Higiene do Ambiente

Técnicas de Limpeza

Higiene do Ambiente  Objetivos Gerais: No final da sessão os formandos deverão ser capazes de identificar e selecionar as diferentes técnicas de limpeza em função das situações específicas e dos espaços a higienizar. .

através de exemplos teórico-práticos: • As diferentes etapas das técnicas de limpeza. . • Dicas gerais de arrumação e limpeza do quarto e da casa de banho.Higiene do Ambiente  Objetivos Específicos: No final da sessão os formandos deverão ser capazes de identificar corretamente.

. .Higiene do Ambiente  Técnicas de Limpeza: a) Limpeza: . matéria orgânica) de objetos ou superfícies.É a remoção de todo material estranho (lixo.É realizada através de fricção mecânica. utilizando Água e Sabão. escova com a finalidade de remover a sujidade. pano.Deve preceder a desinfecção. . auxiliada por esponja.

Processo que elimina microrganismos patogénicos em objetos inanimados. . .Higiene do Ambiente b) Desinfeção: .É realizada utilizando-se Agentes Químicos e Físicos e tem a finalidade de eliminar microrganismos.

. ao usar-se vassoura levantam-se microrganismos juntamente com a poeira.Higiene do Ambiente c) Aspirar: . pois.É uma operação de higiene que visa remover a sujidade do chão. .O uso de vassouras é contra indicado.

teto.Higiene do Ambiente  Dicas gerais de arrumação e limpeza do quarto e da casa de banho: .Nunca deixar o chão húmido!!! O chão.Recolher sempre o lixo antes de iniciar a limpeza de um espaço do lar.Não usar lixívia nem produtos demasiado “agressivos” quimicamente. . . paredes e equipamentos de qualquer espaço frequentado pelo idoso deve estar perfeitamente seco para evitar quedas. .

Usar diferentes utensílios para limpar as louças mais sujas. ou seja.Lavar sempre todo o material após a limpeza . .Higiene do Ambiente . de forma a evitar a infecção cruzada.Limpar de cima para baixo (do tecto para o chão. . das zonas mais limpas para as mais sujas).Limpar pó com pano húmido .

Esta deve ser diária. para evitar a propagação de bactérias. . balcões. Nem muito abaixo. quer no quarto. …) é sempre necessário realizar a desinfecção.A par da limpeza das instalações e dos equipamentos (ex: lavatório. nem muito acima da sua altura média.As roupas dos idosos devem estar arrumadas de modo a estarem acessíveis ao idoso. . quer na casa de banho.Higiene do Ambiente .

Na terceira idade a manutenção de rotinas é muito importante. .Os objetos pessoais dos idosos devem. voltar a ser colocados exactamente na mesma ordem na qual estavam e que era significativa para o idoso. Na arrumação é importante deixar o quarto do idoso e a casa de banho com a mesma organização. Qualquer alteração só vai contribuir para a sua desorientação e despromoção da autonomia. após a limpeza e arrumação.Higiene do Ambiente .

sob risco de queda dos idosos.Quer no quarto.Higiene do Ambiente . telefone. . . Devem ser colocados tapetes antiderrapantes perfeitamente presos de forma a evitar quedas.No quarto. quer na casa de banho. não devem ser deixados tapetes/carpetes soltos. …) estejam na mesa de cabeceira do seu lado dominante (ex: lado direito). é importante que os objetos e utensílios mais importantes para o idoso (ex: água.

Higiene do Ambiente  SÍNTESE: As Técnicas de Limpeza realizam-se em 3 etapas: . *E ainda as Dicas Gerais de limpeza e arrumação do quarto e casa de banho. Desinfeção e Aspiração.Limpeza. .

” Chico Xavier Espírita Brasileiro .Higiene do Ambiente  Conclusão: “O Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful