FACULDADE OPET

CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA

PROJETO INTERDISCIPLINAR

Professor: Wythaker Abreu wythaker@yahoo.com.br 41 9937 9741

BIBLIOGRAFIA

LEITE, Heymann A. R. Gestão de Projeto do Produto. São Paulo. Atlas, 2007. MENEZES, Luís César de Moura. Gestão de Projetos. São Paulo. Atlas, 2008. KOTLER, Philip. Administração de Marketing. Atlas, São Paulo, 1998.

BRASILIA - DF Brasília é a capital Brasil, inaugurada em abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira. O plano urbanístico da capital, conhecido como "Plano Piloto", foi elaborado pelo urbanista Lúcio Costa.
"Tenho a impressão de que estou desembarcando num planeta diferente, não na Terra". Yuri Gagarin, primeiro homem a viajar para o espaço, 1961

TORRE EIFFEL
Inaugurada em março de 1889, foi construída para honrar o centenário da Revolução Francesa. O Governo da França planejou uma exposição mundial e anunciou uma competição de design arquitetônico. Mais de cem designs foram submetidos ao concurso. O Comitê do Centenário escolheu o projeto do engenheiro Gustave Eiffel. Com seus 317 metros de altura, a estrutura mais alta do mundo construída pelo homem, possuía 7.300 toneladas quando foi construída,

PIRÂMIDES DE GIZÉ
As Pirâmides de Gizé, ou Guiza, ocupam a primeira posição na lista das sete maravilhas do mundo antigo. Foram necessários 30.000 trabalhadores por mais de 20 anos para construir a Grande Pirâmide. Foram usados mais de 2.000.000 de blocos de pedra, cada qual pesando em média duas toneladas e meia. Era composta de enormes blocos de calcário - estima-se que cada um pese de duas a três toneladas. Observa-se que o ângulo de inclinação de seus lados fizeram com que cada lado fosse orientado cuidadosamente pelos pontos cardeais.

DUBAI
O Burj Al Arab é um dos hotéis mais luxuosos de Dubai. Foi construído sobre uma ilha artificial, com 321 metros de altura, sendo a 2ª estrutura mais alta usada como hotel, após perder o título para a Rose Tower, edificada também em Dubai. O edifício imita a vela de um barco, e hoje é um dos principais cartões postais da cidade e do país. Dubai é o segundo maior emirado dos Emirados Árabes Unidos. Tem cerca de 1.570.000 habitantes. Diz-se que Dubai possui 30% dos guindastes de construção do mundo. Já em 2007, o setor do petróleo representava pouco mais de 5% da economia do emirado enquanto o turismo, o setor mais atuante, era responsável 33%. Crescimento do PIB em torno de 19% (mais que o dobro da China).

BATALHA DO AVAÍ
Foi uma das batalhas da dezembrada conjunto de operações militares ocorridas em dezembro de 1868, que também inclui o combate da Ponte de Itororó, planejadas e comandadas pelo então Marquês de Caxias, abrindo acesso a Assunção. Na noite de 10 de dezembro de 1868, 9.000 homens do Exército brasileiro acamparam em Porto Ipaner, território paraguaio. Ao amanhecer, Caxias ordenou a marcha em direção à cidade de Villeta; os paraguaios, em igual número, esperavam junto à ponte ao sul do arroio Avaí. Depois da vitória, a tropa brasileira foi descansar em Villeta, à margem do rio Paraguai.

