DEFENDENDO A MAIORIDADE PENAL

1. 228 DA C. .É INCONSTITUCIONAL A PROPOSTA DE MUDANÇA DO ART.F.

228 – São penalmente inimputáveis os menores de 18 anos. sujeitos as normas da legislação especial • O que é inimputável? • Por que é inconstitucional? .Art.

.2 – REDUZIR A MAIORIDADE PENAL É UMA MEDIDA LEGISLATIVA INADEQUADA PARA COMBATER A VIOLENCIA E A CRIMINALIDADE.

.ESTATISTICAS DO SISTEMA PRISIONAL.

REALIDADE DE UM PRESIDIO .

PRISÃO É A FACULDADE DO CRIME .

3-A MAIORIA DOS PAISES SÓ COMEÇA A TRATAR IGUALMENTE ADOLESCENTES E ADULTOS NA JUSTIÇA CRIMINAL E NO SISTEMA PRISIONAL A PARTIR DOS 18 ANOS (MAIORIDADE PENAL). .

O TEMA NÃO É DAQUELES QUE PODE SER TRATADO COMO EMOCIONALISMO. COM PERDA DA RAZÃO DE SER DA PUNIÇÃO PENAL (HOJE CADA VEZ MAIS UTIL. QUE MERAMENTE VINGATIVA O INTIMIDATÓRIA) .

112. III .4. . II . IV .obrigação de reparar o dano.advertência.inserção em regime de semi-liberdade.O JOVEM JÁ É RESPONSABILIZADO PELO DISPOSTO NO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA) Art. Verificada a prática de ato infracional. a autoridade competente poderá aplicar ao adolescente as seguintes medidas: I . VI .internação em estabelecimento educacional.prestação de serviços à comunidade. V .liberdade assistida.

VI . De acordo com o ECA. tal medida só deve ser aplicada mediante a prática de atos infracionais graves.internação em estabelecimento educacional. o adolescente deverá ser liberado. Atingido este limite de tempo. . colocado em regime de semiliberdade ou de liberdade assistida. O período máximo de internação deverá ser de três anos.

principalmente por causa do ingresso antecipado ao sistema prisional” (CARMEM OLIVEIRA)  Defendeu a implementação do Sinase (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo) .594. “ visa à municipalização dos programas também em meio aberto. em defesa de uma maior reinserção na comunidade e à regionalização de programas de privação de liberdade.projeto que investe na educação e na profissionalização. Carmem Oliveira Subsecretária de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria de Diretos Humanos da Presidência da República . a fim de que os internos tenham o direito a uma maior convivência familiar ” “A prisão de adolescentes aumenta a reincidência. sem priorizar o encarceramento dos adolescentes. de 18 de janeiro de 2012.5.  SINASE – Lei 12.QUEM DEFENDE A MENORIDADE DIZ QUE NÃO HÁ APLICAÇÃO EFETIVA DO ESTABELECIMENTO NO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA) QUANTO AOS ATOS INFRACIONAIS.

eram registrados 15 homicídios praticados por adolescentes. • Apenas 4% dos jovens que passam pelo NAI voltam a cometer crimes. (http://www. • 96% dos jovens que cometem ato infracional em São Carlos são atendidos no próprio município.saocarlos. • Pelo modelo convencional (Fundação Casa/Febem).br/) .AS TAXAS DE REINCIDENCIAS SÃO MUITO MENORES QUANDO AS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS DO ECA SÃO APLICADAS NUCLEO DE ATENDIMENTO INTEGRADO – NAI DE SÃO CARLOS Números • Antes de 2001.sp. esse número caiu para dois por ano. Em 2006 não foi registrado nenhum caso. a reincidência chega a 30%. • Entre 2001 e 2005. • Com a implementação do NAI houve uma redução de 90% no número de internos enviados à Febem (Fundação Casa).gov.6 .

NAI DE SÃO CARLOS Liberdade Assistida Atende adolescentes que cometeram pequenas infrações (brigas em escola). funciona em uma casa no centro da cidade. A L. mas que não necessitam ficar custodiados. . são atendidos 18 adolescentes por mês. 160 adolescentes participam de cursos e prestam serviços comunitários. Em média. Funciona em uma chácara onde os adolescentes dormem. Em média. Semiliberdade Atende adolescentes que cometeram atos infracionais mais graves (envolvimento com drogas/violência familiar).A . mas durante o dia saem para freqüentar a escola e passam por cursos semiprofissionalizantes. mensalmente.

o novo modelo apresentou uma série de avanços. 29% dos jovens em internação reincidiam. na época da antiga Fundação Estadual do BemEstar do Menor (FEBEM).• Em seis anos de funcionamento. • Em 2006. em 2009. As rebeliões caíram de 80 ocorrências em 2003 para apenas uma. Dentre eles. a taxa está em torno de 13%. a queda expressiva nas taxas de reincidência e na ocorrência de rebeliões. . Hoje.

7 – NINGUEM COMETE OU DEIXA DE COMETER CRIMES POR CAUSA DA INTENSIDADE DA PUNIÇÃO Lei dos crimes hediondos abarrotou presídios e não diminuiu criminalidade .

8 – A SOCIEDADE TEM UMA SOLUÇÃO MELHOR PARA OS ATOS INFRACIONAIS DOS ADOLESCENTES DO QUE SIMPLESMENTE MANDÁLOS PARA AS CADEIAS .