You are on page 1of 31

QUMICA INORGNICA MEDICINAL

Sabemos que a Qumica Orgnica tem feito inmeras contribuies para a Medicina, atravs da descoberta de princpios ativos, do planejamento e da sntese de frmacos. No entanto, a Qumica Inorgnica tem igualmente papel importante, tanto na clnica quanto na pesquisa e no desenvolvimento de novos medicamentos

Bioinorgnica
Pode ser definida como a parte da qumica que estuda os elementos qumicos dentro do contexto especial dos organismos vivos, sejam eles essenciais vida, ou necessrios em pequenssima escala. Os elementos so ditos essenciais quando a sua falta no organismo vai causar algum tipo de disfuno, ou vai debilitar

seriamente alguma funo orgnica, e a adio desse elemento vai restaurar a sade daquele organismo.

So

encotrados em...

clcio: leite e queijos; sdio: carnes, manteiga e peixes; potssio: frutas secas, nozes, carnes, vegetais e peixes; magnsio: cereais e verduras; ferro: fgado, carnes, ovos, cereais e frutas; cobre: fgado, nozes e frutos do mar;

cobalto: ervilhas e feijo; zinco: fgado, gema de ovo, queijos e carnes; mangans: cereais, nozes, caf e farinha; crmio: carne de boi e fgado; molibdnio: trigo, cevada, aveia e fgado bovino; nquel: espinafre e nozes.

Importncia dos metais


Os ons metlicos so necessrios para muitas das

funes vitais do organismo humano. A ausncia de alguns deles pode ocasionar srias doenas, tais como: anemia, por deficincia de ferro; retardamento do crescimento de crianas, por falta de zinco; e m formao ssea em crianas, por falta de clcio.

Encontra partida...

Alguns metais e semi-metais, por sua vez, quando presentes no organismo humano, podem causar intoxicaes. So exemplos

clssicos: o arsnio, o chumbo, o cdmio e o mercrio.

Grande parte dos elementos qumicos que

compem a tabela peridica est presente no organismo humano.


Tais elementos aparecem de forma combinada nas

mais variadas substncias, diferentes funes.

desempenhando

importante destacar, ainda, vrios outros metais,

sem os quais a vida humana no existiria.


Entre eles esto o crmio, o mangans, o cobalto, o

nquel, o cobre e o molibdnio, envolvidos em processos metablicos que regulam a produo de energia e o bom funcionamento do corpo humano.

Metais Alcalinos e Alcalinos Terrosos

Os metais alcalinos e alcalinos- terrosos e o alumnio tambm formam complexos de coordenao, de modo que esta propriedade no nica, entretanto, tais complexos, geralmente, tm menor estabilidade e tendem a compreender principalmente radicais de ligaes, que contm o, oxignio, ou formar complexos mais estveis com enxofre e o nitrognio do que do oxignio.

Tratando-se particularmente dos metais e de suas

funes no corpo humano, destaca-se o clcio, presente nas estruturas sseas e no esmalte dos dentes, na forma de hidroxiapatita, Ca5(PO4)3(OH).
O sdio e o potssio contribuem para o balano

osmtico em membranas celulares, e o ferro est presente na estrutura de uma molcula conhecida como hemoglobina, responsvel pela absoro e transporte de oxignio no sangue

Magnsio
O magnsio aparentemente essencial para o

funcionamento do sistema neuromuscular. Ele encontrado em todas as clulas do nosso corpo, mas em concentraes elevadas pode levar ao colapso do sistema nervoso central. Afortunadamente, os rins excretam o magnsio com muita facilidade, por isso raramente ir ocorrer o envenenamento por magnsio. Alm de suas funes bioqumicas especficas, compostos inorgnicos do magnsio, como o hidrxido e o sulfato (sal de Epson) so indicados contra a acidez estomacal.

Clcio
Funo estrutural Os ons clcio so os responsveis pela contrao muscular, como os

batimentos cardacos, e muitas variedades de cibras podem ser relaxadas pela ingesto de clcio. Criaturas com esqueletos internos possuem apatita nos ossos, unhas e dentes: a apatita um composto hidroxi fosfato de clcio muito insolvel, de frmula Ca5(OH)(PO4)3, que a baixa ingesto de clcio, principalmente durante a infncia, produz pessoas com poros nos ossos, que so mais sujeitos a fraturas, e pode levar ao problema de osteoporose na velhice. Os esqueletos externos de organismos como corais e conchas marinhas so constitudos de outro composto insolvel de clcio, o carbonato de clcio. Uma parte da medicina dita alternativa recomenda a ingesto de p de casca de ostras para regular o teor de clcio no organismo de pessoas carentes, ou com deficincia no metabolismo normal desse on.

29/06/11

Os metais de Transio
Um grande nmero de metais de transio est envolvido diretamente com processos bioqumicos essenciais, como o ferro e o cobre como primeiros exemplos, ou ento esto tendo seus compostos utilizados como quimioterpicos, como a platina (na forma de cisplatina, Cl2Pt(NH3)2) e, mais recentemente, organometlicos de rdio e titnio.

Ferro
O ferro o metal de transio mais abundante no organismo humano e participa de uma importante e variada serie de processos e funes.
Sua deficincia aparece como o problema nutricional mais freqente no mundo, afetando em torno de 24% da populao

Ferro
O Ferro (Fe) est presente na hemoglobina, que

responsvel pelo transporte do oxignio, dos pulmes para todos os tecidos corporais. A mioglobina uma molcula semelhante hemoglobina, encontrada nos tecidos musculares, e tambm contm ferro. A mioglobina recebe oxignio da hemoglobina e o reserva at que as clulas dos msculos o utilizem.
A hemoglobina e a mioglobina so exemplos de complexos

metlicos ou compostos de coordenao, nos quais o tomo do metal est circundado por outros tomos, que a ele se ligam atravs dos pares de eltrons que cedem. Na hemoglobina e na mioglobina, a molcula de 02 se liga ao tomo de Fe.

Zinco
o segundo metal mais abundante em sistemas

biolgicos.
Sua deficincia bastante comum, mas de difcil

reconhecimento, tendo forte impacto no crescimento, na cicatrizao de feridas, na resposta imunolgica e na reproduo, afetando os rgos gustativos, a viso e o tato.

Caractersticas
Por suas caractersticas qumicas, eletrnicas e estruturais, o zinco o exemplo tpico de metal associado a processos catalticos de tipo cido-base. No entanto, participa igualmente de sistemas reguladores e estruturais.

Compostos utilizados
Os compostos habitualmente empregados para suplementar zinco so sais inorgnicos de sulfato ou cloreto, ou orgnicos, de acetato, gluconato ou estearato.

Algumas vezes utiliza-se tambm o xido de zinco para a fortificao de alimentos.


De qualquer modo, o composto mais amplamente utilizado continua sendo o sulfato de zinco.

Cobre
Participa de uma ampla gama de funes e sistemas biolgicos, estando envolvido em uma grande variedade de processos enzimticos. Sua deficincia tambm gera um sem nmero de problemas e desordens, e uma variedade de enfermidades que podem estar correlacionadas claramente s deficincias desse elemento so conhecidas.

Os complexos que o cobre forma com uma grande variedade de aminocidos,peptdeos de baixo peso molecular e ligantes similares, tm demonstrado uma importante atividade antiinflamatria, antiulcerosa, anticonvulsivante e at anticarcinognica.
Evidentemente, esses compostos servem como forma de transporte de cobre e permitem a ativao ou reativao de enzimas dependentes desse metal.

Contribuies da Qumica Inorgnica para a Qumica Medicinal

A Qumica Inorgnica no Planejamento de Frmacos Usados no Controle da Hipertenso

Diversas classes de drogas so usadas para o tratamento da

hipertenso, e muitas delas interagem com metais, como os diurticos, os bloqueadores de canais de clcio e os inibidores da enzima conversora da angiotensina (ECA). Esta enzima contm um tomo de zinco em sua estrutura e os anti-hipertensivos inibidores da ECA podem agir atravs da coordenao ao zinco. O nitroprussiato de sdio - um complexo de ferro com ligantes cianeto e nitrosila - usado clinicamente nas emergncias hipertensivas e provoca vasodilatao pela liberao de xido ntrico, NO.

Terapia do Cncer

A introduo, do complexo cisdiaminodicloroplatina(II), de nome comercial "cisplatina", na quimioterapia do cncer, representou um marco na histria da Qumica Inorgnica Medicinal, e constituiu um importante avano no tratamento de diversos tipos de tumores.

Desde ento, desenvolveu-se uma intensa busca por novos

complexos metlicos que tambm apresentassem atividade antitumoral, o que levou descoberta de outros complexos de platina que atualmente so utilizados em clnica mdica.

Cisplatina aonde atua?

Interaes...

Alguns obstculos

Tm sido enfrentados no uso do cisplatina: o surgimento de resistncia celular, a baixa solubilidade em gua, o estreito espectro de atividade e graves efeitos colaterais associados a toxidez, entretanto...

Concluses...

Referencias Bibliogrficas
. Antonio Carlos Massabni Instituto de Qumica Araraquara UNESP

You might also like