You are on page 1of 33

Colgio Politcnico Humberto Ribeiro Reis Prof.: Renato Portella II Tec.

em Radiologia Disciplina: Noes de Densitometria e Mamografia

Conceito:

rea da anatomia que estuda os ossos e os


esqueletos

So rgos rgidos; Com nmero e forma variados; Quando correlacionado sentre s pelo tecido articular forma o esqueleto

um conjunto de ossos e tecido cartilaginoso unidos entre si para formar o arcabouo do corpo animal e desemenhar varias funes.

Para Dangelo e Fattini (2005): O corpo humano possui 206 ossos; Do nascimento a senilidade, h uma diminuio dos nmeros de ossos. Afinal, o feto possui pores sseas cartilaginosas que se unem no desenvover do corpo.

Recm-nascido

Adulto

Proteo de partes moles (corao, cerebro, pulmo);

Sustentao e conformao do corpo;

Sistema de alavanca que movimentadas pelos msculos permitem os deslocamentos do corpo;

Produo de clulas sangunes;

Depsito de ons de clcio e fsforo

Quanto disposio topogrfica: Localizao do osso Quando a forma do osso: forma do osso

Ossos Axiais: so os ossos que formam o eixo principal do corpo (cabea, pescoo e tronco) Ossos Apendiculares: So aqueles que forma os membros superiores e inferiores.

Ossos Longos; Ossos Alongados; Ossos Curtos; Ossos Laminares (palnos); Ossos Irregulares; Ossos Pneumticos; Ossos Sesamide.

Tem o comprimento maior que a largura; So constitudos por um corpo e duas extremidades. Os ossos longos tem suas difises formadas por tecido sseo compacto e apresentam grande quantidade de tecido sseo esponjoso em suas epfises.

So parecidos com um cubo, tendo seus comprimentos praticamente iguais s suas larguras.

So ossos finos e compostos por duas lminas paralelas de tecido sseo compacto, com camada de osso esponjoso entre elas. Os ossos planos garantem considervel proteo e geram grandes reas para insero de msculos.

So ossos longos, porm achatados e no apresentam canal central.

So osso ocos, com cavidades cheias de ar e revestidas por mucosa (seios), apresentando pequeno peso em relao ao seu volume.

Apresentam formas complexas e no podem ser agrupados em nenhuma das categorias prvias. Eles tem quantidades variveis de osso esponjoso e de osso compacto.

So ossos curtos que se desenvolvem no interior de tendes ou cpsulas fibrosas que envolvem certas articulaes

1. Substncia Compacta so reas dos ossos constituidas por uma srie de laminas concentradas; responsvel pela proteo e resistencia do osso 2. Subs. Esponjosa So reas dos ossos constitudas por traves osseas dispostas em forma de rede; d elasticidade e

o tecido conjuntivo que envolve o osso externamente, com exceo das superfcies articulares. 1.1 Fibrosa saco fibroso que envolve o osso e tendes 1.2 Osteognica tem funo osteognica, permitindo o crescimento sseo em espessura.

a camada de tec. Conjuntivo que reveste o canal medular dos ossos.

o tecido situado dentro dos ossos capaz de produzir clulas sanguneas. 1. Medula vermelha: a medula ssea produtora; 2. Medula ssea amarela: Tecido gorduroso que substitui a medula vermelha (tutano)

DANGELO, JG; FATTINI, CA. Anatomia Humana Sistmica e Segmentar para o estudante de medicina. 2 ed. So Paulo: Ed. Atheneu, 2005.

You might also like