Africa

Trabalho Realizado por: Daniel Vicente nº7 7ºE

Comidas típicas da África

• Na maior parte das regiões de África, a refeição familiar consiste num prato principal que é consumido com um prato de acompanhamento. O prato principal é à base de cereais, de raízes, de tubérculos ou de bananas verdes (ganha-pão). O prato de acompanhamento que, consoante a região, é um guisado, um molho ou uma sopa, pode ser constituído por legumes frescos (muitas vezes legumes de folhas verdes) ou de leguminosas com carne ou peixe, quando estes últimos se encontram disponíveis.

TRAGES TRADICIONAIS

Aqui está o vestuário tradicional de África numa festa Africana .

Danças tradicionais
Ússua- É uma dança de salão, cheia de glamour e elegância , em que os pares são conduzidos por um mestre-de-cerimónias, ao ritmo lento do tambor, do pito daxi (flauta) e da corneta. Todos os bailarinos vestem trajes tradicionais: as mulheres de saia e quimono, xaile ou pano de manta; os homens trazem chapéus de palhinha e usam no braço uma toalha bordada (que serve para limpar o suor do rosto).

Dexa- Típica da ilha do Príncipe de raízes angolanas.

Puita- Provavelmente com raízes Angolanas, a puita é uma dança fortemente erótica, em que o tambor avança de forma frenética, obsessiva, sensual, pela noite dentro.

Semba- é uma dança de salão angolana, mas é muito popular entre os africanos

JOGOS TRADICIONAIS AFRICANOS

Existem muitos jogos tradicionais africanos, mas o mais conhecido em Portugal e no resto do mundo é o Ouri. O objectivo do jogo é recolher mais peças/sementes que o adversário. Todas as sementes/peças têm o mesmo valor.

Musica

Kizomba tem milhares de adeptos em todo o mundo

Instrumentos Musicais

• O agogo ou gã é um instrumento musical formado por um único ou múltiplos sinos originado da música tradicional yorubá da África Ocidental. Agogô é um instrumento musical idiofone, compõe-se de duas até 4 campânulas de ferro, ou dois cones ocos e sem base, de tamanhos diferentes, de folhas de flandres, ligados entre si pelos vértices. Mas ainda a mais instrumentos como por exemplo: Djembee , Pandeiro, Doumbas , Darbouka entre muitos outros...

ARTE AFRICANA
Pinturas e esculturas tem quase sempre a presença da figura humana, o que identifica a preocupação com os valores étnicos, morais e religiosos. O material mais utilizado o ouro, o bronze e o marfim.

Curiosidade

Este ano umas das grandes competições Europeias vão ser disputadas na África do Sul, o Mundial de futebol.

Fontes de pesquisa
Bibliografia: http://www.fao.org/docrep/007/x3996p/x3996p0f.htm http://attambur.com/Instrumentos/attambur/instrattambur.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Religi%C3%B5es_tradicionais_africanas

http://www.casinobillionaire.net/artigos/praia1.jpg

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful