You are on page 1of 45

Conceito de Anatomia

O seu conceito mais amplo, a Anatomia a cincia que estuda,

macro e microscopicamente, a constituio e o desenvolvimento dos seres organizados.


Um excelente e amplo conceito de Anatomia foi proposto em

1981 pela American Association of Anatomists: anatomia a anlise da estrutura biolgica, sua correlao com a funo e com as modulaes de estrutura em resposta a fatores temporais, genticos e ambientais. Tem como metas principais a compreenso dos princpios arquitetnicos da construo dos organismos vivos, a descoberta da base estrutural do funcionamento das vrias partes e a compreenso dos mecanismos formativos envolvidos no desenvolvimento destas. A amplitude da anatomia compreende, em termos temporais, desde o estudo das mudanas a longo prazo da estrutura, no curso de evoluo, passando pelas das mudanas de durao intermediria em desenvolvimento, crescimento e envelhecimento; at as mudanas de curto prazo, associadas com fases diferentes de atividade funcional normal.

ANATOMIA

DIVISO DO CORPO
Cabea Crnio e face

Pescoo

Pescoo

Tronco

Trax, abdome e pelve

Membros (Membro Superior)

Ombro, brao, antebrao e mo

Membros (Membro Inferior)

Quadril, coxa, perna e p

Posio Anatmica
A

posio anatmica uma posio de referncia, que d significado aos termos direcionais utilizados na descrio nas partes e regies do corpo. As discusses sobre o corpo, o modo como se movimenta, sua postura ou a relao entre uma e outra rea assumem que o corpo como um todo est numa posio especfica chamada POSIO ANATMICA. Deste modo, os anatomistas, quando escrevem seus textos, referem-se ao objeto de descrio considerando o indivduo como se estivesse sempre na posio padronizada.

POSIO ANATOMICA

Posio SUPINA e PRONA so expresses utilizadas na descrio da posio do corpo, quando este no se encontra na posio anatmica. POSIO SUPINA ou DECBITO DORSAL o corpo est deitado com a face voltada para cima. POSIO PRONA ou DECBITO VENTRAL o corpo est deitado com a face voltada para baixo. DECBITO LATERAL o corpo est deitado de lado. POSIO DE LITOTOMIA o corpo est deitado com a face voltada para cima, com flexo de 90 de quadril e joelho, expondo o perneo.

POSIO DE TRENDELEMBURG O corpo est deitado com a face voltada para cima, com a cabea sobre a maca inclinada para baixo cerca de 40.

Sistema Esqueltico
O sistema esqueltico composto de ossos e

cartilagens.
Conceito

de Ossos: Ossos so rgos esbranquiados, muito duros, que unindos-se aos outros, por intermdio das junturas ou articulaes constituem o esqueleto. uma forma especializada de tecido conjuntivo cuja a principal

SISTEMA ESQUELETICO
Quanto a irrigao do osso, temos os canais de Volkman e os

canais de Havers. O tecido sseo no apresenta vasos linfticos, apenas o tecido peristeo tem drenagem linftica. Canais de Havers so uma srie de tubos em torno de estreitos canais formados por lamelas concntricas de fibras colgenas. Esta regio denominada osso compacto ou difise. Vasos sangneos e clulas nervosas em todo o osso comunicam-se por ostecitos (que emitem expanses citoplasmticas que pem em contato um ostecito com o outro) em lacunas (espaos dentro da matriz ssea densa que contm clulas sseas). Este arranjo original propcio ao depsito de sal mineral, o que d resistncia ao tecido sseo. Deve-se ainda ressaltar que esse canais percorrem o osso no sentido longitudinal levando dentro de sua luz, vaso sanguneos e nervos que so responsveis pela nutrio do tecido sseo. Ele faz que os vasos sanguinios passem pelo tecido osseo.

Canais de Volkmann so canais microscpicas

encontradas no osso compacto, so perpendiculares aos Canais de Havers, e so um dos componentes do sistema de Haversian. Os canais de Volkmann tambm podem transportar pequenas artrias em todo o osso. Os canais de Volkmann no apresentam lamelas concntricas. O interior da matriz ssea existem espaos chamados lacunas que contm clulas sseas chamadas ostecitos. Cada ostefito possui prolongamentos chamados canalculos, que se estendem a partir das lacunas e se unem aos canalculos das lacunas vizinhas, formando assim, uma rede de canalculos e lacunas em toda a massa de tecido mineralizado.

Conceito de Cartilagem: uma forma elstica de

tecido conectivo semi-rgido - forma partes do esqueleto nas quais ocorre movimento. A cartilagem no possui suprimento sangneo prprio; conseqentemente, suas clulas obtm oxignio e nutrientes por difuso de longo alcance.

Funes do Sistema Esqueltico:


Funes do Sistema Esqueltico:

- Sustentao do organismo (apoio para o corpo) - Proteo de estruturas vitais (corao, pulmes, crebro) - Base mecnica para o movimento - Armazenamento de sais (clcio, por exemplo) - Hematopoitica (suprimento contnuo de clulas sangneas novas)

Nmero de Ossos do Corpo Humano

Cabea = 22 Crnio = 08 Face = 14 Pescoo = 8 Trax = 37 24 costelas 12 vrtebras 1 esterno Abdmen = 7 5 vrtebras lombares 1 sacro 1 cccix

Membro Superior = 32 Cintura Escapular = 2 Brao = 1 Antebrao = 2 Mo = 27

Membro Inferior = 31 Cintura Plvica = 1 Coxa = 1 Joelho = 1 Perna = 2 P = 26

Ossculos do Ouvido Mdio = 3

DIVISO DO ESQUELETO
Esqueleto Axial - Composta pelos ossos da cabea, pescoo e do tronco.
Esqueleto Apendicular - Composta pelos

membros superiores e inferiores. A unio do esqueleto axial com o apendicular se faz por meio das cinturas escapular e plvica.

