You are on page 1of 10

Sumario:  Tópicos a tratar; Metodologias usada; Condutividade elétrica dos metais

    O que é condutividade elétrica dos metais Composição do núcleo Processo de condução elétrica Resistividade elétrica dos metais .

.Para execução desse trabalho baseamos sobre tudo a internet. O objetivo deste trabalho é mostrar os conceitos básicos da condutividade elétrica ( ou seu inverso a resistividade elétrica) dos metais através de um modelo mecânico que contém os principais efeitos presentes no sistema real. O objetivos do nosso trabalho é de fornecer os principais informações sobre a condutividade elétrica dos metais.

todos os materiais são compostos de moléculas constituídas de átomos. Basicamente. O valor da carga elementar é constante. elétrons e nêutrons.Na natureza. os prótons. São pacotes quantizados.6×10-19C para o elétron. de intensidade igual a 1.6×10-19C para o próton e – 1. Estes são compostos por partículas menores. . Os nêutrons não possuem carga elétrica. as cargas elétricas estão presentes em todos os materiais. Já os prótons possuem carga elétrica positiva e os elétrons possuem carga elétrica negativa. um átomo neutro possui mesmo número de prótons e elétrons. Portanto.

.

As forças responsáveis pela coesão nuclear são a força nuclear forte e a força nuclear fraca. o núcleo atômico encontra-se numa configuração na qual os nêutrons e prótons ficam relativamente bastante próximos conforme mostra a figura 01.O núcleo atômico é composto pelos prótons e Já os elétrons estão situados mais nas regiões externas do átomo. . Estas forças têm intensidade suficiente pra vencer as forças de repulsão eletrostática entre os prótons. dado que cargas de mesmo sinal se repelem. Desta forma.

e também elétrons livres que podem se locomover através da rede de átomos. Isto causa alguma resistência ao movimento destes elétrons conforme mostra a figura 02. Este tipo de substância possui um bom ordenamento em sua estrutura cristalina. Os elétrons se movimentam em virtude das diferenças de potencial aplicadas nas extremidades deste material. . A diferença de potencial está associada às forças de atração entre as cargas elétricas. atrai os elétrons. Ou seja. Durante o deslocamento destas cargas ocorrem interações entre os elétrons e a cadeia de átomos. o processo de condução elétrica acontece nos metais.Em geral. a região de carga positiva. de carga negativa. onde faltam elétrons. Estas diferenças de potencial surgem devido à falta de elétrons em algumas regiões e à sobra de elétrons em outra região.

.

quanto maior a resistividade. esta resistividade elétrica é dada por: ρ = R. Ao se mover pela rede de átomos. que é uma característica de cada material. Matematicamente.S/l (1) Nota-se que a resistividade é proporcional à resistência elétrica R e a área de seção transversal S do material e inversamente ao comprimento do material em questão. É o que mostra a equação 2: σ = 1/ρ . ocorrem perturbação da cadeia de átomos. menor será a condutividade.Figura 02: representação de três elétrons em uma rede cristalina. Ou seja. maior será sua resistividade. Ou seja. quanto maior a resistência medida em um material. A condutividade elétrica é simplesmente o inverso da resistividade. para uma dada área de seção transversal reta e um determinado comprimento. Esta resistência à passagem da corrente elétrica é devido à resistividade.

FIM Ailton Gomes Varela Walter António de Pina Milton Moreira da Cunha Wilson de Pina Garcia .