DIA D
O Dia D mais famoso da história militar foi 6 de Junho de 1944 - o dia em que a Batalha da Normandia começou iniciando a libertação do continente Europeu da ocupação Nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

A manobra de desembarque na França não tem precedentes. Mais de 185.000 homens e 20.000 veículos aéreos, marítimos e terrestres foram envolvidos no ataque, minuciosamente planejado pela equipe comandada pelo general Dwight D. Eisenhower

GÊNESIS
No primeiro dia, Deus criou o céu, a terra e a luz, No segundo dia, Deus criou o firmamento, No terceiro, os continentes, as marés e as plantas, No quarto dia, Deus criou o sol, a lua e as estrelas, No quinto dia, Deus criou os peixes e as aves, No sexto dia, Deus criou os aninais da terra e o homem, No sétimo dia, Deus descansou. (Gênesis)

O gerenciamento de projetos é aspecto eminente à existência do homem, ou mesmo anterior a ela. Heymann A. R. Leite

PROJETO INTERDISCIPLINAR
O AMBIENTE DAS EMPRESAS

O MICRO AMBIENTE DA EMPRESA

O MACRO AMBIENTE DA EMPRESA

PROJETO INTERDISCIPLINAR
O MICRO AMBIENTE DA EMPRESA
Alto Escalão Financeiro P&D Compras Produção Contabilidade Comercial Marketing RH

A tarefa da empresa é atrair clientes e construir relacionamentos, por meio da criação de valor e satisfação desses clientes.

PROJETO INTERDISCIPLINAR
O MICRO AMBIENTE DA EMPRESA

Fornecedores: Elo fundamental no processo de entrega de valor: (disponibilidade e tendência de preços); Intermediários: Ajudam a promover, vender e distribuir (revendedores, empresas de distribuição física, agências de serviços de marketing e intermediários financeiros Mercados Consumidores Mercados Revendedores Mercados Internacionais Mercados Governamentais

PROJETO INTERDISCIPLINAR

O MICRO AMBIENTE DA EMPRESA

CONCORRENTES Concorrência indireta Empresas de diferentes segmentos que disputam o “bolso” e o interesse do varejo. Concorrência direta - formal Empresas nacionais e internacionais de um mesmo segmento. Concorrência direta - desleal É o mercado paralelo, constituído por contrabando, falsificações e sonegação fiscal. Financeiros
(Bancos, Investidores, etc.)

PÚBLICOS

Mídia
(Jornais, TV, Revistas, etc.)

Locais
(Associações Comunitárias, etc.)

Governo Geral Interno
(Funcionários, Gerentes, etc.)

Grupos de interesse
(Associação de Consumidores, Grupos Ambientais, etc.)

PROJETO INTERDISCIPLINAR

O MACRO AMBIENTE DA EMPRESA

Ambiente Demográfico

Ambiente Físico Natural

Ambiente Tecnológico

Ambiente Político

Ambiente Cultural

PROJETO INTERDISCIPLINAR

A MUDANÇA DE AMBIENTE

Ambiente Não Competitivo

Ambiente Altamente Competitivo

PROJETO INTERDISCIPLINAR
AMBIENTE NÃO COMPETITIVO

Mercado de massa que se caracterizava por um “um excesso de consumo para pouca oferta de produtos”. O ambiente não competitivo era caracterizado como: • Consumidores crédulos e abundantes; • Consumidores pouco exigentes; • Lançamentos de novos produtos menos freqüentes e mais substanciais; • Não havia pressão sobre preços; • Ênfase nos veículos de comunicação de massa como ferramenta poderosa para atingir volumes homogêneos de consumidores; Administração dirigida de “dentro para fora”, produzia-se para vender e a venda era efetuada não tendo nenhuma preocupação com relações duradouras.

PROJETO INTERDISCIPLINAR
AMBIENTE ALTAMENTE COMPETITIVO

Inversão; “um excesso de oferta para poucos consumidores” Caracterizado por: • • • • • Crescente fragmentação dos mercados; A forte concorrência global; A comoditização dos produtos; A diminuição progressiva dos ciclos de vida dos produtos; As expectativas dos clientes de que o céu é o limite.

PROJETO INTERDISCIPLINAR
MERCADO
Lugar público onde se compram mercadorias postas à venda. Ponto onde se faz o principal comércio de certos artigos. Esfera das relações econômicas de compra e venda, de cujo ajuste resulta o preço. Meio onde certos produtos são aceitos, etc, É importante conhecer os agentes que interferem no mercado, bem como de que forma estes influenciam o negócio. Concorrência Busca da preferência de clientes e consumidores: • Direta - formal; • Direta - desleal; • Indireta. Economia
Governo

Governo Políticas relacionadas à: • Produção; • Comercialização; • Comunicação.

