FORMAS DE REPRESENTAÇÃ O DA TERRA

História e Geografia de Portugal

PRINCIPAIS FORMAS DE REPRESENTAÇÃO DA TERRA  Globo  Mapas .

 Globo: Representação da Terra na sua forma real. esférica e ligeiramente achatada nos pólos. .PRINCIPAIS FORMAS DE REPRESENTAÇÃO DA TERRA  Planisfério ou mapa-mundi: Representação plana e reduzida da superfície terrestre.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS PRINCIPAIS FORMAS DE REPRESENTAÇÃO DA TERRA Globo Vantagens Representa a terra praticamente sem distorções: Constitui a representação mais fiel da superfície terrestre Desvantagens Pouco pratico. . Representa a totalidade da superfície terrestre o que não permite observações fáceis: . .pois não se consegue visualizar ao mesmo tempo toda a terra.a superfície terrestre apresenta-se com dimensões reduzidas. de difícil transporte e arrumação.

um pais ou uma cidade. como um continente. .VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS PRINCIPAIS FORMAS DE REPRESENTAÇÃO DA TERRA Mapas Vantagens Fácil transporte. Desvantagens Representa a terra num plano o que provoca muitas distorções da realidade. arrumação e utilização Representa toda a superfície terrestre ou apenas uma parte.

CLASSIFICAÇÃO DOS MAPAS POR TEMAS  Mapas Físicos  Mapas Políticos  Mapas de População  Mapas Económicos .

CLASSIFICAÇÃO DE MAPAS QUANTO À ESCALA  Mapas de Grande Escala  Mapas de Pequena Escala (planta) (planisfério) .

desde o tratamento dos dados até o uso final na criação de mapas e produtos relacionados com a informação espacial”.  TAYLOR. digital ou tátil incluindo todos os processos.CARTOGRAFIA? O QUE É?  É a ciência de criar mapas. comunicação e utilização da geoinformação nas formas gráficas. tendo esta uma forma esférica aproximada.  “Cartografia é a disciplina que trata da organização. . apresentação. 1994  Cartografia é a arte de representar através de desenho parte ou totalidade da superfície terrestre. A representação é elaborada com um sistema de projecção reduzida a uma dada escala.

MAS AFINAL O QUE É A ESCALA?  Escala é a razão entre a distância e a distancia real correspondente. ou seja. permite-nos saber quantas vezes a dimensão foi reduzida no mapa que a representa.google.com/ . https://maps.  A escala indica-nos o nº de vezes que a realidade foi reduzida.

PARA ALÉM DA ESCALA QUAIS SÃO OS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DE UM MAPA ?  Titulo  Orientação  legenda .

A escala indica-nos o nº de vezes que a realidade foi reduzida. Deve fazer referencia a: . ao fenómeno representado. que são acompanhados de uma breve explicação do seu significado. ou seja. .ESPAÇO DE ANÁLISE isto é. .ASSUNTO/TEMA isto é. permite-nos saber quantas vezes a dimensão foi reduzida no mapa que a representa. superfície representada. para que nos seja possível fazer uma leitura correcta dos fenómenos representados. . Possibilita a interpretação do mapa através de cores ou símbolos.Os mapas devem ter elementos.Sempre que se trate de fenómenos mutáveis deve também referir-se ao período em análise. Deve identificar o mapa de forma clara simples e breve.

maps) realizar um mapa com: Titulo Legenda Orientação Escala O mapa deve conter informação quanto à localização da escola e da sua casa.ATIVIDADE PROPOSTA A partir de uma imagem da cidade (retirada do google. referindo as suas posições relativas .

2.EB23-CMDT-CONCEICAOSILVA.PT/SEV/HGP/1.HTM FIM .RCTS.PARA VER E APRENDER: HTTP://WWW.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful