You are on page 1of 19

3.4.

O modelo de Porter

 Descreve como 5 forças influenciam um setor
Ameaça de novos entrantes

Poder de negociação dos fornecedores

O setor Disputa entre concorrentes

Poder de negociação dos clientes

Ameaça de produtos ou serviços substitutos

1

1

setor automobilístico.Características  O potencial de lucro de um setor depende dessas 5 forças  O poder coletivo dessas forças pode ser: Intenso: não proporcionam altos retornos Exemplo: supermercados. commodities Suave: possibilidade de altos retornos Exemplo: mercado de bebibas. bancos 2 2 .

quanto mais fracas as forças. menores serão as oportunidades para altos retornos  Objetivo estratégico da empresa Buscar uma posição onde possa defender-se ou influenciar essas forças a seu favor 3 3 .Características  Assim. maiores serão as oportunidades para altos retornos  Quanto mais fortes.

Ameaça de novos entrantes     São os novos concorrentes que entram para disputar mercado Trazem novas capacidades e desejo de ganhar participação Intensidade dessa força depende de algumas Barreiras Se forem altas e houver retaliações dos concorrentes.Análise das Forças 1. esse possível novo entrante não será uma ameaça 4 4 .

Economias de escala das empresas existentes: forçam os novos entrantes a suportarem desvantagens de custos Exemplos:   Fabricação de computadores Montagem de veículos 5 5 .Análise das Forças Fontes de Barreiras para entrada em um setor A).

Diferenciação do produto: para vencer a lealdade dos clientes. especialmente cervejas 6 6 . o novo entrante deverá efetuar altos gastos Exemplos:    Investimentos bancários Medicamentos genéricos Bebidas.Análise das Forças Fontes de Barreiras para entrada em um setor B).

7 7 . capital de giro etc. publicidade. estoques.Análise das Forças Fontes de Barreiras para entrada em um setor C). Necessidades de capital: para bancar os altos investimentos iniciais como instalações.

Exemplos:     Tecnologia própria Acesso às melhores matérias-primas Clientela composta e fiel Pós-venda 8 8 .Análise das Forças Fontes de Barreiras para entrada em um setor D). Desvantagens de custo: as empresas existentes podem ter vantagens de custo não acessíveis aos novatos.

Acesso a canais de distribuição: o novo entrante deve garantir esse item para o seu produto/serviço Exemplo:  Por isso as Tubaínas dificilmente ultrapassarão as marcas famosas 9 9 .Análise das Forças Fontes de Barreiras para entrada em um setor E).

Análise das Forças Fontes de Barreiras para entrada em um setor F). Política governamental: exigências legais que dificultam a entrada em determinados setores Exemplos:      Transporte de passageiros Frigoríficos Caieiras Mineradoras Agronegócio 10 10 .

Poder de negociação dos fornecedores Exercem sua força sobre as empresas do setor aumentando os preços ou reduzindo a qualidade de seus produtos/serviços 11 11 .Análise das Forças 2.

energia elétrica   Não for obrigado a competir com outros. Poder de negociação dos fornecedores Esse poder tende a ser maior quando: O setor for dominado por poucas empresas Indústria aeronáutica   O produto/serviço for peculiar e não sofrer ameaça de substituto Aço. algumas rotas de transporte coletivo O setor não apresentar uma clientela importante para o fornecedor 12 12 .Análise das Forças 2. sendo o seu produto/serviço relevante para o negócio dos clientes Embalagens longa vida.

demandando maior qualidade dos produtos ou serviços.Análise das Forças 3. jogando os concorrentes uns contra os outros 13 13 . Poder de negociação dos clientes Exercem seu poder forçando os preços para baixo.

Análise das Forças 3. supermercados com marca própria 14 14 . Poder de negociação dos clientes Esse poder tende a ser maior quando:  O setor for concentrado ou fizer compras em grandes volumes Redes de supermercados  Os compradores apresentarem ameaça de “integração retroativa” para fabricar os produtos do fornecedor Montadoras x setor de autopeças.

Análise das Forças Ação Estratégica Uma empresa pode melhorar seu desempenho encontrando fornecedores e compradores que possuam o mínimo de poder para influenciá-la 15 15 .

Ameaça de produtos ou serviços substitutos  Quanto mais atraente for a compensação oferecida pelos produtos ou serviços alternativos. mais crítica será a situação para a empresa estabelecida Os substitutos geralmente entram rapidamente em ação.  16 16 ... aumentam a competição em seus setores e provocam a redução de custos ou melhoria de desempenho Medicamentos de marca x genéricos. açúcar x adoçantes. refrigerantes x sucos concentrados.Análise das Forças 4..

Análise das Forças 5. lançamento de novos produtos/serviços e intensa publicidade 17 17 . As manobras pelo posicionamento entre os concorrentes  A rivalidade entre as empresas se dá por meio da concorrência de preços.

Os produtos são indiferenciados e não existem custo de mudança para os compradores Produtos de PVC: Tigre x Amanco. commodities D).Quando a expansão da capacidade do setor ocorre com grandes incrementos. lojas de roupas.. Lento crescimento do setor Mercado de revistas: Veja x Isto É x Época x Carta Capital. .. Mercado de bebidas C). As manobras pelo posicionamento entre os concorrentes Fatores condicionantes da rivalidade A). B). causando supercapacidade e redução de preços Instalação de um grande frigorífico na região. desregulamentação do transporte de passageiros E). Os concorrentes são numerosos ou com dimensão semelhantes Montadoras.Análise das Forças 5. Quando as barreiras de saída são elevadas Montadoras operando no vermelho 18 18 .

antes dos concorrentes 19 19 . o conhecimento das forças competitivas permite à empresa: A).Análise das Forças Em conjunto com a análise do ambiente externo. Influenciar essas forças por meio de ações específicas C). Posicionar-se de modo a enfrentar essas forças B). Antecipar mudanças.