Evolução Humana

Clique para editar o estilo do subtítulo mestre

2/17/13

África, o continente
“Berço da Humanidade” Foram encontrados os mais antigos fósseis de ancestrais humanos

Pesquisa pelo DNA, indicam que pela diversidade genética o homem moderno surgiu na África

Ossadas, pedaço de crânios, maxilares, dentes, fêmures perteciam a diferentes 2/17/13 tipos de seres

Homo sapien s sapien s

2/17/13

Evolução do homem desde os Australopithecus.

2/17/13

Australopithecus 2/17/13 .

EVOLUÇÃO DO HOMEM .

EVOLUÇÃO DO HOMEM .

Pesavam entre 30 e 40 Kg. . Baixa estatura (machos 1.50m e fêmeas 1.EVOLUÇÃO DO HOMEM Australopithecus afarensis Viviam na África. Fóssil mais conhecido Lucy.10m). Crânio com pequeno volume (380 a 450 cm3).

Lucy .EVOLUÇÃO DO HOMEM Australopithecus afarensis .

. Massa de 40 kg. Maior que os demais.EVOLUÇÃO DO HOMEM Australopithecus robustus • • • • • Viviam na África. Mandíbula proeminente Volume do crânio 500 cm3.

os primatas tiveram que se adaptar a viver na Savana.Como já não era possível viver nas árvores. 2/17/13 .  Não era totalmente bípede. um espaço mais aberto e menos arborizado.  Era pequeno e curvado  Não sabia fazer instrumentos mas usava seixos quebrados. Este nosso antepassado chamava-se Australopithecus (um macaco do sul) e viveu há 4 milhões de anos.

esta postura é altamente vantajosa.Aparecimento dA Postura Bípede Movimentação entre as árvores da savana africanas levou a que os primatas tivessem de andar longas caminhadas sem se poderem deslocar de árvore para árvore. pois ela proporcionou aos hominídeos uma locomoção rápida e cómoda. para além disso é muito mais eficiente porque possibilitou a procura de predadores e presas por cima da vegetação arbustiva enquanto se deslocavam. 2/17/13 . Na verdade. bem como o transporte de objectos devido ao facto de terem liberto os dois membros superiores.

Possibilidade de carregar objetos.EVOLUÇÃO DO HOMEM Postura bípede possibilitou: • Movimentação entre as árvores da savana. • Capacidade de enxergar os predadores/presas por cima da vegetação. • .

A Importância da Bipedia 2/17/13 .

todas as outras foram já extintas. .Gênero HOMO Homo provem do latim e significa pessoa. nalguns casos. mínimas e existe pouca informação. no entanto outras podem ter sido apenas outras evoluções que acabaram por se extinguir. As diferenças entre as várias espécies são. 2/17/13 . o que leva a que não haja um consenso acerca de quais as espécies que deveriam ser consideradas isoladas e quais as que deveriam ser consideradas subespécies de outras espécies. Muitas delas seriam nossos antepassados. este termo foi inicialmente utilizado por Carolus Linnaeus quando elaborou o seu sistema de classificação Atualmente a espécie Sapiens Sapiens é a única descendente do gênero Homo que ainda se encontra viva.

Os Hominídeos  Árvore genealógica dos Hominídeos 2/17/13 .

Homo habilis 2/17/13 .

• Volume do crânio 700 cm3. Habilis) Capacidade de fazer instrumentos de pedras e ossos. • .EVOLUÇÃO DO HOMEM Homo Habilis (ou A .

Há cerca de três milhões e trezentos mil anos. • A sua capacidade craniana aumentou e por isso era mais inteligente (700 cm3). • • O polegar era oponível Sabia fazer instrumentos de pedra e de madeira. surgiu o HOMO HABILIS. Era bípede e mais vertical. devido à evolução que resultou da adaptação ao meio. • 2/17/13 .

O seu nome habilis provem da sua habilidade para o manuseio e criação de utensílios de osso e pedra.Homo habilis Apesar de pertencer ao género Homo esta espécie era bastante diferente de nós. . os seus braços eram bastante longos. o seu crânio muito menor e assemelhava-se a um australopitecos.

2/17/13 .

Ainda era necessário comer carne crua A capacidade craniana aumentou Mas era 2/17/13 muito .

raspar e cortar a carne. 2/17/13 .Os Bifaces: serviam para caçar.

Homo erectus 2/17/13 .

morava em cabanas ou grutas. • Originaram o Homem de Neandertal. • Sofisticada “cultura”: fabricava ferramentas. • . • Não suportaram a era glacial (Pleistoceno). usava roupas de peles de animais. usava o fogo.EVOLUÇÃO DO HOMEM Homo erectus Expansão pela Eurásia.

Há cerca de 1.??? 2/17/13 .600 000 anos devido à luta pela sobrevivência. os hominídeos evoluíram e surgiu então o HOMO ERECTUS Era bípede e vertical. Fabricava Bifaces.. Possuía uma linguagem rudimentar.. E descobriu.

2/17/13 .A descoberta do Fogo modificou muito a sua vida.

conseguirem ver na ausência de luz. este avanço foi conquistado pelos homo erectus. o que levou ao “convívio”. cozinhar alimentos e ainda produzir instrumentos.A Importância do Domínio do Fogo O domínio do fogo foi um dos passos mais importantes na evolução do Homem. . Esta conquista permitiu aos Hominídeos aquecerem-se. afastarem predadores. Para além disso o fogo permitiu o desenvolvimento da vida social. visto os hominídeos juntarem-se a volta da fogueira para se aquecerem. O fogo era criado friccionando dois pedaços de madeira de dureza diferente ou fazendo chocar 2 pedras saltando faísca.

A Importância da Invenção do Fogo 2/17/13 .

Os dentes já não precisavam de ser tão fortes. a não necessidade de ter maxilares tão proeminentes. também. Desse fato. E a capacidade craniana aumentou: 900 a 1100 cm3.Com a descoberta do fogo era possível comer carne cozinhada. uma verticalidade mais perfeita o que o tornava mais inteligente. O Homo Erectus possuia. 2/17/13 .

que contribuiu para o surgimento das primeiras famílias. O clima mais frio destes continentes determinou a importância do domínio do fogo.Emigração do Homo Erectus(setas a amarelo) O Homo Erectus. onde foram descobertos vestígios seus. foi o primeiro a emigrar para a Ásia e a Europa. 2/17/13 . oriundo da África.

Homo sapiens neaderthalensis 2/17/13 .

Teorias para o desaparecimento: extintos . . .Postura moderna. .Baixo. .Testa pequena.Formavam grupo de caça. forte e hábil construtor de ferramentas. .EVOLUÇÃO DO HOMEM Homo sapiens neaderthalensis ou Homo neanderthalensis . .Queixo pequeno. .Enterravam os mortos.Volume do crânio 1450 cm3. .Cérebro um pouco maior.

no entanto. Homo sapiens neanderthalensis e Homo sapiens sapiens. de cerca de 300 000 anos atrás até aproximadamente 29 000 anos atrás tendo coexistido com os Homo sapiens. respectivamente). Alguns autores. consideram os homens-de-neandertal e os humanos subespécies do Homo sapiens (nesse caso.EVOLUÇÃO DO HOMEM O homem-de-neandertal habitou a Europa e partes do oeste da Ásia. .

mamutes.EVOLUÇÃO DO HOMEM Os Neandertais viviam em grutas e cabanas (construídas com ossos de mamute e pele de animais). os membros do grupo eram enterrados em posição fetal.  Foram os primeiros a enterrar os mortos. veados e ursos das cavernas.  Eram caçadores e coletores e provavelmente nômades. . evidência de simbologia com possível significação espiritual de vida e morte. Alimentavam-se de carne de renas. contradizendo as especulações de espécie “rude”.

Portugal. com a absorção dos Neandertais entre os descendentes do Homem Moderno (Menino do Lapedo.000 anos.EVOLUÇÃO DO HOMEM O desaparecimento do Homem de Neandertal é um enigma. O Hibridismo. exemplo da possível descendência através de mistura genética). . As Hipóteses mais defendidas são:  O confronto com o homem moderno que veio da África há 40.

EVOLUÇÃO DO HOMEM Homo sapiens Homo neanderthalensis .

Homo sapiens sapiens 2/17/13 .

Arte. .Mais altos e mais ágeis que os anteriores.Comportamento social mais complexo. .EVOLUÇÃO DO HOMEM Homo sapiens sapiens . .Linguagem e simbologia. .

A Evolução foi muito lenta e muitos hominídeos extinguiram-se. 2/17/13 .

Homo Habilis Homo Erectus Homo Sapiens 2/17/13 .O esqueleto foi-se modificando.

A capacidade craniana foi-se sempre desenvolvendo e a inteligência também. 2/17/13 .

2/17/13 . a níveis físico e intelectual. do Hominídeo ao Homem Atual.Nós somos o resultado do processo de HOMINIZAÇÃO A evolução lenta e longa.