You are on page 1of 27

Cada crente um líder

Cada crente um líder

O propósito da criação do homem foi para que ele tivesse domínio sobre a terra, para governar em seu meio ambiente. O homem foi criado para ser um líder. O destino do homem é a liderança. Ex: membros do corpo, na questão da visão o olho é o líder.

Cada crente um líder

Uma vez que Deus criou o homem para liderar ele também deu ao homem as capacidades e as habilidades necessárias para isso. Precisamos, portanto, mudar o conceito de quem nem todos podem liderar. Todo ser humano foi criado para ser um líder.

Cada crente um líder

A palavra domínio significa autoridade, controle, governo, poder e senhorio. (Gn 1:28) A ordem para dominar, governar e liderar foi dada a toda a espécie humana, por isso põe todos os seres humanos na posição de liderança. Isto significa que podemos ter uma igreja de líderes.

Cada crente um líder
Mude a sua mentalidade

O verdadeiro espírito de liderança é questão de mentalidade e não de técnicas ou métodos. Um lobo criado como um cão pode até parecer um animal doméstico, mas sempre terá dentro de si um clamor pela selva. Tendo sido criado para governar e liderar o homem sempre terá esse clamor dentro de si.

Cada crente um líder

O que leva alguns lobos a viverem como cães? O conforto, a comodidade de receber tudo na mão e não ter de caçar; a segurança de ter alimento todos os dias, em outras palavras, o receio da pressão. O problema do lobo que vive como cão é que ele não está sendo o que foi criado para ser.

Cada crente um líder
Falsos conceitos sobre liderança

Falsos mitos sobre liderança afetam a nossa mentalidade e bloqueiam o espírito de liderança em nós. Você nasceu para liderar, mas ainda precisa tornar-se um líder. O espírito de liderança foi colocado dentro de todo homem, pois fomos criados à imagem e semelhança de Deus. Mas esse potencial tem que ser despertado.

Cada crente um líder
 

O mito de que líderes nascem líderes, não são feitos. O mito de que a liderança é a vontade de Deus apenas para alguns. (Cada função do corpo é função de liderança). O mito de que o líder é aquele com a personalidade mais carismática. O mito de que o líder é aquele com temperamento mais autoritário ou poderoso. O mito de que a liderança é resultado de um treinamento super especial.

Cada crente um líder

A liderança, como Deus planejou, é diferente da liderança lá de fora. Paulo não ganhou dinheiro mas ele esteve disposto a morrer pelos princípios que ele pregou. Um líder de uma empresa pode ter certeza que ele não esta disposto a morrer pela sua empresa ou pelo seus funcionários. Quero mencionar quatro fundamentos, bases que se você entender - é inevitável que você se torne um líder na casa de Deus. As pessoas ao ser redor vão perceber que você é líder.

Cada crente um líder

Primeiro fundamento: a imagem gera o domínio  O domínio em Gênesis 1:26 – observe que a palavra domínio vem logo depois de imagem. Há uma relação estreita entre imagem e domínio.Na verdade não podemos separar domínio de imagem.

Tudo é determinado por aquilo com que você se parece. Se com escorpião, serpente, cordeiro ou filho de Deus.

Cada crente um líder

Ap.4:3 – O que está no Trono é semelhante a pedra de Jaspe, Cap.21:11 a visão da nova Jerusalém a noiva do cordeiro, a respeito da noiva João diz 11. (O destino da igreja e expressar e ter a imagem de Deus). Quem se parece com a pedra de Jaspe vers.03 , agora João diz que a igreja parece com a pedra de Jaspe. A gloria da igreja e expressar a imagem de Deus.

Cada crente um líder

A imagem é a expressão. Quanto mais expressamos mais exercemos domínio e liderança. A imagem é a expressão do autor e somente o autor nos autoriza a exercermos a autoridade como líderes.

Cada crente um líder

Por causa da queda nós perdemos a imagem, mas a obra do Espírito Santo hoje é nos transformar para expressarmos a Deus. Esta Palavra transformação ocorre três vezes na Bíblia: Em Rm.12:2 – renovação da mente (pela Palavra); II Cor. 3:18 – glória em glória (por meio das tribulações); e Mt.17:2 – transfiguração (metamorfose);

Cada crente um líder

E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Rm. 12:2 E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito. II Cor. 3:18

Cada crente um líder

Em Mateus 17 ocorre a palavra transfigurar, em lugar de transformar, mas a palavra em grego é a mesma, “metamorphos”. Em Mateus 16:28 Jesus disse que alguns veriam a manifestação do reino (domínio). E qual foi a manifestação do reino (domínio)? A transfiguração. Eles viram a imagem de Deus Somente quando somos transformados ou transfigurados é que expressamos a autoridade do reino genuinamente. Há grande diferença entre transfigurado e desfigurado... Precisamos entender isso!

Cada crente um líder

Existe algo que é inevitável: quanto mais um crente se parece com Jesus ele vai ter imagem, autoridade, domínio, na verdade eles vão reinar em vida, inevitavelmente serão colocados por cabeça para liderar. É até um diagnostico,se você não lidera querido e porque você não tem imagem, se você não lidera já é o inverso , e porque já não esta expressando porque quem expressa encabeça.

