos,...

...madeira de accia, azeite para a luz, especiarias para o leo da uno e para o incenso aromtico, pedras de nix, e pedras de engaste para o fode e para o peitoral. ( Ex. 25: 3 - 7 )

Ouro Ele divino; Prata Ele o

Redentor; Bronze Ele veio e sofreu.

Azul a cor do cu representa Jesus, o Filho de Deus;

Prpura a cor da realeza representa Jesus, o Rei;

Carmesim a cor do sangue representa Jesus, o Salvador do mundo;

Linho fino branco a cor da pureza representa Jesus, o Homem Perfeito

Essas quatro cores vo de encontro aos Evangelhos

O Azul, fala da divindade de Jesus, Ele o Filho de Deus apresentado no Evangelho de Joo

Prpura, fala da realeza de Jesus, Ele o Rei apresentado no Evangelho de Mateus.

Vermelho carmesim, fala de Jesus como o nosso Redentor apresentado no Evangelho de Lucas

Branco linho fino fala de Jesus como Homem Perfeito apresentado no Evangelho de Marcos

Pelo de cabra o profeta Pele de carneiro tingida de vermelho - o sangue do cordeiro derramado Pele de texugos ausncia de beleza - Is. 53 Madeira de Accia carne incorruptvel Sl. 16: 10

Especiarias para o azeite da uno e para o incenso aromtico ... Isto fala de adorao

Mas vs sois a gerao eleita, o sacerdcio real, a nao santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; ( 1Pe. 2: 9 )

pelo caminho que ele nos inaugurou, caminho novo e vivo, atravs do vu, isto , da sua carne, Hb. 10:20

Adorao fruto de um relacionamento ntimo. No se pode adorar aquele a quem no se conhece. S podemos adorar quele a quem amamos.

Mas, segundo a Palavra, prrequisito do amor a Deus o amor ao prximo. Se algum diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmo, mentiroso. Pois quem no ama a seu irmo, ao qual viu, no pode amar a Deus, a quem no viu. 21 E dele temos este mandamento, que quem ama a Deus ame tambm a seu irmo. 1Jo. 4: 20 - 21

impossvel adorar aquele com quem no se tenha um relacionamento ntimo. A adorao fruto de lbios que confessam o Nome de Jesus. ( Hb. 13: 15 )

A primeira reao de algum que conheceu ao Senhor Jesus ador-Lo pelo que Ele faz!
O chefe da sinagoga Mt. 9:

18 A mulher curada de fluxo de sangue Mc. 5: 33

A mulher cuja filha era

endemoninhada Mc. 7: 25 Simo ao ser chamado por Jesus Lc. 5: 8 O leproso Lc. 5: 12 O cego de nascena curado Jo. 9: 38

Agora comeamos a perceber como realmente somos. Deus nos criou almas viventes ( Gn. 2: 7 ). Ns samos de dentro Dele. Quando Ele soprou em Ado o flego da vida, Ele estava dando a Ado da Sua prpria essncia, do Seu Esprito. Por isso somos seres espirituais. Mas, Ele nos deu uma alma e um corpo. ( 1Ts. 5: 23 )

partir desse momento comeamos a visualizar as diferentes formas que utilizamos para adorar a Deus desde que O conhecemos: a esfera do corpo, a esfera da alma e a esfera do esprito.

A esfera do corpo: servio A esfera da alma: mente, vontade e emoes A esfera do esprito: entrega total

Este o primeiro momento na adorao Cnticos de Comunho

Logo que entramos no convvio com Ele, Ele comea a revelar-se a ns.

O relacionamento comea a crescer e conforme a necessidade que temos Dele, Ele se revela. Assim, em determinados momentos Ele ser El Shamah o Deus presente; em outros momentos, Ele ser Adonai - o Senhor dos exrcitos;

j naqueles momentos difceis Ele se manifestar como Jeov Shalom, o Deus da paz; quando das nossas necessidades bsicas, Ele se revelar como Jeov Jireh o Deus que tudo prov.