Economia

Concorrência

• Dinâmica da renda.

PROJETO INTERDISCIPLINAR

CONCORRÊNCIA

Concorrência indireta Empresas de diferentes segmentos que disputam o “bolso” e o interesse do varejo.

Concorrência direta - formal Empresas nacionais e internacionais de um mesmo segmento.

Concorrência direta - desleal É o mercado paralelo, constituído por contrabando, falsificações e sonegação fiscal.

PROJETO INTERDISCIPLINAR
ECONOMIA A realidade econômica afeta todos os consumidores, influenciando a renda disponível e suas prioridades de consumo.

Com a economia em alta, consumidores gastam mais.

Com a economia em queda, consumidores gastam menos

Up-trading Down-trading

PROJETO INTERDISCIPLINAR

GOVERNO
Comercialização Locais de venda Tributação Locais de consumo.

Produção Limites máximos ou mínimos dos componentes de alguns produtos Políticas e Normas

Comunicação Restrições e exigências específicas para alguns setores

PROJETO INTERDISCIPLINAR
PRODUTO
BEM é todo produto que é produzido para satisfazer a uma necessidade ou a um desejo. BENS INDUSTRIAIS Aqueles que necessitamos para a produção ou transformação de outros bens. Por ex. Um torno com o qual se produzem peças para uma máquina, que por sua vez fabricará embalagens para outros produtos. O torno e a máquina de embalagens são bens industriais. BENS DE CONSUMO São caracterizados pelo fato de serem consumidos ou manuseados pelo consumidor final. Por ex. alimentos, cigarro, televisão, automóveis, roupas, etc. Embora pertençam a uma mesma categoria os bens de consumo podem ser divididos em: • Consumo imediato; • Consumo semi durável; • Consumo durável.

PROJETO INTERDISCIPLINAR
PREÇO
De todas as variáveis do mix de marketing, a decisão de preço é a que mais rapidamente afeta a: • Competitividade; • Volume de Vendas; • Margens e • Lucratividade Diferentemente de outras decisões (localização, apresentação, promoção, mix de produtos, atendimento, etc.) a política de preços pode rapidamente ser alterada (até de um dia para outro) Devido a facilidade na implementação dessas alterações é relativamente comum que varejistas assumam posturas fortemente competitiva.

PROJETO INTERDISCIPLINAR
PRAÇA - SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA
Direta • O fabricante faz chegar o produto diretamente ao ponto de venda, sem a utilização de intermediários. • Venda mais agressiva em razão do contato direto com o mercado. • Maior garantia do cumprimento das políticas da empresas. Indireta • O fabricante repassa para terceiros, como atacadistas, revendedores, distribuidores, a tarefa de fazer chegar o produto ao ponto de venda. • Esse sistema tem a vantagem de apresentar menor custo direto. Logística é a função que coloca materiais, produtos ou pessoas onde e quando são necessários.

PROJETO INTERDISCIPLINAR
PROMOÇÃO
O composto promocional oferece à empresa uma série de ferramentas ou estratégias que possibilitam a solução ou redução de problemas existentes no composto mercadológico, referentes a comunicação.

PROPAGANDA RELAÇÕES PÚBLICAS

PUBLICIDADE

VENDA PESSOAL

PROMOÇÃO DE VENDAS MERCHANDISING

De forma geral, visam divulgar e dar conhecimento do produto ou da empresa, provocar a consciência, a fidelidade ou a preferência, fortalecer ou criar a imagem e finalmente levar o público à decisão e ação de compra.

