You are on page 1of 13

DIODO TUNNEL (ou ESAKI

)

Os diodos túnel recebem esse nome porque transmitem eletricidade por meio de um efeito da mecânica quântica denominado tunelamento, que permite que os elétrons passem livremente através de barreiras. • São diodos de junção PN com elevadas concentrações de impurezas (dopagem).

isto é. . . a corrente diminui com o aumento de tensão. em uma parte da curva de polarização direta.Curva de Polarização Direta Circuito – Oscilador Simples * O resultado é o comportamento de resistência negativa.

  pode operar em freqüências elevadas devido a elevada dopagem. Ele funciona somente na área de resistência negativa. somente quando tem-se uma tensão muito próxima de zero. . A sua área de funcionamento é somente quando a tensão é "considerada" negativa.

Aplicações  Circuitos de Pulsos Digitais .

como o tunelamento ocorre à velocidade da luz. como amplificador de micro-ondas . Este diodo é usado em osciladores para freqüências muito elevadas (da ordem de GHz).   Outra aplicação é como chave. operando em velocidade muito altas.

baixo ruído. alta velocidade(o tempo de chaveamento é da ordem de Nanossegundos ). Baixa potência e o custo . Desvantagens: baixa variação na tensão de saída e o fato de ser um dispositivo com dois terminais. com isso não existe isolação entre a entrada e a saída.Vantagens e Desvantagens    Vantagens: baixo custo. simplicidade de fabricação. provocando assim sérias dificuldades em projetos de circuitos. imunidade ao meio ambiente e baixa potência.

LIGHT EMITTING DIODE (LED) .

Quando corretamente polarizados a vida útil dos LEDs é muito grande. isto é. . de 100.6 a 3. a eficiência do LED é muito grande.Características     A luz produzida pelos LEDs comuns é monocromática.000 horas ou mais. Quase toda a energia fornecida para o LED é transformada em luz e apenas uma pequena fração é perdida na forma calor. de apenas uma cor. Os LEDs funcionam com baixas tensões (1.3 V) o que os tornam ideais para utilização em circuitos eletrônicos que também funcionam em baixa tensão. isto é.

 O LED pode acender e apagar muito rapidamente possibilitando sua utilização na transmissão de dados digitais. como acontece com o controle remoto de aparelhos eletrônicos. Símbolo: .

.Constituição de um diodo LED Aparência de um LED comum. O pólo negativo é marcado por um chanfro na base.

Circuito com LED Curva característica A curva mostra a corrente direta em função da tensão direta. e que. ultrapassando o cotovelo da curva a corrente direta aumenta rapidamente de valor ao aumentar ligeiramente a tensão direta. Ao aumentar a corrente direta a intensidade luminosa do led também aumenta. Enquanto não se atinge um determinado valor da tensão direta não se inicia a circulação de corrente. .

indicadores numéricos de receptores de rádio. etc. Fabricam-se individuais ou em conjunto (display de sete segmentos) podendo neste segundo caso representar qualquer caracter.Aplicações dos Led’s Os led são utilizado como elementos indicadores em calculadoras. . aparelhos de medida.

pelo que aplicando uma tensão direta de polarização aos diferentes ânodos se acenderá um ou outro dos segmentos.Display de sete segmentos O cátodo de todos estes díodos emissores de luz é comum. a b c d e f g K Cátodo comum Combinando ordenadamente as tensões diretas aplicadas aos ânodos pode formar-se qualquer caracter. .