Nossa adorao passa a um outro momento, passamos ao momento da gratido. Segundo momento na adorao Cnticos de Gratido

Ao olharmos para as estacas feitas de Accia, cobertas de prata, amarradas com pele de cabra a uma estaca menor feita de bronze metade enterrada no cho, precisamos entender a simbologia.

Accia - incorruptibilidade;

esse era um tipo de madeira que s podia ser encontrada nas regies desrticas. Era um tipo de madeira que resistia ao frio e ao calor do deserto, resistia falta de chuvas, sequido, no apodrecia.

Pois no deixars a minha alma no Sheol, nem permitirs que o teu Santo veja corrupo. Sl. 16:10 Ao compor esta cano messinica, Davi se referia alegria de Jesus no relacionamento com o Pai e certeza de que Ele no O deixaria nos abismos da morte. Davi j profetizava a morte e ressurreio do Messias, mostrada atravs do Tabernculo.

Prata

Fez-Se a nossa redeno; A prata era a moeda corrente no mercado de escravos. Jos foi vendido por vinte moedas de prata aos midianitas que o levaram para ser vendido como escravo no Egito. Jesus foi vendido por trinta moedas de prata aos oficiais do Templo para ser morto na cruz, onde nos redimiu.

Pele de cabra - Ele

assumiu a nossa culpa Estaca de bronze metade enterrada - Ele morreu e ressuscitou.

Eram sessenta postes. Seis = nmero do homem Dez = nmero das nossas responsabilidades. Jesus veio e cumpriu com as nossas responsabilidades! ( Mt. 5: 17; Rm. 8: 3 e 4 )

O ALTAR DO SACRIFCIO

Foi ali que Ele se deu. Quando olhamos para este lugar, entendemos que temos que mortificar a nossa natureza para sermos verdadeiros adoradores.

Temos trs inimigos principais contra os quais teremos que guerrear durante a vida crist: a nossa carne, o mundo e o diabo.

O altar do sacrifcio o lugar onde nos oferecemos inteiramente ao Senhor, mas tambm o lugar onde deixamos tudo o que no far parte da nossa eternidade com Deus, ou seja, as obras da carne.

Nesse lugar o carter do adorador fortemente confrontado. ali que o orgulho exposto, ali que as vontades fortes so expostas, ali que a soberba exposta, ali que a carne exposta. Portanto nesse lugar que ela deve ser vencida.

O animal oferecido ali no podia ter defeito.Tinha que ser queimado at virar cinzas. ( Is. 42: 8 )

O adorador no pode guardar nada para si.Tem que ficar tudo no altar. J que tudo foi oferecido ao Senhor.

Tambm no altar que o adorador conhece o poder do sangue.

Ele no chegar ao Lugar Santssimo sem antes conhecer esse poder maravilhoso.No altar ele vai compreender o poder purificador do sangue de Cristo.

o sangue que nos garante o perdo - Ef. 1: 7 ( passado ), o sangue que nos purifica 1Jo. 1:7 ( presente) , o sangue que nos justifica Rm. 5: 9 ( futuro )

Nesse lugar experimentamos a morte do eu. Enquanto a carne no for para a cruz, no haver profundidade na adorao. Orgulho, pecado, acusaes, medos, tudo tem que morrer aqui.

At aqui ns apenas repetimos canes. Ainda h guerra entre esprito e carne. Ainda h Isaques para serem entregues.

At que Deus seja o centro de todas as suas atenes, no haver profundidade na adorao.

Ele tem que ser o primeiro no seu corao. Quando tudo mais morrer ento voc passa a um outro momento.

A PIA DE BRONZE

SMBOLO DA PALAVRA DE DEUS

- Esse objeto era feito dos espelhos das mulheres e ficava cheio de gua. Quando o sacerdote se aproximava da pia de bronze para se lavar ele via duas imagens reveladoras:

A primeira imagem era a do seu prprio rosto, ou seja, a imagem do terreno. Naquela ocasio refletido pelo bronze da bacia cheia de gua. Portanto, a imagem no era como a que vemos hoje no espelho. Ali ele se deparava com a sua prpria identidade.