Classificao dos Ossos


Os ossos so classificados de acordo com a sua

forma em: Ossos Longos: Tem o comprimento maior que a largura e so constitudos por um corpo e duas extremidades. Eles so um pouco encurvados, o que lhes garante maior resistncia. O osso um pouco encurvado absorve o estresse mecnico do peso do corpo em vrios pontos, de tal forma que h melhor distribuio do mesmo. Os ossos longos tem suas difises formadas por tecido sseo compacto e apresentam grande quantidade de tecido sseo esponjoso em suas epfises. Exemplo: Fmur.

CLASSIFICAO SSEA
Ossos Curtos: So parecidos com um cubo,

tendo seus comprimentos praticamente iguais s suas larguras. Eles so compostos por osso esponjoso, exceto na superfcie, onde h fina camada de tecido sseo compacto. Exemplo: Ossos do Carpo. Ossos Laminares (Planos): So ossos finos e compostos por duas lminas paralelas de tecido sseo compacto, com camada de osso esponjoso entre elas. Os ossos planos garantem considervel proteo e geram grandes reas para insero de msculos. Exemplos: Frontal e Parietal.

Ossos Alongados: So ossos longos, porm

achatados e no apresentam canal central. Exemplo: Costelas. Ossos Pneumticos: So osso ocos, com cavidades cheias de ar e revestidas por mucosa (seios), apresentando pequeno peso em relao ao seu volume. Exemplo: Esfenide. Ossos Irregulares: Apresentam formas complexas e no podem ser agrupados em nenhuma das categorias prvias. Eles tem quantidades variveis de osso esponjoso e de osso compacto. Exemplo: Vrtebras.

Ossos Sesamides: Esto presentes no interior de

alguns tendes em que h considervel frico, tenso e estresse fsico, como as palmas e plantas. Eles podem variar de tamanho e nmero, de pessoa para pessoa, no so sempre completamente ossificados, normalmente, medem apenas alguns milmetros de dimetro. Excees notveis so as duas patelas, que so grandes ossos sesamides, presentes em quase todos os seres humanos. Ossos Suturais: So pequenos ossos localizados dentro de articulaes, chamadas de suturas, entre alguns ossos do crnio. Seu nmero varia muito de pessoa para pessoa.

ESTRUTURA DOS OSSOS LONGOS


A disposio dos tecidos sseos compacto e esponjoso em um osso

longo responsvel por sua resistncia. Os ossos longos contm locais de crescimento e remodelao, e estruturas associadas s articulaes. As partes de um osso longo so as seguintes:
Difise: a haste longa do osso. Ele constituda principalmente de

tecido sseo compacto, proporcionando, considervel resistncia ao osso longo.


Epfise: as extremidades alargadas de um osso longo. A epfise de um

osso o articula, ou une, a um segundo osso, em uma articulao. Cada epfise consiste de uma fina camada de osso compacto que reveste o osso esponjoso e recobertas por cartilagem.
Metfise: parte dilatada da difise mais prxima da epfise.

DEPRESSES SSEAS Articulares - Cavidades - Acetbulo - Fvea No Articulares - Fossas - Sulcos - Forames - Meatos - Seios - Fissuras - Canais

Configurao Interna dos Ossos


As diferenas entre os dois tipos de osso, compacto e esponjoso ou

reticular, dependem da quantidade relativa de substncias slidas e da quantidade e tamanho dos espaos que eles contm. Todos os ossos tem uma fina lmina superficial de osso compacto em torno de uma massa central de osso esponjoso, exceto onde o ltimo substitudo por uma cavidade medular.
O osso compacto do corpo, ou difise, que envolve a cavidade medular

a substncia cortical. A arquitetura do osso esponjoso e compacto varia de acordo com a funo. O osso compacto fornece fora para sustentar o peso.
Nos ossos longos planejados para rigidez e insero de msculos e

ligamentos, a quantidade de osso compacto mxima, prximo do meio do corpo onde ele est sujeito a curvar-se. Os ossos possuem alguma elasticidade (flexibilidade) e grande rigidez.

Peristeo e Endsteo
O Peristeo uma membrana de tecido conjuntivo

denso, muito fibroso, que reveste a superfcie externa da difise, fixando-se firmemente a toda a superfcie externa do osso, exceto cartilagem articular. Protege o osso e serve como ponto de fixao para os msculos e contm os vasos sangneos que nutrem o osso subjacente.
O Endsteo se encontra no interior da cavidade

medular do osso, revestido por tecido conjuntivo.

CONFIGURAO SSEA
SALINCIAS SSEAS Articulares No Articulares - Processos - Tubrculos - Trocnter - Espinha - Eminncia - Lminas - Cristas

- Cabea - Cndilo - Faceta

Cabea do Fmur

Processos Transverso e Espinhoso (Vrtebras)

You might also like