You are on page 1of 18

Bioquímica 4

Carlos Eduardo Clarissa Braga Isabela Amariz Lucas Danda

Terapia Hormonal
VANTAGENS E DESVANTAGENS

.Introdução  Sylvia Marzano / OMS -> DAEM.

Introdução  Hormonioterapia – câncer de próstata.  Analisar vantagens e desvantagens.  Hormônios – células doentes (‘soldado inimigo’). . mama e endométrio.

Ginecológicas (disfunções menstruais e urogenitais. . neuropsíquicos. atrofia das mucosas nasais e oculares.Menopausa  Hipoestrogenismo: .Extras ginecológicas (vasomotores. alterações na genitália interna e externa) . comprometimento do SNC e alterações no metabolismo ósseo e cardiovascular). alterações atróficas da pele e anexos. diminuição da acuidade auditiva. gengivite e descalcificação dos dentes.

TRH .  TRHM – crescente.  Diferentes estudos epidemiológicos e ensaios clínicos.  Tratamento – profilaxia da perda óssea e atenuação dos sintomas vasomotores. .Menopausa  Declínio da secreção de estrogênio – lento e gradativo.

Hormônios e Esquema de Reposição .

Vantagens e Desvantagens .

Distúrbios Androgênicos do Envelhecimento Masculino DAEM .

DAEM .TRH .

. .  O tratamento é feito de duas formas: .Terapia Hormonal contra o câncer  Hormonioterapia: interfere na produção dos hormônios ou em seu efeito sobre as células.Administrando um hormônio competidor.Diminuindo a quantidade de hormônio. .Ação dos medicamentos utilizados. a favor do paciente.

Pacientes com a doença já disseminada. .Desvantagem: Efeitos colaterais.Câncer de Mama  O tratamento pode ser indicado: .  Tamoxifeno . .Vantagem: modulador de receptores.Tratamento adjuvante (prevenir a reincidência de um novo tumor). .

Desvantagem: efeitos colaterais (risco de Osteoporose) .  Anastrozol e Exemestano: usados como adjuvante no câncer da mama inicial.Vantagem: inibidores da Aramatose .Câncer de Mama  Aromatase: produção de estrógeno. .

: A hormonioterapia não é utilizada como terapia adjuvante. Obs.Câncer do Endométrio  Mesmos medicamentos hormonais do câncer de mama. .

.administração de um bloqueador de receptor de testosterona.Câncer de Próstata  95% dos casos: efeito da testosterona. Flutamida .  Dois tipos de hormonioterapia podem ser feitos: .retirada do testículo.  A hormonioterapia é fundamental quando a doença já está disseminada.

.desenvolvimento de osteoporose. .ondas de calor.perda da libido e da potência sexual.Câncer de Próstata  Os efeito colaterais da eliminação da testosterona: . . .possíveis alterações no timbre da voz.

Conclusão .

Referências Bibliográficas  Reposição Hormonal: vantagens e desvantagens./jun. Semina: Ciências Biológicas e Saúde. Riscos e Benefícios da Terapia de Reposição Hormonal (TRH) em mulheres na menopausa*.site. p. 41(3): 229-233. v.br/index.br/doencas-e-sintomas/menopausa-e-climaterio/  .med.71-92.uol. n. 1. jan. Por: Arlete Gevranic: http://www2. 2009. 2006. vol. 27.br/vyaestelar/reposicao_hormonal_masculina.com.com. Danieli Ribeiro Giacomini. Por Ricardo Ferri Barreto: http://ricardoferribarreto.   Declínio Hormonal do Homem. Londrina. RBAC.asp?PageName=Decl-EDnio-20Hormonal-20do20Homem  Prós e contras da reposição hormonal masculina.htm http://drauziovarella. Eliane Aparecida Campesatto Mella.