A segunda imagem, era a imagem dos cus acima, ou seja, a imagem do celestial a qual ele vivia em busca de alcanar . Como sacerdote, ele buscava representar Deus na Terra.

Como sacerdotes do Senhor, que somos, buscamos nos conformar imagem de Cristo olhando como num espelho, a fim de sermos transformados.

Aqui tambm era o lugar em que o sacerdote lavava as mos e os ps, porque apesar de estar usando uma roupa linda, seus ps estavam descalos para lembr-lo de que embora estivesse limpo pelo sangue, ainda era um ser humano.

Jesus disse: aquele que se banhou no necessita lavar seno os ps, pois no mais est todo limpo; e vs j estais limpos, mas no todos.

Jesus estava dizendo que na Nova Aliana, no precisamos mais lavar as mos, porque no somos salvos pelas obras. Lavamos somente os ps para nos lembrarmos que ainda tocamos a Terra e que a nossa caminhada precisa estar sempre pura diante Dele.

Ao chegar aqui a Palavra comea a lhe mostrar quem voc em Cristo, como Ele te v. Nesse momento de adorao voc sai da repetio e da morte para o louvor por tudo o que Ele fez por voc e em voc.

Voc se depara com o seu prprio reflexo, com a sua identidade! Em seguida, aps descobrir quem voc , Jesus te revela coisas que voc pode fazer Ministrios

A ESFERA DA ALMA

A SEGUNDA PORTA A VERDADE

Aqui a sua identidade est consolidada e voc est convicto de quem Deus . Nesse momento de adorao voc declara a Palavra consolando, edificando e exortando. Este lugar Santo!

No podemos nos limitar profeticamente. A profecia no um dom esttico, mas dinmico. No est focada apenas nas coisas futuras, como a maioria pensa. Entendendo desse ponto de vista, poderemos profetizar enquanto ensinamos a Palavra, enquanto estivermos reunidos em orao , ou enquanto cantamos adorando a Deus.

O cntico proftico ir liberar a Palavra de Deus sobre a Igreja com uma dinmica to tremenda, que o povo ir perceber que nada mais importa naquele momento a no ser profetizar. ( 1Co. 14: 31 )

Mas, o que profetizar? Profetizar falar ou cantar por inspirao. Portanto, cntico proftico aquele que recebemos por inspirao do Esprito Santo enquanto estamos adorando a Deus. No se trata de uma letra previamente composta.

Mas, de uma cano gerada pelo Esprito Santo partir do nosso esprito. algo que no podemos premeditar. O Esprito, literalmente, sopra a cano aos nossos ouvidos.

O cntico proftico pode acontecer em qualquer lugar. Desde que tenhamos criado uma atmosfera espiritual que atraia a presena de Deus.

Aps entrar no Lugar Santo, sua esquerda, o adorador iluminado com a presena do Candelabro , que fala da revelao na Palavra de Deus.

A intimidade do Senhor para aqueles que o temem, a estes ele dar a conhecer a sua aliana. Sl. 25: 14 O candelabro era formado por trs partes principais: A base; A haste central; As seis hastes filiais

A base nos fala da Justia de Deus.

A justia que no gerada partir da ira dos homens, mas que desce do Trono do Pai. Ele mesmo julga o mundo com justia; julga os povos com eqidade. Sl. 9:8 Porque o Senhor justo; ele ama a justia; os retos, pois, vero o seu rosto. Sl. 11:7

Ele ama a retido e a justia; a terra

est cheia da benignidade do Senhor. Sl. 33:5 Amaste a justia e odiaste a iniqidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com leo de alegria, mais do que a teus companheiros. Sl. 45: 7 Justia e juzo so a base do teu trono; benignidade e verdade vo adiante de ti. Sl. 89:14;

A haste central nos fala de Jesus

Cristo. Este o lugar em que tudo o mais perde o valor. Ele mais importante que qualquer coisa ou pessoa. Neste lugar compreendemos que somos totalmente dependentes Dele. Compreendemos que somos parte Dele, somos o Seu Corpo e Ele o Cabea, o centro.

Permanecei em mim, e eu

permanecerei em vs; como a vara de si mesma no pode dar fruto, se no permanecer na videira, assim tambm vs, se no permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vs sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse d muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Jo. 15: 4 - 6

As seis hastes filiais: o

nmero seis o nmero do homem. O homem foi criado no sexto dia. As seis hastes falam do homem ligado em Jesus.

Contudo, de dia o Senhor ordena a sua bondade, e de noite a sua cano est comigo, uma orao ao Deus da minha vida. Sl. 42:8 Sob a luz do candelabro estamos em uma dimenso onde ainda operamos . Recebo da bondade e a cano do Pai , porque Dele, por Ele e para Ele so todas as coisas...

sua direita est a mesa com os pes da proposio em duas filas de seis falando da unidade do corpo de Cristo. Pes sem fermento - smbolo de satisfao plena!

sua frente est o altar do incenso cuja chama ardia continuamente. Fala das oraes dos santos subindo continuamente diante do Todo Poderoso.

Este ambiente era totalmente perfumado com o cheiro do incenso. onde experimentamos em plenitude Efsios 4: 14 - 16, na presena dos cinco ministrios.

- Maturidade; vs. 14 - Somos estabelecidos na f; vs. 14 - Somos arraigados e fundamentados na Verdade; vs. 14 - Somos livres do engano e capazes de discernir as palavras; vs. 14

- Capacidade de falar a Verdade; vs. 15 - Experimentamos crescimento constante; - Experimentamos harmonia e unidade; - Capacidade de interceder pelos outros.

Isso fala de uma alma tratada. A maturidade nos alcanou, nossas razes esto firmes em Deus, nosso alicerce Jesus, nossas convices esto firmes.

Samos da murmurao para a satisfao, samos da inconstncia para permanecer nos lugares altos, samos da confuso para a harmonia, samos da diviso para a unidade, samos do egosmo para o altrusmo.

Chegamos ento terceira porta A Vida TERCEIRO NVEL O NVEL DO ESPRITO

Neste lugar voc e Deus! Voc acaba de entrar no Santo dos Santos! Aqui voc contemplar a luz do Senhor, estar escondido Nele! Ele falar diretamente com voc e voc com Ele!

Aqui se cumprem as Escrituras que dizem: Aquele que habita no esconderijo do Altssimo, sombra do TodoPoderoso descansar. Direi do Senhor: Ele o meu refgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio...

... Porque ele te livra do lao do passarinheiro, e da peste perniciosa. Ele te cobre com as suas penas, e debaixo das suas asas encontras refgio; a sua verdade escudo e broquel. No temers os terrores da noite, nem a seta que voe de dia,

... nem peste que anda na escurido, nem mortandade que assole ao meio-dia. Mil podero cair ao teu lado, e dez mil tua direita; mas tu no sers atingido. Somente com os teus olhos contemplars, e vers a recompensa dos mpios.

... Porquanto fizeste do Senhor o teu refgio, e do Altssimo a tua habitao, nenhum mal te suceder, nem praga alguma chegar tua tenda.Porque aos seus anjos dar ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.

... Eles te sustero nas suas mos, para que no tropeces em alguma pedra. Pisars o leo e a spide; calcars aos ps o filho do leo e a serpente. Pois que tanto me amou, eu o livrarei; p-lo-ei num alto retiro, porque ele conhece o meu nome.

... Quando ele me invocar, eu lhe responderei; estarei com ele na angstia, livrlo-ei, e o honrarei. Com longura de dias fartlo-ei, e lhe mostrarei a minha salvao.

Este um lugar onde as palavras no cabem. Devemos estar prostrados diante do Todo-Poderoso! Nem sempre isso ocorrer na esfera do corpo, mas ter que ocorrer sempre na esfera do esprito.

Mas a hora vem, e agora , em que os verdadeiros adoradores adoraro o Pai em esprito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Jo. 4: 23

You might also like