You are on page 1of 19

Gesto Ambiental e Responsabilidade Social

1 Prof. Esp. Adriana Arajo

AUDITORIA AMBIENTAL
HISTRICO: Auditore (latim) = ouvinte ou aquele que ouve. Refere-se aos auditores. Auditoria Ambiental (sculo XX): avaliar desastres relativos a exploses, vazamentos, contaminaes em fbricas, refinarias, gasodutos e terminais porturios.

AUDITORIA AMBIENTAL
1970: Instrumento autnomo da gesto ambiental com o objetivo principal de verificar o cumprimento da legislao ambiental. ESTADOS UNIDOS: Ferramenta de gerenciamento utilizada para identificar, antecipadamente, problemas ambientais causados por empresas norte-americanas

AUDITORIA AMBIENTAL
A Auditoria Ambiental um instrumento de gesto que permite

fazer uma avaliao sistemtica, peridica, documentada e objetiva


do sistema de gesto e do desempenho dos equipamentos instalados em um estabelecimento de uma empresa, para fiscalizar e limitar o impacto de suas atividades sobre o meio ambiente. Valle (2002)

AUDITORIA AMBIENTAL

Brasil : marco inicial ao final da dcada de 80 e incio da dcada de 90. Por meio das empresas multinacionais de grande porte.

AUDITORIA AMBIENTAL
Dividida em 2 tipos:
INTERNA: da prpria organizao

EXTERNA: organismos externos especializados.

OBJETIVOS DA AUDITORIA
Identificar e documentar o status da conformidade

ambiental.
Oferece confiana ao administrador snior.

Auxiliar os administradores a melhorar o desempenho


ambiental da empresa. Acelerar o desenvolvimento dos sistemas de gesto ambiental.

OBJETIVOS DA AUDITORIA
Aperfeioar ambientais. o sistema de gesto de riscos

Proteger a empresa de responsabilidades ambientais. Desenvolver uma base para a utilizao dos recursos ambientais.

TIPOS DE AUDITORIA
Auditoria de Conformidade Legal:

Objetivo: verificar o cumprimento da legislao ambiental e correspondente a aplicao na organizao. Principais instrumentos de referncia: Legislao Ambiental, Licenas e Processos de Licenciamento, Termos de Ajustamento

TIPOS DE AUDITORIA
Auditoria de Desempenho Ambiental:
Objetivo: avaliar o desempenho de unidades produtivas referentes gerao de poluentes e ao consumo de energia e materiais, de acordo com os objetivos definidos pela organizao. Principais instrumentos de referncia: Legislao Ambiental, Acordos Voluntrios Subscritos, Normas Tcnicas Normas da Prpria Organizao.

TIPOS DE AUDITORIA
Due Dilligence: Objetivo: verificar as responsabilidades da empresa perante acionistas, credores, fornecedores, clientes, governos e outras partes interessadas. Principais instrumentos de referncia: Legislao Ambiental, Trabalhista, Societria, Tributria, Civil, etc.; Contrato Social, Acordos com Acionistas e Emprstimos;

TIPOS DE AUDITORIA
Auditoria de Desperdcios e de Emisses:
Objetivo: avaliar os desperdcios e seus impactos ambientais e econmicos prevendo melhorias em processos ou equipamentos especficos.

Principais instrumentos de referncia: Legislao Ambiental, Normas Tcnicas, Fluxograma e Rotinas Operacionais, Cdigos e Prticas do Setor.

TIPOS DE AUDITORIA
Auditoria Ps-Acidente:
Objetivo: verificar as causas, em caso de acidente, identificar as responsabilidades e avaliar os danos. Principais instrumentos de referncia: Legislao Ambiental e Trabalhista, Acordos Voluntrios Subscritos, Norma Tcnicas, Plano de Emergncia Normas da Organizao e Programas de Treinamento.

TIPOS DE AUDITORIA
Auditoria de Fornecedor:

Objetivo: Avaliar o desempenho de fornecedores atuais e selecionar novos. Selecionar fornecedores para projetos conjuntos.
Principais instrumentos de referncia: Legislao Ambiental e Trabalhista, Acordos Voluntrios Subscritos, Norma Tcnicas, Normas da Empresa, Demonstrativos Contbeis dos Fornecedores, Licenas, Certificaes e Premiaes

TIPOS DE AUDITORIA
Auditoria de Sistema de Gesto Ambiental:
Objetivo: Avaliar o desempenho do sistema de gesto ambiental, grau de conformidade com os requisitos da norma empregada e analisar a conformidade com a poltica da empresa.

Principais instrumentos de referncia: Normas que especificam os requisitos do SGA ( ISO 14001, Emas etc.), Documentos e Registros do SGA, Critrios de Auditoria do SGA

VERIFICAO DAS AUDITORIAS AMBIENTAIS


Fontes de poluio e medidas de controle e preveno; Uso de energia e gua e medidas de economia; Processos de produo e distribuio; Pesquisas e desenvolvimento de produtos; Uso, armazenagem, manuseio e transporte de produtos controlados;

Subprodutos e desperdcios.

VERIFICAO DAS AUDITORIAS AMBIENTAIS


Estaes de tratamento de guas residurias (esgoto) Stios contaminados Reformas e manutenes de prdios e instalaes Panes, acidentes e medidas de emergncia e mitigao Sade ocupacional e segurana do trabalho

FASES DA AUDITORIA
Planejamento das aes;

Reconhecimento do local e das reas circunvizinhas;


Trabalhos de coleta de dados na empresa e no campo; Elaborao de relatrio de auditoria; Discusso dos resultados e recomendaes.

BENEFCIOS DA AUDITORIA AMBIENTAL


Garante segurana aos administradores quanto aos riscos, adequadamente conduzidos. Produz uma nova imagem da empresa diante da sociedade e das autoridades ambientais. Divulga aos empregados a postura de prioridade da administrao em prol da proteo ambiental. Certifica administrao da planta o controle adequado dos riscos. Identifica as deficincias nos sistemas de controle e as necessidades de aes corretivas.

You might also like