You are on page 1of 24

DIREITO CONSTITUCIONAL I Prof.

Joozinho Ribeiro

Art. 1 - A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos: I- a soberania; II- a cidadania; III- a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo poltico. Pargrafo nico - Todo o poder emanado povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituio.

Art. 1 - A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos:

Art. 1 - A Repblica...

a) A forma de governo do nosso pas a Repblica, o que significa: * Representantes eleitos pelo povo. * Mandatos eletivos temporrios. * Agentes polticos passveis de responsabilizao por seus atos. * Existncia de soberania popular. * Repartio de poderes.

Art. 1 - A Repblica Federativa...

b) Forma do Estado Brasileiro: Federao Ou seja: formado por um conjunto de Estados-membros com relativa autonomia para se organizar poltica e juridicamente, e tambm regular os assuntos compreendidos por suas atribuies.

Art. 1 - A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal...
Embora a Federao por excelncia seja aquela em que convivem as ordens jurdicas da Unio e a dos Estados-Membros, a Constituio Federal de 88 inseriu os Municpios e o Distrito Federal como entes federativos.

Art. 1 - (...), constitui-se em Estado Democrtico de Direito...

Fundado no princpio da soberania popular, ou seja, o povo tem participao efetiva e operante nas decises do governo; Fundado na idia da defesa dos direitos sociais, ou seja, busca de superao das desigualdades sociais e regionais e realizao de justia social. Pluralidade partidria, pois em Estados de Exceo h a presena de um nico partido, o partido que institucionaliza a arbitrariedade.

Art. 1 - (...), constitui-se em Estado Democrtico de Direito...

Estado de Direito: Todos esto submetidos lei confeccionada por representantes do povo, inclusive o prprio Estado; Os poderes do Estado esto repartidos, e exercem mtuo controle entre si; os direitos e garantias individuais so solenemente enunciados.

Art. 1 - A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos:

I- a soberania;... Soberania - o "poder de organizar-se juridicamente e de fazer valer, dentro de seu territrio a universalidade de suas decises, nos limites dos fins ticos de convivncia".

II- a cidadania;

Cidadania - o status da nacionalidade brasileira acrescido dos direitos polticos, isto , do direito de participar do processo governamental, seja enquanto candidato ao governo, seja enquanto eleitor. Um dos elementos essenciais para o desenvolvimento da cidadania a educao, de modo a formar pessoas envolvidas com a sociedade e capazes de votar, ser votados, participar da vida poltica do pas, fiscalizar a atuao do Estado atravs dos meios prprios e zelar pelo cumprimento de seus direitos e deveres.

Cidadania natural: Decorrente do nascimento Cidadania legal: outorgada por declarao legal (naturalizao) A cidadania identifica que a pessoa, estando na posse de plena capacidade civil, tambm se encontra investida no uso e no gozo de seus direitos polticos.

III- a dignidade da pessoa humana;


A dignidade da pessoa humana: encontra eco na relao de direitos individuais fundamentais estabelecidos pela Constituio; Representa o significado da pessoa na sociedade

IV- os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa...

Valores sociais do trabalho - so todos os direitos que possibilitam que o trabalho seja realizado com dignidade, entre eles, obrigao de remunerao justa e condies mnimas para o desenvolvimento da atividade. Livre iniciativa - significa que as pessoas possuem inteira liberdade para possuir bens e para tentar desenvolver empreendimentos de qualquer tipo, desde que respeitem as normas legitimamente existentes.

V - o pluralismo poltico.
Pluralismo poltico Princpio da democracia liberal que consagra valor s ideias polticas de qualquer segmento popular. Veda a implantao de unipartidarismo. Garantia de liberdade de convico filosfica e poltica.

Pargrafo nico - Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituio.

Com relao ao pargrafo nico, nos termos da atual Carta, o povo exerce o poder indiretamente ao votar, de maneira direta e universal. Existe tambm a possibilidade de o povo exercer diretamente o poder ao decidir soberanamente certas matrias que lhe so propostas. Ex.: o plebiscito, o referendo e a iniciativa popular.

Povo x Populao: Povo: a soma dos naturais do territrio Populao: a soma dos habitantes de determinado territrio em certo momento; OBS: base do conceito de ESTADO (Povo, Territrio e Governo).

Art 2 - So Poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio.

a) Poder Executivo, na esfera da Unio - exercido pelo Chefe de Governo que, no Brasil, assim como em todos os pases presidencialistas, o Presidente da Repblica. A sua funo tpica, essencial, administrar, mas tambm pode legislar (por exemplo: elaborao de Medidas Provisrias ou de Leis Delegadas) e julgar ( o caso dos Tribunais Administrativos, como por exemplo, o Tribunal de Impostos e Taxas).

b) Poder Legislativo - exercido pelo parlamento que, no Brasil, corresponde ao Congresso Nacional, composto pelo Senado Federal e pela Cmara dos Deputados. Sua funo tpica a elaborao das leis, mas tambm administra (exemplo: possibilidade de criao ou extino de cargos, empregos e funes relacionadas aos seus servios) e julga (compete Cmara dos Deputados autorizar instaurao de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica e os Ministros de Estado; compete ao Senado Federal processar e julgar, nos crimes de responsabilidade, essas mesmas pessoas).

c) Poder Judicirio - exercido pelos juzes desembargadores e ministros do judicirio; alm de julgar, o Judicirio pode, de forma atpica, legislar (por exemplo: elaborao de seu regimento interno) e administrar (organizao de suas secretarias e servios auxiliares).

Art 3 - Constituem objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil:


I- construir uma sociedade livre, justa e solidria; II - garantir o desenvolvimento nacional; III- erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao.

Este artigo, de contedo programtico, fixa metas a serem alcanadas em longo prazo. As enumeraes desses objetivos fundamentais fornecem diretrizes no apenas para o cidado comum, mas, sobretudo para as polticas governamentais. Devemos observar uma importante diferena entre o art.1 e o art.3 da Constituio, pois o art.1 define os fundamentos, isto , requisitos que j pertencem ao Estado brasileiro, enquanto que o art. 3 define objetivos, metas, normas que devem ser cumpridas ao longo do tempo.

Art. 4 - A Repblica Federativa do Brasil rege-se nas suas relaes internacionais pelos seguintes princpios: I- independncia nacional; II- prevalncia dos direitos humanos; IIII - autodeterminao dos povos; IV- no-interveno;

V - igualdade entre os Estados; VI - defesa da paz; Vll - soluo pacfica dos conflitos; VIII - repdio ao terrorismo e ao racismo; IX - cooperao entre os povos para o progresso da humanidade; X- concesso de asilo poltico.

Pargrafo nico - A Repblica Federativa do Brasil buscar a integrao econmica, poltica, social e cultural dos povos da Amrica Latina, visando formao de uma comunidade latino-americana de naes.

You might also like