You are on page 1of 9

TEMA-PROBLEMA

8.3. De Alexandria era digital: a difuso do conhecimento atravs dos seus suportes ESCRITA
Longo processo de EVOLUO Sistema de comunicao entre os homens que utiliza um conjunto de smbolos para exprimir graficamente a linguagem falada.

Escrita sinttica: o signo est associado a uma noo ou


conceito - escrita pictogrfica ou por imagens - escrita ideogrfica: os smbolos no representam apenas os objectos e ideias, pois tentam relacionar ideias e conceitos com os quais esto relacionados.

Escrita analtica: um smbolo est associado uma palavra Escrita fontica

ESCRITA FONTICA

Smbolos utilizados correspondem a um som ou a sons da linguagem que est a ser representada.

SILBICA: um smbolo est associado a uma slaba


ALFABTICA: um smbolo est associado a uma unidade
fonolgica letra, cuja combinao permite a formao de palavras Este sistema o que utilizado actualmente

Escrita nasceu na Sumria

Sumrios estilizaram os seus desenhos (perderam a conotao directa com os objectos representados) que tentavam representar os sons da linguagem falada instaurao da escrita silbica.

ESCRITA CUNEIFORME: srie de smbolos na forma de cunhas e com


menos caracteres.

MEIOS FSICOS DE REGISTO DAS MENSAGENS

Acompanharam a evoluo da escrita

Cavernas (homem primitivo) Pedra e de outros materiais como tijolo de barro cozido ou a argila. Papiro (inventado pelos egpcios, era facilmente transportvel)

Pergaminho (utilizado para editar os primeiros livros)


Papel Ecr do computador

O ACESSO ESCRITA QUESTO SOCIAL


Escrita esteve sempre associada aos grupos sociais que detinham o poder, pois eram estes que registavam, descodificavam e transmitiam as mensagens escritas.

Escribas (Egipto)
Igreja (Idade Mdia) ..

Aps a descoberta da imprensa (Gutemberg, sculo XV): -a escrita desenvolveu-se, livros passaram a ser mais facilmente publicados e um maior nmero de pessoas passaram a ter acesso aos suportes escritos.

A IMPORTNCIA DA IMPRENSA COMO MEIO DE DIFUSO DO LIVRO

IMPRENSA

Desenvolvimento da tcnica da tipografia tornou possvel a edio de vrios livros que passaram a estar acessveis a um pblico mais vasto.

-Livro popularizou-se definitivamente, tornando-se mais acessvel populao em geral, devido enorme reduo dos seus custos da produo. - Aparecimento de novas ocupaes: os editores, o revisor, os catalogadores, o bibliotecrio, etc.

-Galxia de Gutemberg (Marshall Macluhan) destronou o antigo universo do conhecimento assente na oralidade. - Livros tornaram-se num dos mais importantes meios de difuso da informao e do conhecimento.

Livro pode armazenar muita informao, de acesso relativamente fcil (requisitado, comprado, etc.).

JORNAIS
O seu desenvolvimento deveu-se:
- modernizao dos mtodos de produo com a incorporao de inovaes tecnolgicas; - melhoria da distribuio (desenvolvimento dos meios de transporte); - ao aumento do nvel geral de alfabetizados.

- medida que cresce e se consolida a circulao em massa de jornais, assiste-se a uma crescente internacionalizao das actividades de recolha e distribuio das notcias - agncias de notcias;

- Com o aparecimento dos computadores (dcada de 80 do sculo XX),


surgiu a paginao electrnica edio de publicaes, atravs da combinao de computador, programa de paginao e impressora. GENERALISTAS JORNAIS E REVISTAS

ESPECIALIZADOS

AS NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAO


Sculo XX, NOVOS MEIOS DE COMUNICAO

Rdio Televiso INTERNET Escreve-se numa tela do computador, um TEXTO ELECTRNICO

Texto imaterial que se visualiza na tela, pode ser imprimido, arquivado, anotado, copiado, deslocado, apagado e reescrito, ou seja, pode-se mesmo construir um novo texto.

PERMITE:
- estabelecer redes de comunicao globais; -obter produtos de qualquer ponto do globo (livros, software, textos, imagens, etc.); - executar tarefas on-line, por exemplo, trabalhar em casa ou pagar contas atravs de depsitos bancrios; - aceder de imediato leitura das notcias publicadas em qualquer jornal do mundo, as quais esto a ser constantemente actualizadas.

A SOCIEDADE CONTEMPORNEA SOCIEDADE DA INFORMAO

PORQUE

Novas tecnologias da informao possibilitam a partilha de informaes em tempo real escala planetria,
Os fluxos de informao circulam a nvel mundial e o mundo organiza-se em redes. Indivduos, grupos e naes esto cada vez mais interdependentes mundo transforma-se, no que muitos autores designam por aldeia global.

INDSTRIA DOS MEDIA


Torna-se global, devido, nomeadamente, propriedade dos meios de comunicao social ser dominada por um pequeno nmero de empresas transnacionais.

ASSIMETRIAS SOCIAIS FACE AO ACESSO AOS MEIOS E CONTEDOS DE INFORMAO


CRESCIMENTO DA INTERNET

Tem sido exponencial, mas, esse aumento tem-se verificado, sobretudo, nos pases ricos.

Continuam a no ter acesso s novas tecnologias: - Pases pobres - Alguns grupos sociais dos pases ricos, que no dominam a informtica (os mais velhos e os mais pobres).

You might also like