You are on page 1of 14

EQUIPE 3 S Senso de Limpeza

DOUGLAS GONALVES EDUARDO (facilitador) RICA SANTOS LUCLIA CARVALHO (facilitadora) NEIDE DALLIER SORAYA TORQUATO

3. S Seiso
Senso de

Limpeza

Introduo Definio Metodologia Exemplos de Coleta de Dados Visuais

Plano de Ao Pare e Pense Saiba Mais: Diferena entre SEISO e FAXINA Orao do SEISO

Introduo

Agora que deixamos apenas o que pertinente para o ambiente de trabalho e organizamos os materiais que ficaram, no existe hora mais propcia para um bom trabalho de limpeza geral. Um ambiente limpo alm de ser simples de se encontrar, proporciona conforto s pessoas que ali trabalham.

Definio
Nesta etapa buscamos a conscientizao dos funcionrios em dois pontos fundamentais: o primeiro que no sujem e o segundo que se sujar limpe. necessrio que os funcionrios tenham em mente que se usar vai sujar, que para guardar necessrio limpar. a conhecida trade: Usou, limpe e guarde Se cada um contribuir com sua parte para a manuteno da limpeza do local de trabalho, muitos desperdcios de tempo e dinheiro sero evitados.

Metodologia

Visitao a todos os setores e coleta de dados (como fotos e anotaes) para elaborao de sugestes de melhoria. Parceria com empresa de reciclagem para possvel reaproveitamento de materiais.

Exemplos de Coleta de Dados Visuais:


Mquina Digital Banho Maria

Exemplos de Coleta de Dados Visuais:

PLANO DE AO
Criar rotinas dirias de limpeza para cada setor visando atender as necessidades de cada um. Integrao junto equipe de higienizao e manuteno para possveis melhorias embasadas no relatrio de coleta de dados. Sinalizao e relatrio ao Lder de setor para implementao e apoio das melhorias. Sinalizao de Conforme, No Conforme e Em Melhoria atravs de

PARE E PENSE!
Aplicar o SEISO significa mais do que limpar o ambiente - significa evitar a sujeira, evitar acumular lixo, evitar poluir. Sempre que podemos guardamos aquele toquinho de lpis, aquele pedacinho de borracha para usar depois e at mesmo aquele envelope pardo transparente de to usado O que acontece depois, voc j sabe: uma gaveta ou armrio cheio de lixo. A limpeza de um ambiente pode provocar um grande impacto sobre a qualidade e a moral coletiva, justamente porque so visveis os benefcios de um local de trabalho limpo. o aspecto mais importante de um programa de qualidade 5S - no d para trabalhar num ambiente sujo!

Diferena entre SEISO e faxina


A traduo do SEISO como limpeza induz as pessoas associarem como uma atividade de remoo de sujeira (faxina) e de pouco valor agregado. O termo "inspeo" traduziria melhor o conceito do SEISO, pois inspeo transmite uma postura mais crtica no ato da limpeza, passando a ser encarada como uma oportunidade para deteco de anormalidades e suas respectivas causas, promovendo posteriormente a sua eliminao ou bloqueio. Da porque importante que a limpeza seja feita pelo prprio usurio ou operador do equipamento. Desta forma passa a ser uma atividade de alto valor agregado. A limpeza feita sem a postura de inspeo33,34 incapaz de gerar melhorias no ambiente, limitando-se apenas remoo da sujeira. Em uma fase inicial de implantao do 5S deve-se discutir qual a limpeza que ser feita pelo usurio e qual ser feita pelo pessoal da limpeza. Normalmente estes so os exemplos de quem deve limpar tais sujeiras:

Pessoal que trabalha no ambiente


a) b) c) d) Sujeira provocada por um comportamento inadequado das pessoas que trabalham no ambiente; Sujeira provocada por uma deficincia dos equipamentos; Sujeira provocada por deficincias no processo de produo; Sujeira provocada por manuseio irregular de materiais.

Pessoal da limpeza

a) b) c) d)

Recolhimento de sacos de lixo nas salas, oficinas, banheiros e reas coletivas; Sujeira provocada por deficincias infra-estruturais da organizao; Asseio de ambientes coletivos; Encerar pisos e limpar superfcies de vidro (janelas, divisrias, portas, etc.).

Amm!

TROPA DE LIMPEZA

You might also like