Ética e as Relações no Trabalho

Prof. MSc Gerisval Alves Pessoa São Luís, Janeiro 2013
 Gerisval Pessoa

Instrutor

         
  

     
 Gerisval Pessoa

Mestre em Gestão Empresarial (EBAPE/FGV) Especialista em Engenharia da Qualidade (UEMA) Químico Industrial (UFMA) Aperfeiçoamento em TQC (JUSE / Tóquio - Japão) Professor de Graduação e Pós-graduação Professor Engenharia Ferroviária (IFMA e UNDB) Professor Engenharia Portuária (UFRJ e UFMA) Professor Engenharia de Campo – Qualidade (UFMA) Professor Mestrado Energia e Meio Ambiente (UFMA) Professor Especializações em Gerenciamento de Projetos, Gestão de Sistemas Integrados – (QSMS-RS) e Engenharia de Produção (Faculdade Pitágoras) Professor Especialização em Gestão Empresarial (CEST) Professor Especializações em Gestão Estratégica de Pessoas /Qualidade / Engenharia de Segurança do Trabalho / Gestão Educacional (FAMA) Coordenador do Curso de Pós-Graduação (FAMA)  Gestão Estratégica da Qualidade  Gestão Estratégica de Pessoas Auditor Líder ISO 9001 e 14001 e Auditor OHSAS 18001 Instrutor Internacional de TPM (Total Productivity Maintenance) Examinador Prêmio Nacional da Qualidade: Ciclos 2000, 2001 e 2002 Analista da Qualidade Máster (Vale) 28 anos de experiência profissional Coautor do livro Administração: Uma visão pragmática – discutindo teoria e prática

Questões a serem respondidas

 Por que a Ética está em evidência?  A crise Ética  O que é Ética?  Por que Ética nos negócios?  A Ética e as relações no trabalho

 Gerisval Pessoa

Reflexão!

Quando se pensa nas relações do homem com o meio em que vive, de imediato vem à mente a dicotomia entre fazer o que bem se pensa ou ficar condicionado pelas regras que ordenam a vida sociocultural.
Severo Hryniewicz

 Gerisval Pessoa

Por que a Ética está em evidência?

Segundo especialistas, só as empresas transparentes sobrevivem no mercado.

 Gerisval Pessoa

Por que a Ética está em evidência? Ética é fator determinante dos rumos de uma sociedade ou organização.  Gerisval Pessoa .

novas formas de organização. horóscopo] Democratização: transparência & evidenciação     Descrédito dos políticos e governantes Desrespeito à leis Novos relacionamentos: globalização.Por que a Ética está em evidência?  Desencanto: não cremos naquilo que gostaríamos de crer [religião. tradição. novas formas de trabalho Combate à corrupção (atos moralmente condenáveis associados ao uso indevido do poder)   Gerisval Pessoa .

semelhança e alteridade Combate ao nepotismo       Gerisval Pessoa Insensibilidade e indiferença pelo semelhante Devastação do Meio Ambiente Aumento da Fome e da Miséria Aumento da criminalidade e da violência . sensibilidade.Por que a Ética está em evidência?   Relações Familiares enfraquecidas Perda dos Valores honestidade. humildade. humanidade. sabedoria.

A Crise Ética   Não sabemos o que é CERTO ou ERRADO A sociedade:  Vive cada vez mais insegurança Permanente tensão nas relações sociais   Se organiza em prol dos interesses particulares do que do direito e da justiça Qual a nossa resposta criativa para este problema?  Gerisval Pessoa .

O que é Ética? ETHOS: Modo de ser.br/  Gerisval Pessoa . http://www. costume.blogger.panoramablogmario. caráter.com.

O que é Ética? Princípios morais que governam as ações e decisões de um indivíduo ou grupo e que servem de diretrizes para orientar a prática e para se agir com correção e equidade ao se defrontar com dilemas morais.  Gerisval Pessoa .

Questão Central da Ética Como devo agir em relação aos outros?  Gerisval Pessoa .

A Moral está contida nos códigos.  Gerisval Pessoa .  Instrumento fundamental para a instauração de um viver em conjunto.  Moral é o conjunto das normas para o agir específico ou concreto.morus - significando os usos e costumes.O que é Moral?  A palavra Moral tem origem no latim . que tendem a regulamentar o agir das pessoas.

 Gerisval Pessoa http://kobason. o que é certo e errado.live. a justiça.spaces. às nossas ações e condutas no mundo. uma reflexão sobre o bem.Ética x Moral  A ética é um estudo.com  A moral refere-se .

Mundo dos Valores Ética Moral Reflexão Ação  Gerisval Pessoa .

