Universidade Estadual do Ceará Faculdade de Veterinária Sociologia e Extensão Rural

Políticas públicas sobre bem-estar animal e animais carentes na Bahia

Pedro Emídio & Tiago Cunha

Bem-estar animal .

Critério essencial para definição de bem-estar animal (BEA) : referência à característica do animal. Relação com outros conceitos Dor Necessidades Medo Bem-estar animal Tédio Felicidade Adaptação Saúde Liberdades .

O conceito refere-se ao estado de um indivíduo em uma escala variando de muito bom a indivíduo bem-estar de um muito ruim. ferimento. “O estado em relação às suas tentativas de adaptar-se ao ambiente (BROOM. anormalidades de crescimento: baixo grau de bem-estar.“O bem-estar de um indivíduo é o seu estado em relação às suas tentativas de adaptar-se ao ambiente (BROOM. dificuldade de movimento.1986). Doença. é o seu .1986).

O termo “bem-estar” refere-se a todos os animais. .

para que tais avaliações sejam utilizadas no sentido de aprimorar as relações entre seres humanos e animais. Manter-se informado sobre explicações que a ciência vem propondo para determinadas respostas dos animais a alguns problemas que eles mesmos enfrentam. 3 desafios para profissionais que trabalham com animais: Reconhecer que a evolução social alterou as relações entre humanos e animais. . e que deve-se rever esta situação. frequentemente em detrimento dos últimos. Refinar as formas de se medir o grau de bem-estar animal.

Constituição da República Federativa do Brasil .

Constituição da República Federativa do Brasil .

Constituição da República Federativa do Brasil Lei dos Crimes Ambientais .

” .José de de saúde pública (PRB) Problema Arimatéia Meio ambiente Seres humanos População de animais .” . “A situação é tão urgente quanto grave.“A situação é tão urgente quanto grave.José de Arimatéia (PRB) Debate de políticas públicas para o tratamento de animais.

” Castração Campanha de Guarda Responsável Políticas protecionistas Delegacia de Proteção Animal Vacinação em massa .Federação Baiana de Entidades Ambientalistas Defensora dos Animais (FEDABAN) – Ana Rita Tavares “ A gestão municipal pouco tem feito pelos animais e não tem iniciativas em relação à castração.

Criação de um Hospital Veterinário Público Controle de doenças Castrações Controle da superpopulação de animais carentes .

Aproximadamente 100 mil cães e gatos abandonados Centro de Controle de Zoonoses Pós e contras: Delegacia de animais .

BA .Associação Brasileira Protetora dos Animais (ABPA) .

BA .Associação Brasileira Protetora dos Animais (ABPA) .

Programa de castrações .CCZ .

Universidade Estadual do Ceará Faculdade de Veterinária Sociologia e Extensão Rural Políticas públicas sobre bem-estar animal e animais carentes na Bahia Pedro Emídio & Tiago Cunha .