Cada crente um líder

O segundo fundamento: o sacerdócio introduz a realeza


 

Imagem nos fala de sacerdócio e domínio nos fala de realeza. O sacerdócio e parecer com o Senhor. Domínio é exercer o rei. Ap. 5:10; I Pe. 2:9 – Deus nos constituiu para Si. Vão cumprir Gn 1:28

Cada crente um líder

No Velho Testamento havia dois ministérios básicos: o sacerdócio e a realeza. O primeiro ministério foi o sacerdócio. O sacerdócio introduz a realeza do mesmo jeito que Samuel o sacerdote constituiu a Davi como o rei. N.T E o sacerdote João Batista, da tribo de Levi, introduziu o rei Jesus da tribo de Judá. Quem adora governa!

Cada crente um líder
 

Se formos genuínos sacerdotes seremos introduzidos na realeza. Davi fluiu na realeza porque era um sacerdote. Ele comeu dos pães que só era lícito aos sacerdotes (I Sm. 21:6). Ele não era um sacerdote levita, mas certamente já prefigurava um sacerdote de uma ordem superior. Por isso ele comeu e não morreu. Primeiro somos sacerdotes levando as pessoas até Deus e então nos tornamos reis manifestando a autoridade do reino sobre a terra.

Cada crente um líder

Alguém poderia questionar: “se somos todos líderes, quem serão os liderados”? Lembre-se que o Senhor é o Rei dos reis e não rei dos escravos. Ele é rei dos reis porque seus súditos são reis também. (Glória a Deus, você esta entendendo isso). Hoje somos feitos uma nação de sacerdotes. Se somos uma nação de sacerdotes podemos vir a ser também uma nação de reis, ou seja, de líderes. (1Pd 2:9) Se você é um Sacerdote, vai manifestar a realeza, e realeza fala de governo. E de se estranhar o porque você ainda não está liderando.

Cada crente um líder

O terceiro fundamento: o domínio pelo serviço.(Gn.1:28
Quando você ouve esse palavra domínio, você já pensa em manipulação, ditadura, eu mando vocês obedecem, mas não é essa a idéia de Deus a acerca de domínio. Abre lá em (Mt.20:20-28) mãe dos rapazes e seu pedido…  No texto o Senhor não repreendeu os discípulos por desejarem dominar como fazem os reis dos povos. Ele até disse: “se alguém desejar ser grande...” Isto nos mostra que o desejo de domínio existe em nós porque fomos criados para isso. Ex: do cálice que era morrer na cruz.

Cada crente um líder
 

Quem ficou chateado, os outros 10, o Senhor não tem problema quando voce aspira a grandeza. Vers.26 - Todavia o Senhor mostrou a forma como podemos dominar: pelo serviço. Isto não significa que teremos de fazer tarefas onde não enxergamos propósito nenhum. (Eles tem mentalidade de que servi fazendo algo do tipo limpar banheiro ser humilde isso e um castigo para os arrogantes,“mas essa mentalidade esta errada”.Ele mesmo se colocou como exemplo de alguém que estava servindo. E como o Senhor estava servindo? Limpando banheiro para Pedro? Não mas Ele cumpriu o propósito de Deus.

Cada crente um líder

Tem irmão que chega em nós e diz: não quero lidera um célula, só quero servi, mas olha o que ele esta dizendo meus irmãos? Ele veio para dar a sua vida em resgate por muitos. Ao fazer isso ele estava servindo e exercendo domínio. Portanto o verdadeiro espírito da liderança é servir aos outros através do cumprimento do propósito para o que fomos chamados.

Cada crente um líder

O quarto fundamento: o poder para dominar

Para que Adão pudesse dominar ele precisava da imagem, mas também precisava de um segundo elemento: comer da árvore da vida. Somente depois de comer da árvore da vida ele estaria definitivamente habilitado para dominar como cabeça sobre a terra.

Cada crente um líder
 

Comer da árvore da vida nada mais é que receber a vida e a energia de Deus dentro de si. Muitas pessoas querem um enchimento do espírito como um lazer espiritual, mas na verdade o Espírito Santo é dado para cumprir o propósito de Deus, que é fazer você um sacerdote conduz as pessoas até Deus,e rei para ter autoridade e isso só é possível se você tem poder de Deus.

Cada crente um líder


Temos muitos dons, mas precisamos ser plugados, conectados na tomada celestial. Alguns faltam essa energia espiritual, porque quando isso acontece o poder do céu se manifesta na sua vida. (Ex:de irmãos tenho medo quando o sr. me ver pregando, ministrando na célula). O poder de Deus que nos transforma em leões. Um exército de ovelhas liderado por um leão sempre vencerá um exército de leões liderado por uma ovelha (M. Munroe).

Cada crente um líder

Davi tinha o rebanho de rejeitados, mas como era um leão os transformou em matadores de gigantes. Ex: na copa do mundo, o Brasil tinha um monte de leão, mas tinha um cordeiro como técnico. (2010) Portugal tinha um monte de ovelhas dentro de campo, mas era liderado por um leão. (Felipão)