 Gerisval Pessoa .Mundo dos Valores Valores éticos funcionam como uma bússola para um indivíduo. orientando-o a proceder conforme um juízo de valor pré-adotado por ele mesmo.

usa o tempo do expediente para vender trabalhos artesanais aos colegas? Devo dizer sempre a verdade? Há ocasiões em que é preferível mentir? Quais? Devo cumprir uma ordem que não me parece eticamente correta. ou é preferível arriscar meu conceito na empresa.Problemas do dia-a-dia!  Devo avisar ao meu líder que seu subordinado. ou mesmo meu emprego?    Gerisval Pessoa . meu amigo.

mesmo sendo ele competente.Problemas do dia-a-dia!  Posso usar o tempo de expediente na empresa numa situação de emergência para obter ganhos monetários adicionais? Devo avisar ao líder que meu colega e amigo não é competente ou “não veste a camisa” da empresa? Posso empregar um amigo na empresa. mas não o mais competente para a posição?    Gerisval Pessoa .

 Gerisval Pessoa .Ações não éticas na empresa           Apossar-se de coisas que não lhe pertence Dizer coisas que sabe que não é verdade Dar ou permitir impressões falsas Comprar influência ou enganar-se em conflitos de interesse Esconder ou divulgar informação verdadeira Tomar vantagem que não lhe pertence Cometer comportamento pessoal impróprio Abusar moralmente de outra pessoa Permitir abuso da organização Violar regras.

 Gerisval Pessoa .Importância da Ética Nenhuma sociedade pode sobreviver e progredir sem um conjunto de princípios e normas que defina o tipo de comportamento socialmente aceito como ético.

O que Significa ser Ético? Cultura e caráter bons  Motivação e Intenção boas  Processo e ações boas  Resultos bons  Seja bom. aja bem. faça bem!  Gerisval Pessoa .

 Gerisval Pessoa .O que Significa ser Ético? Ser ético significa respeitar os múltiplos modos de ser e aparecer da pessoa. como enquanto membro da sociedade. tanto na sua face individual.

individuais ou grupais .e que dizem que certas fronteiras não devem ser ultrapassadas.Formas de Ser Ético     A primeira ideia do ético é o cuidado com o nosso ser e com os outros. A terceira ideia é a da responsabilidade. (Luciano Zajdsnajder)  Gerisval Pessoa . ou que certos atos devam ser realizados. diante das ações que são de nossa escolha. Esta ideia parte do fato de que nossas ações têm consequências que podemos antever e sobre as quais. temos responsabilidades. A responsabilidade tem de ser considerada especialmente em relação a danos ou outros efeitos negativos de tais ações. A segunda ideia do ético é a consideração das pessoas. A quarta ideia ética é a de limites. São marcos que aparecem impostos às ações .

A leveza da vida significa que ela não pode ser levada inteiramente a sério. A ideia de veracidade tem a ver com os limites. do privado e do público.  Gerisval Pessoa . Ser verdadeiro significa apresentar os fatos como ocorrem ou ocorreram e buscar interpretações e explicações para suas causas. A sétima ideia ética é a da leveza da vida e do festejar da vida. A sexta ideia ética é a da liberdade.Formas de Ser Ético    A quinta ideia é a da veracidade. Ela se realiza nas diversas esferas: do íntimo. pois se trata de uma obrigação imposta pela realidade.

Ética empresarial: Valor éticos         Justiça Honestidade Amor Prudência Liberdade Responsabilidade Sinceridade Respeito  Gerisval Pessoa .

perjúrio e falso testemunho Respeito  Reconhecer o outro como diferente  Gerisval Pessoa .Ética empresarial: Valores éticos e seus princípios         Justiça  Garantir aos outros os direitos fundamentais Honestidade  Firmeza de propósitos Amor  Tratar o próximo com liberdade Prudência  Optar firmemente pelo que é necessário escolher e evitar Liberdade  Respeitar o outro como sujeito livre e capaz Responsabilidade  Assumir benefícios e ônus decorrentes da própria condição Sinceridade  Evitar incorreta autoavaliação.

Ética empresarial: Como ser uma organização ética      Confiança mútua e sentimento de dono Compromisso pessoal com o propósito e os valores da organização Cocriação do nosso futuro Aprendendo e amadurecendo em direção à visão da empresa Não basta fazer é preciso ser  Gerisval Pessoa .