PROJETO INTERDISCIPLINAR
O QUE É UM PROJETO Plano para a realização de um ato; desígnio, intenção. Cometimento, empreendimento, empresa. O QUE PMI E PMBOK? Project Management Institute (PMI), fundado em 1969, Pensilvânia (EUA). Entidade sem fins lucrativos que foi fundada para difundir o profissionalismo e as melhores práticas na área de gerenciamento de projetos. Project Managemente Body of Knowledge (PMBOK), consolidação das melhores práticas de gerenciamento de projetos, adotado mundialmente como modelo de referências. O QUE É UM EMPRESA? Empreendimento, cometimento, negócio. Sociedade organizada para a exploração de uma indústria ou comércio;

PROJETO INTERDISCIPLINAR
PROJETO

Escopo

Tempo

Custo

Qualidade

Integração

Aquisições

Comunicação
Nove áreas do conhecimento

Risco

RH

PROJETO INTERDISCIPLINAR
9 áreas do conhecimento
• Gerenciamento do Escopo – Contemplar todo e somente o trabalho requerido para término do projeto com sucesso; • Gerenciamento do Tempo – Ser concluído dentro do prazo planejado; • Gerenciamento do Custo – Ser completado dentro do orçamento; • Gerenciamento da Qualidade – Cumprir com os requisitos de qualidade exigidos; • Gerenciamento de RH – Melhor utilização das pessoas envolvidas; • Gerenciamento de Comunicações – Disponibilizar todas as informações relativas ao projeto a todos os interessados; • Gerenciamento de Risco – Identificar, analisar, detectar a ocorrência e desenvolver respostas aos riscos do projeto; • Gerenciamento de Aquisições – Executar e controlar a aquisição de bens e serviços de fornecedores externos necessários ao projeto; • Gerenciamento de Integração – Os diversos elementos do projeto devem ser adequadamente coordenados.
Escopo Tempo Custo

Qualidade

Integração

Aquisições

Comunicação

Risco

RH

PROJETO INTERDISCIPLINAR
PROCESSOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETO INICIAÇÃO

PLANEJAMENTO

CONTROLE

EXECUÇÃO

ENCERRAMENTO
O Gerenciamento de Projetos, independente da metodologia utilizada, trata de administrar processos. Cada etapa pode ser entendida como um conjunto de processos.

PROJETO INTERDISCIPLINAR
INICIAÇÃO DO PROJETO
Pode ser uma ordem ou autorização para esta finalidade. Pode ser por exemplo, a reclamação formal da área de serviços ao cliente que detectou algum tipo de problemas no “campo”.

PLANEJAMENTO DO PROJETO
Considera aspectos como quem vai executar, quando, quais os principais recursos necessários, envolvimento dos fornecedores ou não, quais os objetivos de custo, investimento, prazo, etc. Devem ser estabelecidos alguns marcos para posterior controle do projeto.

INICIAÇÃO

PLANEJAMENTO

EXECUÇÃO DO PROJETO
Execução do trabalho necessário para apresentação de uma ou mais alternativas de atendimento aos objetivos traçados

CONTROLE

EXECUÇÃO

ENCERRAMENTO

PROJETO INTERDISCIPLINAR

CONTROLE DO PROJETO
Verificação do andamento do projeto. Toda vez que o projeto atingir os marcos estabelecidos no planejamento, uma verificação deverá ser realizada com a finalidade de autorizar ou não o prosseguimento do projeto.

CONCLUSÃO DO PROJETO
Verificação do atendimento ou não dos objetivos estabelecidos para o projeto.
CONTROLE

INICIAÇÃO

PLANEJAMENTO

EXECUÇÃO

ENCERRAMENTO

PROJETO INTERDISCIPLINAR
Áreas do Conhecimento X Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos
Gerencia da Integração Gerencia do Escopo Gerencia do Tempo

Encerramento

Planejamento

Gerencia dos Recursos Humanos Gerencia do Custo Gerencia dos Riscos Gerencia da Qualidade Gerencia das Comunicações Gerencia de Aquisições

Execução

Iniciação

Controle

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful