SOLUÇÕES

Definição: mistura homogênea; uma substância distribuise sob forma de pequenas partículas uniformemente sobre outra substância. Quanto a concentração do soluto (partículas), isto é, proporção soluto/solvente, as soluções podem ser:
 Isotonicas  Hipotonicas  Hipertonicas

SOLUÇÕES ISOTÔNICAS

• Quando duas soluções contêm a mesma quantidade
de partículas por unidade de volume, mesmo que não sejam partículas do mesmo tipo.

• Quando se comparam soluções com diferentes quantidades de partículas por unidades de volume, a de maior concentração de partículas é HIPERTÔNICA, e exerce maior pressão osmótica. • A solução de menor concentração de partículas é HIPOTÔNICA, e a sua pressão osmótica é menor. Separadas por uma membrana semipermeável, há passagem de água da solução hipotônica em direção à solução hipertônica. PRESSÃO OSMÓTICA
 Capacidade (força) que um meio tem de atrair mais moléculas de água para esse meio.  Ex. Doentes avitaminados ou com falta de proteínas sofrem edemas (saida de água da circulação sanguínea para o espaço entre os tecidos.

SOLUÇÕES ISOTÔNICAS
SOLUTO = SOLVENTE

SOLUÇÃO HIPERTÔNICA
SOLUTO > SOLVENTE

SOLUÇÃO HIPOTÔNICA
SOLUTO < SOLVENTE

Difusão, Gradiente e Osmose

Difusão: é o movimento de moléculas ou iões de áreas de grandes concentrações para áreas de baixas concentrações.

Gradiente de Concentração: diferenças entre as altas e baixas concentrações de um soluto dentro de um determinado meio.

Osmose: movimento líquido (não total) através da membrana semipermeável de uma área de baixa concentração do soluto para uma área de alta concentração do soluto.

Osmose e Ambiente Celular

OSMOSE EM CÉLULAS ANIMAIS
• Por não possuir uma parede celular, as células animais não suportam meios hipotônicos. Assim quando hemácias são mergulhadas nessas soluções, por exemplo em água destilada, o ganho de água por osmose é tão intenso que a célula se rompe. Dizemos que a célula sofreu HEMÓLISE.

Movimento de Pequenas Substâncias Através da Membrana
Como é que as substâncias movimentam-se para dentro e fora da célula através da membrana plasmática? Algumas moléculas são capazes de atravessar a membrana sem nenhuma assistência que é fornecida pela difusão. Outras moléculas requerem difusão e os canais de proteínas e ainda outras requerem canais e dispêndio de energia para poderem passar.

Transporte Passivo
Qualquer movimento de moléculas ou iões através da membrana celular que não requer despendio de energia, portanto, a favor do gradiente de concentração. Pode ser por:
Difusão Simples Difusão facilitada

Transporte Passivo
• Difusão Simples: difusão através da membrana plasmática que não requer canais de proteínas especiais

• Difusão Falicitada: passagem de material através da membrana plasmática que é auxiliada pelas proteínas transportadoras. A velocidade é muito maior do que a que seria esperada se a entrada ocorresse por difusão simples

Transporte Activo
O problema na célula surge quando uma determinada substancia/soluto é necessário em grandes concentrações fora da célula.
Para resolver este problema, a célula usa bombas, gastando energia (ATP) e bombeiam o material necessário para fora

Nas células, isso acontece, por exemplo, com a glicose, com os aminoácidos e com algumas vitaminas. As substâncias "facilitadoras", presentes nas membranas celulares, são as permeases, e têm natureza protéica

Os mecanismos de transporte ativo mantêm diferenças de concentração entre os meios. Semelhante à difusão facilitada, nesse tipo de transporte ocorre a participação de proteínas carreadoras (transportadoras) denominas de permeases. Ex.: bomba-de-íons (sódio-potássio, cálcio, magnésio etc.).

Bomba-de-íons (SÓDIO-POTÁSSIO)

Movimento de Substncias Maiores
EXOCITOSE Leva o material para fora da célula.

ENDOCITOSE Leva o material para dentro da célula
Estes dois mecanismos têm em comum a formação de vesículas

EXOCITOSE
Movimento de material para fora da célula através da fusão da vesicula transportadora com a membrana plasmática

ENDOCITOSE
É o movimento de materiais relactivamente maiores para dentro da célula através da dobra da membrana plasmática. Existem duas formas: Pinocitose o qual tras moléculas que maiores Fagocitose o qual tras moléculas ainda maiores
Quase todas formas de endocitose envolvem receptores celulares.

Pinocitose
 Processo de englobamento de partículas
líquidas. Uma invaginação da membrana celular cria um canal parar onde partículas líquidas se dirigem e são, posteriormente, englobadas.

Pinocitose

Fagocitose
Processo de englobamento de partículas sólidas. Ocorre em células do sistema imunológico (macrófagos) e em amebas. Durante a fagocitose, a membrana celular projeta-se emitindo “tentáculos” que circundam e capturam as partículas. Esses tentáculos recebem a denominação de pseudópodos (falsos pés).

Fagocitose

ENDOCITOSE
Depois de englobadas por fagocitose ou por pinocitose, as substâncias permanecem no interior de vesículas, fagossomos ou pinossomos. Nelas, são acrescidas das enzimas presentes nos lisossomos, formando o vacúolo digestivo.