 Gerisval Pessoa .Código de Ética Empresarial A base dos códigos de comportamento éticos nas organizações e na sociedade está em sistema de valores criados por filósofos e líderes que têm uma visão superior à das demais pessoas.

para a conduta pessoal e profissional. concorrentes. por serem justos e pertinentes Ser uma referência formal e institucional. prestadores de serviços. governo e a comunidade onde atua. visão e missão da empresa Viabilizar um comportamento pautado em valores incorporados por todos.  Gerisval Pessoa . sindicatos.Objetivos do Código de Ética     Ser um instrumento de realização dos princípios. clientes. empregados. parceiros fornecedores. reduzindo a subjetividade das interpretações pessoais sobre princípio morais e éticos Tornar-se um padrão de relacionamento interno e com os seus públicos de interesse: acionistas. sociedade.

O Código de Ética Pode Ser Composto por Três Partes: Código de Ética  Valores  Princípios de ação coletiva Código de Conduta  Guia prático  Gerisval Pessoa .

Respeito ao meio ambiente. assédio. Voltados para clientes. confidencialidade. fornecedores e comunidade. presentes. Guia prático – Trata da legislação. proteção dos ativos. empregados e utilização dos recursos de informática.O Código de Ética Pode Ser Composto por Três Partes:    Valores – Respeito à pessoa. conflito de interesses. Solidariedade. atividades políticas. orientando a atuação e fundamentando a imagem da empresa sólida e confiável). acionistas. manifestação pública. Integridade Princípios de ação coletiva (destina-se a dar respostas às expectativas das partes engajadas. corrupção.  Gerisval Pessoa . Performance.

orientando-o a proceder conforme um juízo de valor pré-adotado por ele mesmo.  Gerisval Pessoa .O Código de Ética Pode Ser Composto por Três Partes: Valores éticos funcionam como uma bússola para um indivíduo.

 Gerisval Pessoa . ela não precisa abrir mãos de seus valores pessoais.O Código de Ética x Valores Pessoais Para uma pessoa adotar os valores de uma empresa.

pressentindo seu fim.Qualidade das pessoas Conta-se que num país. há muito tempo. chamou seus súditos para lhe responderem 3 perguntas. prometendo grandes honrarias àquele que desse respostas perfeitas:    Qual é o lugar mais importante do mundo? Qual é a tarefa mais importante do mundo? Qual é o homem mais importante do mundo?  Gerisval Pessoa . um rei.

e ele as deu:  Gerisval Pessoa . Por fim. Os emissários do rei foram enviados para que obtivessem as suas respostas. ricos e pobres responderam às 3 perguntas. faltava ouvir o velho sábio.Qualidade das pessoas Doutores e ignorantes. que não respondera por que não lhe interessavam as honrarias. mas nenhuma satisfez o rei.

2.O lugar mais importante do mundo é onde você está. com todas as suas potências. de modo que ali você pode viver a sua vida plenamente. e não a que quer. repensou: a que você deve.O homem mais importante do mundo é aquele que precisa de você. porque ali está seu ser.Qualidade das pessoas 1. porque é ele que dá a ocasião de exercitar a virtude mais bela: a caridade”  Gerisval Pessoa . E 3.A tarefa mais importante do mundo é a que você deve fazer.

o profissional: 1. Sabe qual a sua função? 2.Enquanto profissional Diante de tais considerações. Tem consciência de quais competências lhe são exigidas? 3. Sabe como deve agir no exercício de sua função?  Gerisval Pessoa .

Princípios da Ética Profissional  Cuidar de sua apresentação pessoal  Comunicar-se corretamente  Aprender ouvir os outros  Nunca insultar ou gritar  Oferecer informações  Praticar a Ética Profissional.  Gerisval Pessoa .

a empresa e a sociedade  Gerisval Pessoa . os colegas de trabalho.  É respeitar os clientes.Ética Profissional  A ética profissional é condição básica no nosso dia a dia.

Princípios da ética profissional  Honestidade enquanto ser humano e profissional.  Iniciativa para buscar solucionar as questões apresentadas.  Trabalho em Grupo de modo que seja construído um espírito de equipe.  Gerisval Pessoa .  Responsabilidade na execução de qualquer tarefa.  Perseverança na busca de seus objetivos e metas.  Conhecimento Geral e Profissional para oferecer segurança na execução das atividades profissionais. sem erros e de boa qualidade.  Atualização constante e contínua.  Imparcialidade na execução do trabalho e na apresentação de resultados e sugestões.  Eficiência em fazer um trabalho correto.

Princípios da ética profissional  Eficácia é fazer um trabalho que atinja totalmente um resultado esperado. a boa educação.  Postura Profissional privilegiando as boas maneiras. os bons hábitos e a boa aparência  Gerisval Pessoa .  Controle emocional nos relacionamentos pessoal e profissional para que ocorra a administração de conflitos. respeito e consideração. ajuda mútua. a comunicação adequada.  Relacionamento Interpessoal baseado na compreensão.  Ambição na busca de crescimento pessoal e profissional.

o respeito á dignidade humana e aos princípios de cada cultura.  Gerisval Pessoa .Limites no campo da ética pessoal Muito importante é o respeito que devemos ter á ética adotada pelo próximo.

