You are on page 1of 21

ESAF

PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA

ORIGEM DO PNEF
ESAF

 Setembro/96 - Convênio de Cooperação Técnica entre
União, Estados e DF

Setembro/97 - Aprovação pelo CONFAZ de um Programa
Nacional de Educação Tributária

Julho/99 - Mudança da denominação para “Programa
Nacional de Educação Fiscal-PNEF”
Fevereiro/2003 – “Carta de Brasília” destaca no item 7 da Reforma Tributária que “todas as unidades federadas deverão promover um esforço e trabalho integrados com vistas à educação tributária e ao combate à sonegação”.

OBJETIVOS DO PNEF ESAF GERAL  Promover e institucionalizar a educação fiscal para o pleno exercício da cidadania. ESPECÍFICOS  Sensibilizar o cidadão para a função socioeconômica do tributo  Levar conhecimentos aos cidadãos sobre administração pública  Incentivar o acompanhamento pela sociedade da aplicação dos recursos públicos  Criar condições para uma relação harmoniosa entre o Estado e o cidadão .

VALORES E MISSÃO DO PNEF ESAF VALORES COMPROMETIMENTO COM A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA SOLIDARIEDADE ÉTICA TRANSPARÊNCIA RESPONSABILIDADE FISCAL E SOCIAL MISSÃO CONTRIBUIR PERMANENTEMENTE PARA A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO. VISANDO AO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIENTIZAÇÃO DE SEUS DIREITOS E DEVERES NO TOCANTE AO VALOR SOCIAL DO TRIBUTO E AO CONTROLE SOCIAL DO ESTADO DEMOCRÁTICO .

DIRETRIZES GERAIS ESAF  ÊNFASE NO EXERCÍCIO PLENO DA CIDADANIA  COMPREENSÃO INTEGRADA DA ÁREA FISCAL: fundamentos. funções do estado e relações intergovernamentais  TRATAMENTO DAS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS E DE FINANÇAS PÚBLICAS ABRANGENDO OS TRÊS NÍVEIS DE GOVERNO  PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA  PROGRAMA DESVINCULADO DE CAMPANHAS  ESTÍMULO À PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO TOCANTE ÀS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS E ÀS FINANÇAS E GASTOS PÚBLICOS .

COM FOCO NA JUSTIÇA SOCIAL E NA REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES . INCENTIVANDO-O À PARTICIPAÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA NA DEFINIÇÃO DA POLÍTICA FISCAL E NA ELABORAÇÃO DAS LEIS GESTÃO PÚBLICA EFICIENTE E TRANSPARENTE QUANTO À ALOCAÇÃO DOS RECURSOS E À REALIZAÇÃO DOS GASTOS PÚBLICOS BOA GOVERNANÇA.IDÉIAS-FORÇA DO PNEF ESAF PRÁTICAS EDUCATIVAS QUE POSSIBILITEM A FORMAÇÃO DE UM SER HUMANO INTEGRAL E VIABILIZEM A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL “EMPODERAMENTO” DO CIDADÃO.

CENÁRIO DESEJADO ESAF  Exercício pleno da cidadania pela população brasileira  Melhoria da consciência política do cidadão  Desenvolvimento da democracia  Redução das desigualdades na distribuição de renda  Elevação do grau de transparência do gasto público  Aumento do índice de cumprimento voluntário das obrigações tributárias. com a conseqüente redução do nível de sonegação  Elevação da participação dos Municípios brasileiros na arrecadação global  Aumento do desenvolvimento regional ou setorial e regulação do comércio interno e externo  Redução da exclusão social .

para decidir intervir. Sonia Lamounier . as relações de poder que o sustentam. capaz de colocar-se como sujeito na construção da história. um homem que tenha critério moral próprio. que se posicione frente a questões que interferem na vida coletiva. inclusive nas relações com o Estado. os interesses em jogo. que se reconheça – e aos demais– como sujeito de direitos e deveres. participar.ESAF A concepção do Programa Nacional de Educação Fiscal nos encaminha para a formação de um homem que compreenda o mundo no qual vive. expressar suas idéias e opiniões. livre para organizar-se.

 Representantes da Secretaria da Receita Federal. de forma ética e democrática. o desenvolvimento e a sustentabilidade do Programa Nacional de Educação Fiscal. Coordenação e Secretaria-Executiva: ESAF MISSÃO DO GEF Promover a implementação.GEF Constituição atual  PORTARIA MF/MEC Nº 413 /2002:  Representantes das Secretarias de Fazenda e de Educação dos Estados. contribuindo para o pleno exercício da cidadania. com vistas à justiça social e ao bem comum.  Representante do Ministério da Educação.ESAF GRUPO DE TRABALHO DE EDUCAÇÃO FISCAL . .  Representante da Secretaria do Tesouro Nacional.

753 2003 15.762 1.285.397.366 3.515 2002 13.803 607 2.951 111.957 77.RESULTADOS BRASIL ESAF Indicadores Escolas alcançadas Professores capacitados Alunos habilitados Municípios participantes Disseminadores formados (a distância) 1998 1.349 371.426 2000 2.500 .105.491 99.535 2004 15.998 3.162 963.841 10.000 3.903 191 391 1.723 1.810 13.

rj.br .PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FISCAL DO RIO DE JANEIRO PEF / RJ EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença www.gov.educacaofiscal.

de 26/11/2001 “Introduz no currículo das escolas públicas e privadas do RJ. de 02/05/2000 Formaliza parceria SEF & SEE Designa servidores: GEFE/RJ e COMISSÃO MISTA PERMANENTE • LEI 3721.º 26.023.PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FISCAL DO RIO DE JANEIRO . como conteúdo obrigatório. a área das finanças e dos orçamentos públicos. de 25/02/2000 Institui o PEF/RJ • RESOLUÇÃO CONJUNTA SEE/SEF nº 43.” .PEF/RJ NORMATIZAÇÃO • DECRETO n.

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FISCAL DO RIO DE JANEIRO .PEF/RJ 2000 / 2001 PROJETO-PILOTO : EDUCAÇÃO FISCAL NAS ESCOLAS Proposta educativa para o desenvolvimento de competências que permitam intervir e transformar a realidade => CONSCIÊNCIA DE CIDADANIA CAPACITAÇÃO de 675 educadores IMPLANTAÇÃO DE PLANOS DE AÇÃO EM EDUCAÇÃO FISCAL NAS ESCOLAS 224 escolas .

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FISCAL DO RIO DE JANEIRO . POVÃO !!! ” Entrevistas e artigos Concurso de Redação (PARCERIA COM O SINFRERJ/FENAFISCO E OUTROS) .PEF/RJ 2000 / 2001 / 2002 EDUCAÇÃO FISCAL NA SOCIEDADE Peça Teatral: APRESENTAÇÕES PARA SERVIDORES FAZENDÁRIOS E EDUCADORES Música-tema: “ACORDA.

PEF/RJ 2002 / 2003 PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FISCAL E GESTÃO SOCIAL (380 educadores da rede estadual de ensino) Curso de Atualização em Educação Fiscal ( 3050 cidadãos ) .PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FISCAL DO RIO DE JANEIRO .

PEF/RJ 2004  FORMAÇÃO DE 140 DISSEMINADORES EM EDUCAÇÃO FISCAL (EDUCADORES E SERVIDORES DA RECEITA ESTADUAL E FEDERAL) EM CURSO A DISTÂNCIA PROMOVIDO PELA ESAF  REALIZAÇÃO DO SEMINÁRIO EXECUTIVO: “RESPONSABILIDADE SOCIAL E RESPONSABILIDADE FISCAL: UM BINÔMIO NECESSÁRIO” PEF/RJ : Consolidação como um Programa multi-institucional SEF + SER + SEE + SRF + .PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FISCAL DO RIO DE JANEIRO .. ..

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FISCAL DO RIO DE JANEIRO .000 92 .PEF/RJ RESULTADOS INDICADORES Escolas atingidas Professores capacitados Cidadãos qualificados Alunos instruídos Municípios alcançados até 2004 430 2110 2010 107.

articulada e de caráter contínuo nas três esferas de governo. com a definição de metas que estejam atreladas a ações objetivas e mensuráveis.2007 TRANSFORMAÇÃO SOCIAL Mobilização permanente.PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FISCAL DO RIO DE JANEIRO . capazes de gerar dados e indicações de seu impacto social.PEF/RJ FOCO ESTRATÉGICO 2004 . SENSIBILIZAÇÃO AVALIAÇÃO CAPACITAÇÃO .

PEF/RJ METAS 2004 .BR : maior INTERATIVIDADE e ACESSO À INFORMAÇÃO .RJ.EDUCACAOFISCAL.GOV.PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FISCAL DO RIO DE JANEIRO .2007  SENSIBILIZAÇÃO dos gestores das diversas instituições envolvidas  FORMAÇÃO DE DISSEMINADORES em cursos presenciais e a distância para atuação em diversos segmentos sociais  Expansão do PEF/RJ nas MUNICIPALIDADES  Projeto MAPA INTERATIVO da EF no RJ ( Banco de Disseminadores e socialização de experiências): AVALIAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA REDE DE COOPERAÇÃO TÉCNICA EM EDUCAÇÃO FISCAL  Reformulação do “site” WWW.

.

br REPRESENTANTES: • Lúcia Figueiredo (SER) – 2203-7910 • Edwiges Rosália Ferreira (SEE) – 2299-3796 • Olavo Cordeiro (SRF) – 2240-6033 .Centro Rio de Janeiro.RJ – Brasil .PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FISCAL DO RIO DE JANEIRO .gov.CEP 20040. 55 / 6º and.020 gefe-rj@sef..rj.PEF/RJ FALE CONOSCO GRUPO DE EDUCAÇÃO FISCAL DO RJ– GEFE/RJ Praça Pio X.