You are on page 1of 26

Abertura

FNDE

Quais são os Programas do Livro?  Programa Nacional do Livro Didático – PNLD PNLD DE 1ºao 9º ano PNLEM 1ª a 3ªsérie do Ensino Médio e EJA PNLD EJA PNLD CAMPO PROGAMA NACIONAL BIBLIOTECA da ESCOLA PNBE .

por ofício assinado*. a Prefeitura. SEDUC ou Escola Federal deverá enviar ofício assinado. 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Exclusão: poderá ser realizada a qualquer tempo. Suspensão: caso não tenha interesse no recebimento do material. e enviado junto com a cópia da cédula de identidade do signatário para o FNDE. 3º ao 5º ano do ensino fundamental. OU. sua vigência será válida por prazo indeterminado. OBS: termos protocolados até 31/05/2010 garantem atendimento no PNLD 2011. solicitando a suspensão do envio para o(s) seguinte(s) segmento(s): 1º e 2º anos do ensino fundamental. Adesão: deverá ser assinado pelo Prefeito. Secretário Estadual de Educação – SEDUC ou titular da Escola Federal. Participação: distribuição de livros didáticos e materiais do PNLD – ensinos fundamental (turmas de 1º ao 9º ano) e médio (turmas de 1ª à 3ª série – federal. de 20/11/2009).Objetivo: para participar do PNLD (Resolução nº 60. OU. OU. Vigência: uma vez formalizada a adesão ao PNLD. municipal. e do distrito federal . Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) TERMO DE ADESÃO .é necessário firmar um termo de adesão específico. estadual. OBS: modelo disponível no portal do FNDE*. 1ª ao 3ª série do ensino médio.

PNLD . e V .fomento à leitura e o estímulo à atitude investigativa dos alunos.apoio à atualização e ao desenvolvimento profissional do professor . com a conseqüente melhoria da qualidade da educação. III . IV .melhoria do processo de ensino e aprendizagem nas escolas públicas.democratização do acesso às fontes de informação e cultura. II .garantia de padrão de qualidade do material de apoio à prática educativa utilizado nas escolas públicas.PRINCIPAIS OBJETIVOS I .

 . Alunos com necessidades especiais são atendidos com livros em Braille.UNIVERSALIZAÇÃO DO ATENDIMENTO  Todos os alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e todos os alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio matriculados das escolas públicas são beneficiados com livros didáticos. Libras e Áudio.  Em 2008 o atendimento foi ampliado para os alunos da educação de jovens e adultos.

Aproximadamente 40 milhões de alunos.UNIVERSALIZAÇÃO DO ATENDIMENTO • • • • Cerca de 140. A quantidade de alunos e demais informações necessárias para a distribuição dos livros são apuradas com base no Censo Escolar realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP/MEC  .000 mil escolas públicas. 5. Em torno de 120 milhões de livros.564 municípios.

de modo a garantir ciclos regulares trienais e alternados. Reutilização dos livros por 3 anos.FORMA DE ATENDIMENTO Aquisição dos livros é realizada de forma periódica. Remanejamento. . Necessidade de conservação e devolução.

FORMA DE ATENDIMENTO Livros didáticos reutilizáveis são distribuídos para  utilização por três anos e devem ser conservados e devolvidos pelos alunos e professores as escolas no final de cada ano. . que passam a ter sua guarda definitiva.  Livros didáticos consumíveis – são distribuídos para utilização dos alunos. sem necessidade de devolução ao final de cada período letivo.

de forma integral. dos livros consumíveis. para substituir aqueles porventura danificados ou não devolvidos e para cobrir eventuais acréscimos de matrícula.   Reposição e complementação anual. de forma integral. dos livros consumíveis e reutilizáveis. de forma parcial.FORMA DE ATENDIMENTO  Escolha e distribuição trienal. . Reposição anual. dos livros reutilizáveis.

inglês ou espanhol. de    Língua Portuguesa. História e Geografia. Geografia e consumíveis de . livros reutilizáveis de Língua Portuguesa e Matemática de acordo com a Resolução nº 10 de Março de 2011 a partir de 2013 o 3º ano recebe livros consumíveis de letramento e alfabetização lingüística e alfabetização matemática. História.COMPONENTES CURRICULARES Ensino Fundamental – Livros didáticos  Para os alunos do 1° e 2° anos são distribuídos livros consumíveis de Letramento e Alfabetização Linguística e Alfabetização Matemática. livros reutilizáveis de Ciências. Para os alunos do 2º ao 5º ano. Ciências. Para os alunos de 6º ao 9º ano do ensino fundamental livros reutilizáveis Língua Estrangeira. Matemática. Para os alunos de 3º ao 5º ano. (Escolha realizada em julho de 2010.).

Geografia. . Química. inglês e espanhol. Matemática. Física. História.COMPONENTES CURRICULARES Ensino Médio – Livros didáticos  Para os alunos do 1ª a 3ª série são distribuídos livros reutilizáveis de Língua Portuguesa. Biologia. porem. os livros de filosofia e sociologia deverão permanecer com o mesmo aluno durante os 3 anos. livros consumíveis de Língua Estrangeira. além de livros em volume único e consumíveis de Filosofia e Sociologia.

III . IV .triagem.avaliação pedagógica. VI .ETAPAS DE EXECUÇÃO O processo de aquisição das obras do PNLD e do PNBE obedecerão às seguintes etapas e procedimentos: I . II . VII . e XI . X .habilitação. IX . composta de: a) cadastramento dos titulares de direito autoral ou de edição. V .escolha ou seleção. conforme o caso. VIII .produção.controle de qualidade.inscrição. b) pré-inscrição das obras. e c) entrega dos exemplares.contratação.pré-análise.negociação.distribuição. .

Fomentar a leitura e a formação de alunos e professores leitores.Programa Nacional do Livro Didático (PNBE) PRINCIPAIS OBJETIVOS Democratizar o acesso às fontes de informação e cultura. . Apoiar a atualização e o desenvolvimento profissional do professor.

.UNIVERSALIZAÇÃO DO ATENDIMENTO Alunos matriculados nas escolas públicas cadastradas no Censo Escolar da educação básica (educação infantil. ensino fundamental e médio e educação de jovens de adultos).

Nos anos pares são atendidas as escolas de educação infantil (creche e pré-escola).EJA. Nos anos ímpares são atendidas as escolas com matrículas no ensino médio e anos finais do ensino fundamental.CRITÉRIOS DE DISTRIBUIÇÃO O processo de avaliação. visando a garantir ciclos regulares bienais alternados. . seleção e aquisição das obras dar-se-á de forma periódica. anos iniciais do ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos . intercalando o atendimento aos seguintes níveis e modalidades da educação básica.

de pesquisa e outros materiais relativos ao currículo nas áreas de conhecimento da educação básica. de referência. .COMPOSIÇÃO DOS ACERVOS São distribuídos para as bibliotecas escolares acervos compostos por obras de literatura.

Aos anos finais do ensino fundamental: Língua Portuguesa. Ao ensino médio: obras do PNLD. Língua Portuguesa. Ciências. PNLD-EJA inicia em 2011 – escolha para atendimento do ensino fundamental – padronização. Artes e Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol). (os mesmos livros do PNLEM/2012. Ciências. . Ampliando atendimento aos anos iniciais do ensino fundamental: Letramento e Alfabetização Lingüística. História. Geografia. Alfabetização Matemática. Matemática.Programa Nacional do Livro Didático PNLA / PNLD-EJA PNLA surgiu em 2008. Matemática. História e Geografia. Prover entidades parceiras do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) e as escolas públicas de ensino fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Artes. Inicialmente contemplando turma de alfabetização os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática em volume único.

SISTEMAS INFORMATIZADOS E TRANSPARÊNCIA Todas as informações referentes aos Programas do Livro estão disponíveis no portal do FNDE: www. • Distribuição. .br Alguns dos sistemas informatizados: Siscort(esta em manutenção desde Abril do vigente) SIMAD: • Escolha PNLD.gov.fnde.

• Registro dos remanejamentos.SISCORT – SISTEMA DE CONTROLE E REMANEJAMENTO DE RESERVA TÉCNICA • Registro do alunado real no início do ano. . • Registro da devolução dos livros ao final do ano. Após o registro do alunado é possível realizar várias consultas no sistema.

RESERVA TÉCNICA Ao considerar a possibilidade de criação de novas escolas após a realização do censo escolar e. ainda de novas turmas ou o acréscimo de matriculas. secretarias municipais de educação das capitais e regionais de ensino. adquire. a título de reserva técnica. um percentual de 3% dos títulos mais escolhidos em cada componente curricular e série. . Além disso. em média nacional. o FNDE encaminha ás secretarias estaduais de educação. 13% a mais do total de livros encaminhados para reposição daqueles que não foram devolvidos ou que foram devolvidas sem condições de uso.

persistindo o déficit de livros as escolas deverão preencher a planilha de solicitação de livros didáticos disponível no site da Secretaria de Educação e encaminhar por e-mail para a Supervisão do Livro Didático.Remanejamento As escolas são orientadas a realizar primeiramente o remanejamento entre as escolas da rede pública através do SISCORT. . Após este procedimento.

. para facilitar o regimento e o controle do remanejamento de livros e a distribuição da reserva Técnica.É disponibilizado no site FNDE o Sistema de Controle de Remanejamento e Reserva Técnica SISCORT.

observando a legislação vigente. projetos especiais educacionais.Descarte ou Desfazimento Decorrido o prazo trienal de atendimento do livro didático é facultado o seu descarte. _ Doar às Instituições de Caridade ou Filantrópicas (escolas convidadas. sem fins lucrativos mediante termo de doação. . orfanatos. _ Doar ao aluno no final do ano letivo os livros após 3 anos de utilização a partir da escolha. presídio.

.

go.gov.Equipe de Supervisão do Livro Didático Supervisora: Maria José Barcelos Miranda Contatos 3201-3223/3224/3236 E-mail: maria.miranda@seduc.br .