 Gerisval Pessoa . pois o que pode estar certo para você pode não estar para o outro.Limites no campo da ética pessoal Temos que estar sempre atentos para não invadir a liberdade do próximo.

“Meu direito termina onde começa o seu”  Gerisval Pessoa . eticamente.Limites no campo da ética pessoal Assertividade: um conceito nos relacionamentos e nas práticas éticas Relacionar-se assertivamente é respeitar o espaço do outro e fazer respeitar o seu espaço.

A ética supera interesses na relação com clientes. Práticas abusivas. As avaliações de desempenho seguem critérios claros? 4. Contratações. Cargos equivalentes recebem tratamento idêntico? 6. são combatidas?  Gerisval Pessoa . É possível denunciar procedimentos antiéticos na empresa? 8. fornecedores e concorrentes? 2.Ética no trabalho: Qual o nível de respeito os empregados? 1. As pessoas são estimuladas a valorizar aspectos externos ao trabalho? 5. Normas trabalhistas e de saúde são respeitadas? 9. como assédio sexual ou arrogância. Há ambiente de crescimento profissional? 10. e-mails) é respeitada? 3. promoções e demissões seguem critérios profissionais? 7. A privacidade (telefonemas.

Para reflexão!  Se não houver ética. e consequentemente nem responsabilidade. como manter um bom relacionamento com as partes interessada)?  Em não havendo bom relacionamento sociedade. como construí-la? numa  Gerisval Pessoa .

Para reflexão!  Qual nosso nível de envolvimento na construção de um comportamento ético? Como são e como deveriam ser nossas atitudes diante dos nossos meus colegas de trabalho?   Como são e como deveriam ser nossas atitudes diante dos nossos clientes (ouvir / respostas)? Como são e como deveriam ser nossas atitudes diante dos acionistas? Qual nosso nível de envolvimento em relação à preservação do meio ambiente?    Gerisval Pessoa .

Na dúvida de como agir questione: A minha atitude pode ser publicada na primeira página do jornal local onde moro sem me provocar quaisquer constrangimentos?  Gerisval Pessoa .

). Brasília: MEC/SEIF. M.br/savinianas/encontroobras/eticaepostura. Luciana. Disponível em <http://mecsrv04. BRASIL. Acesso em 20 de janeiro de 2009.  Gerisval Pessoa .ppt> Acesso em 21 de Jan.anbeas. Ética e postura profissional. Jorge E.pdf> . Conduta exemplar. Patricia Almeida (coord. São Paulo: Saraiva.Referências ASHLEY. Ética. 1. 2003. Disponível em< http://www.br/seif/eticaecidadania/arquivos/etica. CALMON. 9 mai 2001. 2009. 2004. 2005. Revista Exame. Módulo 1 (programa de desenvolvimento profissional continuado). São Paulo: Saraiva. R. CARVALHO. Joana. Responsabilidade social empresarial e empresa sustentável: da teoria a prática. 2013 CHAUÍ. J. C e CAJAZEIRAS. P.mec.org.gov. Ética e responsabilidade social nos negócios. Ed. 2ª ed.699.ed. BARBIERI. 13a. M. São Paulo: Editora Abril. Convite à Filosofia. Marilena. São Paulo: Ática.

ppt>Acesso em 20 de julho de 2006./Cursos%20CEP/Multiplicadores/2005/Transparências%2 0do%20curso%20Multiplicadores. Disponível em http://www5. Severo.ba. Curso on line.gov.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos/Etica-Empresarial/OCWETEAD01slsh2009-1/OCWETEAD_00/SEM_TURNO/370 > Acesso em 21 de Jan 2013  Gerisval Pessoa . Brasília: CNI. Acesso em 20 de julho de 2006.ppt>. Disponível em <www. Ética e Governo.fgv. Disponível em. Ética no serviço público: alguns pontos fundamentais.gov.br/. HRYNIEWICZ. Responsabilidade social empresarial.: <www.planalto...tce.br/eventos/etica_serv_pub_instrut_. Ética empresarial.Referências CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA. 2006.

Muito Obrigado a Todos! Contatos gerisval@terra.gerisval.com http://www.com/gerisval http://www.com/gerisval http://www.com.twitter.com/in/gerisval + 55 98 9114 4699  Gerisval Pessoa .linkedin.blogspot.com/gerisval http://www.facebook.scribd.br http://www.